TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria comportamental

Seminário: Teoria comportamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Seminário  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

relacionamento das pessoas e sim como elas reagim de acordo com a iluminação do local. E assim surgiu a teoria humanista.

A teoria comportamental tem seu início nos Estados Unidos e é um desdobramento da escola das relações humanas. Foi na teoria comportamental que surgiu a pirâmide das necessidades de Maslow. Ele apresentou uma teoria que mostrava que os individuos tem necessidades que precisam ser supridas para que as pessoas desenvolvam um bom trabalho.

As necessidades que Maslow destacou em sua teoria foram: necessidades fisiológicas, necessitadades de segurança, necessidades sociais, necessidades de auto-estima e necessidades de auto-realização.

As necessidades fisiológicas são as necessidades que temos de comer, dormir, saciar a sede entre outras. As necessidades de segurança tem relçaõ com proteção, segurançaemocional, física e estabilidade. As necessidades sociais são as de relacionamento com as pessoas, o fazer amizades, o conviver com outros individuos. As necessidades de auto-estima são necessidades internas como o reconhecimento, o status, o auto-respeito. E as necessidades de auto-realização tem a ver com a auto-satisfação, a realização do potencial pessoal. Maslow dispõem que assim que temos uma necessidade suprida, logo queremos suprir a próxima e assim sucessivamente.

Após desenvolver essas teorias é preciso saber fazer uma boa comunicação com os funcionários da empresa, e para que isso aconteça existem alguns elementos que ajudam nesse processo.

Os elementos da comunicação são o código, o canal, a mensagem, o referente, emissor e o receptor.

O emissor é quem transmite a mensagem e o receptor é quem recebe a mesma mensagem.

A mensagem é o conjunto de informações transmitidas. O código é o conjunto de sinais pelo qual a mensagem é enviada, língua por exemplo.

O canal é o veículo por onde a mensagem é enviada: os sons, as imagens, os meios eletrônicos. O referente é o contexto em que a mensagem está inserida.

Se acontecer alguma falha na transmissão da mensagem o receptor da mesma não entenderá o que acontece, por isso a importancia de sermos claros ao enviar a mensagem e evitar qualquer ruído que possa dificultar esse entendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com