TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Estratégia e Dinâmica Competitiva

Por:   •  13/4/2015  •  Resenha  •  1.107 Palavras (5 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 5

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Estratégia e Dinâmica Competitiva
Aula-tema 03: Análise Setorial

NOME
JAQUELINE LARA 










Atividade de Autodesenvolvimento













São Paulo/SP
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Estratégia e Dinâmica Competitiva
Aula-tema 03: Análise Setorial










Atividade de Autodesenvolvimento





Trabalho desenvolvido na disciplina Estratégia e Dinâmica Competitiva, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Auto desenvolvimento, sob orientação do tutora: Sara Cristina Mann Medina.






São Paulo/SP
2015
SUMARIO

1.Introdução ........................................................................................................4
2. Passo 2 Matriz Ansoff......................................................................................5
2.1. Passo 2 Apresentação das empresas..........................................................5
4. Passo 3 Justificativa da estratégia de cada uma das empresas ....................7
5. Referências Bibliográficas.............................................................................10






















INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir aborda a Matriz Ansoff, também conhecida como Matriz de Escolhas Estratégicas de Ansoff foi fundamentada no estudo "Estratégias para Diversificação (1918) ". Igor Ansoff conhecido como pai da gestão estratégica foi um professor russo naturalizado Americano onde contribuiu decisivamente com a disciplina planejamento, através de sua obra “Estratégia Coorporativa” criando o modelo de ANSOFF de planejamento baseado na expansão empresarial e na diversificação de produtos. 
Segundo Ansoff na década de 60 as organizações passaram a se preocupar mais com o ambiente que atuavam, essa tendência ficou mais evidente quando a produtividade não significavam mais o sucesso da organização e sim se ela poderia ou não atender as demandas do mercado. 
Com isso Ansoff cruzou duas variáveis (PRODUTO E MERCADO) idealizando um modelo para determinar oportunidades de crescimento de uma empresa o qual se baseava principalmente na diversificação de produtos e mercado.
Ansoff visava representar quatro estratégias diferentes de um negócio como - Penetração de mercado: a empresa deve focar-se em clientes regulares ao invés dos ocasionais e em usuários intensivos dos produtos. Desenvolvimento de mercado: a empresa deve lançar novas marcas e produtos para conquistar outros clientes (dos concorrentes). Desenvolvimento de produtos: a empresa deve ter como principal foco a venda de produtos para clientes regulares e sempre procurar melhorias no relacionamento com esses clientes. Diversificação: a empresa investe em comunicação e explica a entrada de novos produtos para ganhar credibilidade. É a mais arriscada de todas as estratégias da matriz.






Passo 2: Matriz Ansoff


Matriz de Ansoff
Escopo do Produto

Produtos Atuais
Novos Produtos Escopo do Mercado

Mercado Atual
Concentração
(Petrobrás)
Desenvolvimento de Produto
(Cola Company)


Novo Mercado
Desenvolvimento de Mercado
(Havaianas)
Diversificação
(Casas Bahia)

1.2 APRESENTAÇÃO DAS EMPRESAS

HAVAIANAS
A primeira Havaianas surgiu em 1962. Foi inspirada em uma típica sandália japonesa chamada Zori, feita com tiras em tecido e solado de palha de arroz. Por essa razão, o solado de borracha de Havaianas possui uma textura que reproduz grãos de arroz, um dos muitos detalhes que a torna inconfundível.

Nome Da Empresa: São Paulo Alpargatas
Nacionalidade: Empresa Brasileira
Número De Funcionários: 17,5 mil funcionários fora do Brasil 
Área de atuação: Moda e confecção
Produto ou Segmento: sandálias de borracha
Matriz da Ansoff:. Desenvolvimento de mercado. 

Coca cola
Em 1886, ano em que foi apresentada pela primeira vez ao público, na Jacob's Pharmacy em Atlanta, nos Estados Unidos, a Coca-Cola conquistou a preferência do consumidor e inaugurou a trajetória de um grande sucesso mundial. Hoje, a Coca-Cola Company está presente em mais de 200 países e responde por mais de 400 marcas de bebidas não alcoólicas, entre essas, quatro das cinco marcas mais consumidas no planeta: Coca-Cola, Coca-Cola light, Fanta e Sprite.
No Brasil
1940 Inicialmente, apenas a bebida Coca-Cola era produzida, na Fábrica de Água Mineral Santa Clara, em Recife (PE). Depois, foram instaladas mini fábricas na capital pernambucana e em Natal (RN). Pouco a pouco, a realidade foi mudando.
Aindaem 1942, foi criada a primeira fábrica da Coca-Cola em São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Em 18 de abril de 1942, a Coca-Cola passou a ser vendida em garrafinhas pequenas e, no primeiro mês, as vendas não ultrapassaram as 1.843 caixas.

Nome da Empresa: Coca-Cola Company
Nacionalidade: Norte Americana (Estados unidos)
Mercado: 400 marcas de bebidas não alcoólicas
Produtos mais conhecidos: Coca-Cola, Coca-Cola light, Fanta e Sprite.
Tamanha da empresa: empresa grande devido ser uma sociedade anônima com mais de 500 empregados.
Matriz da Ansoff: Desenvolvimento do Produto

CASAS BAHIA
Com 60 anos de atuação no mercado nacional, a Casas Bahia, com mais de 56 mil colaboradores, tem mais de 500 filais e presença em 15 Estados nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste (SP, RJ, MG, GO, PR, SC, MS, MT, TO, ES, BA, SE e CE), além do Distrito Federal.

Nome da Empresa: Casas Bahia
Nacionalidade: Empresa Brasileira
Número de Funcionários: mais de 56 mil 
Área de atuação: presença em 15 Estados nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste (SP, RJ, MG, GO, PR, SC, MS, MT, TO, ES, BA, SE e CE), além do Distrito Federal.
Produto ou Segmento: Varejo de produtos duráveis.
Matriz da Ansoff: estratégia de Diversificação.

PETROBRÁS
Indústria Brasileira fundada em 1953 pelo então presidente Getúlio Vargas. Atualmente conta com aproximadamente 86.000 funcionários. Sua área de atuação é o petróleo (indústria petroleira). Seus produtos são vários, dentre eles se destaca o combustível.Nome da Empresa: Petrobrás
Nacionalidade: Empresa Brasileira
Número de Funcionários: Aproximadamente 86 mil 
Área de atuação: Indústria petroleira.
Produto ou Segmento: Combustível.
Matriz da Ansoff : Concentração

PASSO 3 JUSTIFICATIVA DA ESTRATÉGIA DE CADA UMA DAS EMPRESAS

Coca-Cola Company
Insere-se essa empresa no quadrante do desenvolvimento do produto, pois, a Coca-Cola vem inovando seus produtos para atender o mesmo mercado, ou seja, ela desenvolve seus produtos para atender os mesmos clientes. Um exemplo claro disso é a Fanta de maracujá, é um novo produto para atender os mesmos clientes.

Havaianas
Insere-se essa empresa no quadrante do desenvolvimento do mercado, pois a Havaianas vem investindo em novos modelo, com tiras e solados monocromáticos, as novas opções e o posicionamento diferenciado caíram no gosto do povo. E assim as sandálias se tornaram objeto de desejo dos brasileiros mais abastados. A expansão da linha de produtos (sandálias, meias e toalhas) teve continuidade, quando a marca lançou oficialmente no mercado uma linha de bolsas. Em breve, a empresa se prepara para disponibilizar no varejo capas para iPads e iPhones com a identidade da marca.


Casas Bahia
Insere-se essa empresa no quadrante da diversificação, pois, A marca Casas Bahia, constantemente citada em pesquisas de lembrança de marca como a mais presente na mente dos brasileiros, abrange, por dia, cerca 54.1 milhões de domicílios comTV, anunciando em sete emissoras de TV aberta e, também, em 11 canais por assinatura. Além disso, complementam e reforçam o seu plano de mídia outras 548 emissoras de rádio, 116 jornais e diversas modalidades de mídia out-of-home (Outdoor, mobiliário urbano, busdoor, taxidoor, propaganda aérea, TV Minuto (Metrô), Painel Metro, Painel Trem, TV em ônibus).



Petrobras 
Insere-se essa empresa no quadrante Concentração, pois ela foca em seus usuários intensivos do produto. Atuam como uma empresa integrada de energia nos seguintes setores: exploração e produção, refino, comercialização, transporte, petroquímica, distribuição de derivados, gás natural, energia elétrica, gás-química e biocombustíveis. A marca é o símbolo de uma empresa, resultado de estudos rigorosos de branding e comunicação visual.














REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA

http://www.havaianas.com/pt-BR/about-havaianas/history/ acesso em 20/09/2014
http://www.cocacolabrasil.com.br/coca-cola-brasil/historia-da-marca/ acesso em 20/09/2014
http://exame.abril.com.br/pme/noticias/5-licoes-de-inovacao-das-havaianas-para-o-seu-negocio?page=2 20/09/2014
http://institucional.casasbahia.com.br/empresa/empresa/nossa-historia/ acesso em 20/09/2014
http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/2006/05/havaianas-as-legtimas.html acesso em 20/09/2014
http://www.petrobras.com/pt/quem-somos/nossa-historia/ acesso em 20/09/2014
http://www.petrobras.com.br/pt/quem-somos/estrategia/plano-de-negocios-e-gestao/ acesso em 20/09/2014


...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (77.9 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com