TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Projeto Escola da Fé

Por:   •  17/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 2

PROJETO ESCOLA DA FÉ

  1. INTRODUÇÃO

A Escola Paroquial da Fé, é um projeto de formação permanente para lideranças, agentes de pastorais e os mais diversos fiéis leigos que querem conhecer mais amplo sobre diversos temas, como: Teologia, Bíblia, Espiritualidade, Liturgia, Fé, Eclesiologia, etc.

  1. OBJETIVO

A Escola Paroquial da Fé busca através de cursos temático ampliar o campo formativo dos fiéis para que possam assim desempenhar uma melhor função em sua pastoral ou movimento e ainda testemunhar a nossa fé na sociedade.

  1. DESENVOLVIMENTO

Seguindo o que foi apresentado na última Assembleia Paroquial, onde os temas fossem trabalhado de forma modular, desenvolvemos a seguinte proposta metodológica para a Escola Paroquial da Fé:

  1. Aula Inaugural

A aula inaugural seria realizada por um especialista no tema proposto para aquele determinado assunto. Garantindo assim uma maior qualidade e referência no assunto proposto.

  1. Módulo

As aulas realizadas durante o módulo seriam aplicadas pelos seminaristas da paróquia, divididos nas comunidades para ampliar a abrangência da escola.

Esse formato é extremamente interessante uma vez que os seminaristas terão a oportunidade de estarem ampliando o seu leque de estudos, treinando técnicas de oratória e explanação em público.

A comunidade ganha, pois traz para próximo dela uma formação de qualidade, facilitando e agilizando o deslocamento de sua residência até o local do curso. Com turmas menores o tema pode ser mais aprofundado, além de ampliar o relacionamento interpessoal dos membros da comunidade.

  1. Sugestão de divisão para os Módulos

Aula Inaugural poderia ser feita na Igreja Matriz ou em outro espaço, como o Clube Abaeté ou no Espaço do Educador na Escola integral do Novo Horizonte.

Nas comunidades poderia ser feita um intercâmbio entre seminaristas, então o do Santo Agostinho aplica o Módulo no São Judas e assim por diante. Por questões de logística e segurança isso não seria aplicado nas Comunidades Santa Tereza, São José e São Francisco, onde o seminarista da comunidade coordena a formação.

Módulos nas Comunidades

  • Santo Agostinho ->
  • São Judas Tadeu ->
  • Santa Tereza ->
  • São José ->
  • São Francisco ->
  • Santa Rita/ São João Evangelista ->
  • Matriz/ Santa Luiza/Nossa Sra. De Fátima ->

  1. CONCLUSÃO

Acredito que esse formato pode ampliar o número de inscrições para os cursos da Escola Paroquial da fé, bem como, auxiliar na formação e na preparação dos seminaristas do Seminário São José.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com