TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vivência Cristã

Exames: Vivência Cristã. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  2.262 Palavras (10 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 10

VIVÊNCIA CRISTÃ

João Manoel Borges de Oliveira

Profa. Vilma

Istituto Teológico Quadrangular - Catalão/Goiás

Curso livre em Teologia - Vivência Cristã

00/00/00

RESUMO

Este estudo mostra a importância da busca de uma procedência cristã de qualidade, fala de aplicações práticas de meios para uma vivência cristã de sucesso como a busca do conhecimento de Deus por meio da leitura, meditação e memorização da Palavra, uma vida de oração e devocional diário. Aponta também os impactos de uma vida cristã saudável nos relacionamentos e a busca da santificação por meio do fruto do Espírito e qualidades cristãs bem como o afastamento das obras da carne. Chega-se a conclusão que toda nossa vida é afetada pela busca de uma vida cristã saudável, salientando a importancia da mesma.

Palavras-chave: Vida Cristã, Vivência, Caráter.

1. INTRODUÇÃO

A vivência cristã trata da nossa conduta de vida e caráter pautada nas verdades expostas pela Palavra de Deus. Ter uma postura cristã verdadeira é essencial para que o cristão faça diferença nesta Terra, seja admirável, um verdadeiro exemplo de procedência e honestidade para que sirva de referencial a outros.

De acordo com SANTOS (2013, p.15), vivência cristã é a arte de viver diariamente tendo como padrão ou referencial a vida Cristo. É a prática diária do aprimoramento do cristão em direção ao alvo estabelecido por Deus para nós. Sendo assim, podemos entender que devemos sempre priorizar Cristo em todas nossas decisões e circunstâncias, tendo uma postura igual a que Ele teve, nos aprimorando a cada dia para que sejamos mais parecidos com Jesus.

Mas para que estejamos a cada dia mais próximos do caráter de Cristo é necessário um processo de crescimento e amadurecimento. Nenhuma pessoa é transformada instantaneamente, é preciso dedicação para o afastamento da velha natureza e persistência para alcançar maturidade na vida cristã.

2. TRANSFORMAÇÃO DO CARÁTER E RESTAURAÇÃO DA PERSONALIDADE

O processo começa com a decisão e reconhecimento da necessidade de ser transformado. Inicialmente, entender o que é personalidade e caráter é fundamental.

A personalidade, conforme MILHOMENS (2003, p. 13) é o reflexo de heranças dos nossos pais, cultura, ambiente, experiências vividas e tudo quanto entrou para nossa formação, antes mesmo do nosso nascimento. Para SANTOS (2013, p. 15), a personalidade é:

O conjunto de características psicológicas que determinam a individualidade pessoal e social de alguém. A formação da personalidade é processo gradual, complexo e único a cada indivíduo, sofrendo influências decisivas genéticas ou sócio-ambientais. O termo vem do latim PERSONA, que signfica literalmente máscara, designando a "personagem" representada pelos atores no palco.

Podemos entender portanto, que o meio em que vivemos, as influências que adquirimos ao longo de nossa vida constroem nossa personalidade e determinam a forma com que vivemos.

A personalidade está diretamente ligada ao caráter, pois ela revela o caráter de um indivíduo.

SANTOS (2013, p. 16) conceitua caráter da seguinte forma:

Do grego chrasso, que é igual a imagem, marca, algém que afia, arranha ou escreve numa pedra, madeira ou metal. O caráter é como uma marca impressa que distingue a pessoa. É uma espécie de "marca registrada" que cada um de nós constrói, a partir de nossas escolhas e atitudes diárias. É o conjunto formado ou determinado pela maneira de agir de cada pessoa. É formado a partir de nossas escolhas, decisões e atitudes, etc. É aquilo que realmente eu sou, mas que posso mascarar na personalidade, princpalmente quando se trata de uma qualidade não louvável.

Tanto a personalidade, quanto o caráter devem ser moldados pelo Espírito Santo e pela Palavra de Deus.

Conhecer a Deus nesse processo é fundamental. Estamos em um processo em que nosso objetivo maior é sermos cada vez mais parecidos com Cristo, e, não nos tornaremos parecidos com alguém que não conhecemos. A medida que conhecemos a Deus e nos aproximamos dEle é impossível continuarmos os mesmo, toda nossa conduta é afetada, pois o maior desejo do nosso coração parra a ser sempre agradá-Lo.

Um dos meios mais eficazes de nos achegarmos mais perto de Deus e ser gerrado em nós a transformação necessária é a Palavra de Deus. A Bíblia nos traz revelação e conhecimento. Ela nos revela a vontade do Pai e gera conhecimento mediante as Escrituras. Por meio dela conhecemos a vontade do pai, e Ele mesmo se revela a nós. A simples leitura da Bíblia é uma prática indispensável (SANTOS, 2013).

É necessário cultivar o hábito de leitura bíblica, ter uma disciplica com rigor, estudar e meditar em tudo o que foi lido. Ter regularidade na leitura, ter um tempo diário e um local para estudo, ter recursos que auxiliem no aprendizado como dicionários, comentários biblicos e livros de apoio também são meios importantes para cultivar essa prática.

Além disso, ter o costume de memorizar a Palavra é fundamental para o crescimento da vida cristã. SANTOS (2013, p. 21) salienta que a memorização não é importante somente em tempos de crise e não precisamos esperar pelo mesmo para começar a praticá-la. Cada um deve buscar, dentro de sua capacidade, uma vida de memorização de versículos.

A oração também é um elemento essencial para conhecimento de Deus. Em uma definição bem simples, FULLER (1999, p. 50) define oração como "um estilo de vida em que mantemos contato constante com o nosso melhor amigo, Jesus, repartindo com ele nossas alegrias e entregando a Ele nossos problemas." A oração nos aproxima de Deus e estabelece um relacionamento espiritual divino. Para SANTOS (2013, p.24), "a oração nos proporciona um conhecimento pessoal de Deus. A intimidade com Deus se alcançará em medida que o cristão perseverar em oração".

Importante salientar que a oração gera intimidade. Cristo nos ensinou como orar, e Paulo nos disse para orar com perseverança, este, sem dúvida, é um assunto importante, um fundamento essenssial. Ter uma vida de oração é desejar transformação e é um ato de entrega a Deus, entrega dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com