TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese do Livro: Ensinando para Transformar Vidas

Por:   •  18/6/2017  •  Resenha  •  1.512 Palavras (7 Páginas)  •  1.094 Visualizações

Página 1 de 7

Síntese do Livro: Ensinando para Transformar Vidas.

        O livro em questão é um apelo para que todo aquele que se dispuser ao ensino, o faça com extrema Paixão. Não limitado ao ato do ensino, mais prioritariamente ao aluno que recebera tal ensinamento.

        Howard Hendricks, um conhecido professor sobre Educação Cristã, expõe sua vasta experiência pedagógica em princípios práticos o qual ele classifica como “As sete Leis do Ensino”.

        O primeiro princípio apresentado é a Lei do Professor: É abordado a necessidade do aperfeiçoamento constante do Mestre. Nas palavras do Autor “Parar de crescer hoje, tem como resultado parar de ensinar amanhã”.

Encarando que o Ensino é uma dadiva concedida por Deus, Hendricks vai criticar, as formas muitas vezes incoerentes na demanda de professores, o costumeiro uso de “qualquer um serve”. O despertar do professor ao ensino não deve ser feito de modo apelativo, como por insistência, por favores prestados ou indicação de Última Hora. Isso levaria o ensino da palavra de Deus ao nível da Mediocridade.

O autor assinala que a eficiência no ensino passa pela disposição em que a pessoa tem em aceitar mudanças e ser transformada.

Todo Individuo está sujeito a crescer como um todo, o desenvolvimento irá passar por todas as áreas do ser humano como um ser Integral, crescer em determinadas áreas negligenciando outras é um erro, e um risco ao desenvolvimento. O pleno desenvolvimento espiritual está ligado ao crescimento Intelectual, físico, social e emocional de cada indivíduo.

Ao descrever o crescimento Intelectual o autor vai enfatizar a necessidade da leitura, associado a meditação nas informações recebidas, outro fator é a observação aos indivíduos do convívio social, absorvendo ao máximo o que cada um tem a oferecer.

Desta forma ao desenvolver o Aspecto Intelectual Hendricks chama a atenção para três fatores: Disciplina no programa de leitura, Cursos de capacitação do conhecimento e habilidades e Conhecer as características dos alunos.

Sobre a Lei do Ensino: Hendricks enfatiza a necessidade de conhecer aqueles que recebem o ensino. O ensino deve estar voltado sempre a estimular os atos de aprendizagem, porem o estimulo não significa em fazer pelo aluno aquilo que Ele pode fazer por Si próprio.

A eficiência do professor está relacionado ao desenvolvimento do aluno.

O autor aborda como pontos cruciais da verdadeira aprendizagem quatro níveis, o qual ele denomina como sendo Níveis de tensão.

Primeiro Nível de Ignorância Inconsciente, Segundo Ignorância Consciente, Terceiro Conhecimento consciente e Quarto Conhecimento inconsciente. Para um desenvolvimento de aprendizagem de sucesso inevitavelmente passara por estes quatro níveis, porem para todos os níveis de tensão deve-se ocorrer de forma controlada e não prejudicar o processo de aprendizagem.   

Visto que a Lei do Ensino tem seu foco no aprendiz, o professor deve estar atento onde quer chegar com o ensino, para que os alunos saibam o que fazer com a informação recebida. Objetivos definidos resultara em alunos conscientes e esclarecidos.  

Como objetivos estabelecidos o autor traça algumas metas: Ensinar a pensar para que o ensino permaneça, Ensinar a aprender como processo continuo, Ensinar a trabalhar levando o aluno a pensar por Si próprio. Estas metas estão atreladas a quatro habilidades básicas, sendo Ler, escrever, ouvir e falar.

Para as exceções destes princípios, cabe a sensibilidade do professor em identificá-las e fazer com que TODOS possam ser incluídos no processo de ensino.

Lei da Atitude: Hendricks estimula o professor a envolver o aluno no processo de aprendizagem. Quanto maior o envolvimento maior o nível de conteúdo aprendido.

O autor destaca a importância do envolvimento do aluno apontando algumas estáticas. Uma pessoa é capaz de reter apenas 10% do que ouve, Esta retenção aumenta para 50% quando ouve e visualiza e eleva-se para 90% quando além de ouvir e ver esta pessoa Faz o que está recebendo como informação.

O autor enumera cinco formas de atividades significativas as quais levaram o aluno a descobrir que Ele é o fator principal no processo, assim dará ao mesmo capacidade de compreender o processo ocorrido e levara o aluno a avançar no aprendizado.

Porém o professor deve estar acompanhando todo processo de aprendizagem e intervindo quando o aluno precisar de suporte, de modo que ambos solucionem, pois estão o aluno envolvido torna-se impossível que ele fique a parte.

Lei da Comunicação: Neste ponto o Autor vai dizer que para que haja de fato comunicação, é necessário estabelecer pontos em comum entre o Comunicador e o Ouvinte. É através do relacionamento que se ganha um ouvinte.

Hendricks classifica como fator básico da Comunicação três pontos: Intelecto, só é possível transmitir com excelência aquilo que se domina; Emoção, aquilo que se sente deve ser convencido que o que se está transmitindo é bom; Vontade, se o comunicador acredita deve praticar.

Uma boa comunicação fará que os ouvintes fiquem “sedentos” pela informação, assim como a agua desperta desejo para aquele que tem sede.

A comunicação deve ser verbal e não verbal, o que é dito deve estar em harmonia com o que é praticado.

Dois tópicos do processo da informação eficiente.

  1. Preparação: assegura o sucesso da comunicação, saber começar a introdução, saber tudo o que dirá no desenvolvimento e saber ao fim como concluir.
  2. Apresentação: Ser claro ao comunicar para que o ouvinte entenda exatamente o que está sendo dito.

Sendo o ouvinte o motivo da comunicação, deve-se estar atento para as respostas que os próprios ouvintes dão, sem esta preocupação todo o trabalho realizado pode ser considerado perdido.

Lei do Coração: O ensino vai além de transmitir conhecimento de mente para mente, tem muito mais a ver com a totalidade do ser, atingindo o intelecto, emoção e vontade. Ensinar é transformar a personalidade do indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (67.4 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com