TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sobre o epísodio da historia de Deus

Por:   •  26/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.277 Palavras (6 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 6

Resumo sobre o primeiro episodio Vida após a morte da série A História de Deus com Morgan Freeman

Mariana Mazzoni Garcia – RA00197271

Introdução ao pensamento teológico I – MA3

O que acontece quando morremos? O que existe depois da morte?

Morgan Freeman decide aventurar-se para descobrir o que achamos que existem além da morte, e por quê.

Cara que contou sobre a quase morte no mar

Ex-mergulhador de pesquisa, David Bennet, passou por uma experiência de quase morte. Em 1983, na costa da california, houve uma tempestade com ondas de 8 a 9 metros, e assim que caíram de uma onda de 9 metros, o ex mergulhador estava na proa e foi jogado para dentro do mar, depois de muito tempo sem conseguir emergir, David não conseguiu mais segurar o folego e se entregou. Depois de 15-18 minutos submerso, respirando agua salgada, paralisado, perdeu a consciencia do seu corpo e de onde estava. Logo em seguida, ele diz ter visto uma luz colorida, que parecia ser infinita, essa voz fez com que ele se sentisse em casa, lhe deu uma sensação de conforto que o ex mergulhador diz nunca ter sentido isso, depois de uns instantes ele consegue escutar palavras vindas dessa voz, e tais palavras eram ‘’não é sua hora’’ ‘’voce deve voltar, você tem um objetivo’’, e vendo seu corpo sabendo que iria voltar para o mesmo, as próximas ondas vieram e jogaram seu corpo contra uns destroços fazendo com que a agua salgada saísse de seus pulmões, e ele voltasse para a vida.

No egito, a ideia que as pessoas tema gora sobre renascimento e ressureicao começaram todas em Saqqara, há cerca de 5 mil anos atras.

Morgan vai para a tumba de um farao que imperou a certa de 4.400 anos atrás, onde dentro, estão as descrições da vida após a morte mais antigas da humanidade.

Templo de amosis

É preciso se curvar para mostrar respeito ao grande divino ao entrar no templo.

Nele, Morgan encontra encantamentos mágicos e religiosos que Unas entalhou quando ele fosse desse mundo para o próximo, ele recitaria essas coisas, dando orientações, se atravessasse algo perigoso, o que fazer, o que falar, como dominar criaturas com cara de demônio, no geral, um guia para que as almas sobrevivessem na travessia do inferno.

E tambem, a chave para entender por que a vida pos morte era tão importante para os egípcios.

 

- egito –  templo de amosis

- mexico – dia de los muertos

A vida depende da energia dos mortos.

Dia dos mortos é o único dia no ano em que as pessoas podem passar a noite com as almas dos seus antepassados, onde cantam juntos, contam historias, comem e rezam

No centro da cidade do mexico, so restam ainda as ruinas do templo asteca mayor, onde há 500 anos atras, era um templo colossal em forma de piramide.

Lá eram realizados sacrificos em massa por sacerdotes astecas, que arrancavam o coração ainda pulsando das vitimas vivas e corpos e sangues escorriam pelos degraus do templo.

Não existia muita evidencia dessa pratica, porém recentemente houve uma descoberta arqueológica, no porão de uma casa antiga.

 Uma parede feita por cranios unidos por cal, que esta la há 500 anos.

Para os astecas, o sacrifício humano era vital, pois acreditavam que sem o sangue humano, o sol perderia energia, que as plantações iriam morrer, e que toda a vida teria um fim.

Se eles parassem de fazer os sacrificos, os deuses ficariam desgostosos e seria o fim do mundo. Para eles, as pessoas que morreram em sacrificio, proviam para as pessoas que continuavam aqui, viabilizando a vida.

Para os cristãos, a esperanca para a vida após a morte está no cemiterio, que não é apenas um memorial. Esperança que comecou num momento de angustia extrema há dois mil anos atrás, quando Jesus foi preso pelos romanos em jerusalem e foi crucificado.

Nossas memorias deles continuam quando a vida deles na terra acabaram.

Para examinar melhor essa hsitoria de vida pós morte, Morgan vai para onde essa historia começou, Jerusalem, para tentanar entender o que ela significa para as pessoas que moram la.

Atualmente em jerusalem, existem tres religiões:

Judaismo, cristianismo e islamisco

Igreja do santo sepulcro – venerado como o lugar da crucificacao de jesus mas tbm contem outro templo sagrado onde acreditam ser o que sobrou do tumulo onde jesus foi enterrado e ressurgiu dos mortos

 

Na biblia hebraia, o velho testamento, não há referencia explicita a nada sobre os mortos irem para o ceu e inferneo depois de morrerem. Basicamente, ao morrer, seu corpo vai para um local subterraneo, chamado Sheol. É um local neutro

Na época em que jesus viveu e morreu, os judeus louvavam seu Deus, o Deus de Israel. Eram oferecidos sacrificos no templo antigo para expiar os pecados do povo judeu. Então, Jesus, o filho de deus, é sacrificado para expiar os pecados dos humanos, isso se tornou a doutrina do cristianismo. Se aceitar que jesus morreu pelos seus pecados e aceita-lo como seu salvador e Messias, voce também sera salvo, e que ira ressucitar.

Para os hindus, reecarnação é apenas um passo no caminho para outra vida aqui nesse mundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (61.3 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com