TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA PASTORAL NO SÉCULO XXI

Monografias: ÉTICA PASTORAL NO SÉCULO XXI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 3

A ÉTICA PASTORAL NO SÉCULO XXI

Evelin Zattar

Profº Paulo Mendonça

Instituto Teológico Quadrangular – ITQ

Curso Livre em Teologia (1ª Série) – Teologia Pastoral

26/11/14

RESUMO

Nos dias de hoje, nota-se que os desafios são bem maiores, pois como o desenvolvimento da tecnologia (internet, celulares, etc.), o conhecimento aumentou sensivelmente e, consequentemente, o desafio do pastor é estar bem atualizado, já que são muitas as questões em busca de respostas mais profundas e bem definidas. Evidente, a igreja de hoje, está mais presente na sociedade, o que exige do pastor uma diversificação de atividades, obrigando-o a se envolver muito mais, tanto teologicamente quanto tecnologicamente.

Palavras-chave: Pastor; Desafios.

1 INTRODUÇÃO

O ensino da palavra de Deus orienta a formação de cristãos, líderes e pastores genuínos, e não apenas nominais. Após a morte de Estevão, houve grande perseguição à igreja. Os discípulos foram dispersos por diversos lugares (At 11:19-27).Em Antioquia,foram chamados cristãos pela primeira vez(v 27).Quem era cristão tinha que ser de verdade.A perseguição era cruel.Muitos pagaram com a vida por causa da Fé.

Ser pastor em qualquer tempo, sempre foi um desafio se considerarmos desde Noé, chamados por Deus, para conduzir, por cerca de um ano toda sua família e muitos animais. Por outro lado pensemos em Abraão, também chamado por Deus para, a partir dele, formar uma nação com bases sólidas e seguras. Então, chegamos ao pastor Moisés, chamado por Deus, para guiar durante 40 anos por um deserto um povo rebelde. Da mesma maneira chamado por Deus-não podemos nos esquecer de Samuel, e de todos os seus desafios. Enfim, ser pastor foi, é e sempre será um desafio.

Ética é o ramo da Filosofia que tem como objetivo moral o conjunto de princípios pelos quais os indivíduos devem pautar seu proceder no desempenho de sua profissão. Séria de normas que leva à aquisição de hábitos e a formação o caráter dos indivíduos para que possam cumprir seus deveres corretamente. E é seguindo esses conceitos que o pastor deve atuar em meio a igreja;sociedade e família.

Numa sociedade relativa centrada com a quantidade e se esquecendo da qualidade e da essência do amor que deve ser empregado a cada uma das ovelhas, sem distinção de hierarquia, mas tão somente na preocupação com as almas, o pastor nos dias de hoje deve se preocupar em buscar uma ovelha trazendo-a para o aprisco, sem desprezar as outras noventa e nove.

Mas de uma coisa, não se pode duvidar: todo pastor, chamado por Deus,seja ontem,seja hoje,seja sempre,está na mão direita de Deus, independentemente dos desafios (apocalipse 1:20).

2 DESAFIOS DE UM PASTOR NOS DIAS ATUAIS

Os desafios mais constantes são: (a)trabalhar com um povo de pouca ou nenhuma instrução; (b) muitas mulheres eram impedidas de ir à igreja por seus maridos incrédulos; e (c) jovens que paravam de estudar para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com