TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tradição Religiosa - Mórmons

Por:   •  25/4/2016  •  Seminário  •  7.953 Palavras (32 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 32

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Graduação em Serviço Social

Raquel Antônia Buenos Aires Pereira Rafael

Telma Pinelli Nabak Sâmia

Vanessa Alves Ribeiro

TRADIÇÃO RELIGIOSA MÓRMON

A IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS

Contagem,

2016


Raquel Antônia Buenos Aires Pereira Rafael

Telma Pinelli Nabak Sâmia

Vanessa Alves Ribeiro

TRADIÇÃO RELIGIOSA MÓRMON

A IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS

Trabalho apresentado a Disciplina de Cultura Religiosa: Fenômeno Religioso do Curso de Serviço Social da Pontifica Universidade Católica de Contagem Minas Gerais.

Professor: Evaldo Apolário

                                                         Contagem,

2016


Ao nosso mestre, com carinho.

AGRADECIMENTOS

Agradecemos ao Presidente Marcelo da Igreja de Contagem/MG, localizada no bairro Inconfidentes, pelos ensinamentos, dedicação, paciência e carinho.

Ao professor Evaldo por nos possibilitar essa grandiosa experiência.

A todos que, de alguma forma, contribuíram para a realização desse estudo.

“Qualquer princípio de inteligência que alcançarmos nesta vida, surgirá conosco na ressurreição”. (Joseph Smith 2016)

RESUMO

O presente trabalho tem por propósito analisar o universo da Tradição Religiosa, Mórmon, através de um estudo detalhado do contexto histórico, dos elementos que a compõe, das suas características para entender como esse sistema religioso se comporta contemporaneamente, sobretudo no contexto de uma sociedade mal informada e preconceituosa. A possibilidade de uma pesquisa de campo em um ambiente totalmente saudável nos promoveu as condições exatas para que pudéssemos superar os nossos próprios tabus. Essa doutrina desmistificada passou a contribuir com a nossa própria evolução enquanto seres humanos, pois consideremo-nos livres do preconceito viciado da sociedade e julgamo-nos, agora capazes de difundir e promover a defesa da liberdade religiosa.

PALAVRAS CHAVE: MÓRMON; PROFETA; JOSEPH SMITH.

ABSTRACT

This work has the purpose to analyze the universe of Religious Tradition, Mormon , through a detailed study of the historical context of the elements that compose it , their characteristics to understand how this religious system behaves contemporaneously , especially in the context of a society badly informed and prejudiced . The possibility of a field research in a totally healthy environment in promoted the exact conditions so we could overcome our own taboos. This demystified doctrine began to contribute with our own evolution as human beings , because let us consider free addict prejudice of society and judge ourselves now able to disseminate and promote the defense of religious freedom.

KEYWORDS : MORMON ; PROPHET; JOSEPH SMITH .

        JUSTIFICATIVA

                Diante das inúmeras manifestações preconceituosas pelas quais nos deparamos ao longo da vida aos religiosos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos dias, bem como a existência de um sentimento de temor pelo desconhecido somado à falta de estrutura informativa pertinente à realidade, faz-se necessário um estudo afundo, a fim de obter a melhor compreensão da tradição religiosa Mórmon, abarcando o contexto histórico, a visão sobre Deus, morte, celebrações, ensinamentos e princípios.

OBJETIVO GERAL

                O objetivo deste trabalho em um aspecto geral é o estudo da tradição religiosa Mórmon, seus elementos e características principais.

OBJETIVO ESPECÍFICO

                O objetivo desse trabalho se pauta na necessidade de um conhecimento mais aprofundado da Igreja de Jesus Cristo dos santos dos últimos dias, dos tempos remotos até os dias de hoje.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        

2.REVISÃO DE LITERATURA        

2.1  Contexto histórico        

2.1 Fundadores e Principais Líderes.        

2.2 O Livro Sagrado        

2.3 Visão Do Mistério De Deus        

2.4  Visão Do Fim Da Vida        

2.5 A vida além da morte        

2.6 Questão moral, principais valores, princípios e costumes.        

2.7 Proibições aos adeptos da religião.        

2.8 Origem da presença do mal entre nós.        

2.9 Hierarquia        

2.10 Simbologia, particularidades, singularidades e curiosidades.        

2.11  Relação com outras denominações religiosas        

2.12 Preconceitos vivenciados pela doutrina religiosa.        

2.13  Organização da Igreja.        

3.CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        

1. INTRODUÇÃO

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foi restaurada e encontra-se na Terra até os dias de hoje, desde seu início foi liderada por profetas e apóstolo vivos, que recebem orientações do céu. Foi Joseph Smith, o Profeta escolhido pelo Senhor para revelar o evangelho de Jesus Cristo em sua plenitude. Restaurou Seu Santo sacerdócio com suas chaves e todos os direitos, poderes e funções do poder sagrado do Sacerdócio.

A restauração teve início com Joseph Smith, ainda muito jovem, ele crescia diante de um cenário conturbado na religião, havia uma diversidade delas em busca de fiéis, Joseph apesar de muito novo estava preocupado com sua fé, porém não sabia a qual delas deveria se associar, em busca de uma resposta começou a ler a Bíblia e ficou maravilhado com o testemunho de Tiago 1:5. Refletindo sobre o que lera, caminhou-se para o bosque próximo de sua casa e entregou seu coração ao Senhor, pedindo-lhe respostas, e nesse momento Deus e Jesus Cristo surgiram diante de uma luz brilhante vinda do Céu, disseram a ele, que não deveria associar-se a nenhuma religião existente e sim que fosse missionário da verdadeira fé. Joseph Smith então dedicou a sua vida a missão a ele concebida.

A tradição em estudo foi alvo de intolerância religiosa e política, Joseph Smith junto com os “santos” sofreram muitas perseguições, no âmbito político era temido a sua candidatura, tendo em vista o número considerável de fiéis que se filiavam a religião. Foi preso por diversas vezes e faleceu durante uma manifestação na cadeia que se encontrava preso. Após sua morte o Senhor continuou a escolher outros profetas que possuem a missão de propagar suas revelações.

        Nos dias atuais, profetas e apóstolos vivos são autorizados a falar, ensinar e dirigir com autoridade de Deus, o Pai, e do Senhor Jesus Cristo. O Salvador disse ao Profeta: “O que eu, o Senhor, disse está dito e não me desculpo; e ainda que passem os céus e a Terra, minha palavra não passará, mas será toda cumprida, seja pela minha própria voz ou pela voz de meus servos, é o mesmo” ().

Na conferência geral, que ocorre duas vezes por ano, os “santos” são abençoados com a oportunidade de ouvir a palavra de Deus por meio de seus servos. É um privilégio inestimável. Porém, está condicionada aos “santos” receberem ou não as palavras sob influência do mesmo Espírito pelo qual foram dadas àqueles servos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.9 Kb)   pdf (290.8 Kb)   docx (36.3 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com