TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Ambiental

Por:   •  15/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.091 Palavras (9 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

RAFAEL ROCHA SEGUNDO

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE RUSSAS: PRINCÍPIOS E PRÁTICAS

RUSSAS – CEARÁ

2017


RAFAEL ROCHA SEGUNDO

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE RUSSAS: PRINCÍPIOS E PRÁTICAS

RUSSAS – CEARÁ

2017


Sumário

1. INTRODUÇÃO4

2. REFERENCIAL TEÓRICO6

2.1. Conceitos e Características da Educação Ambiental6

2.2. A Educação Ambiental no Brasil7

2.3. A Educação Ambiental na Escola8

REFERÊCIAS BIBLIOGRÁFICAS9


1. INTRODUÇÃO

        

        Diante das mudança climáticas e as grandes catástrofes faz-se necessário despertar o interesse da população para essa problemática e buscar soluções para combater esses acontecimentos.

        A relação do ser humano com a natureza veio se transformando ao longo da história através da necessidade humana de extrair os recursos naturais para a sua sobrevivência. Assim, dispões a Constituição Brasileira, em seu artigo 225 (ANGHER, 2006): Todos têm o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo—se ao poder Público e à coletividade o dever de defende-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

        O processo de urbanização das cidades brasileiras necessita de planejamento estratégico para criar condições satisfatórias de habitação. A falta de infraestrutura é resultado de um crescimento desordenado dos grandes centros urbanos e com isso acarretando problemas ambientais graves como: poluição de rios, desmatamento e lançamento de poluentes na atmosfera.

        Não estando restrita apenas nas salas de aula, assim como em fábricas, indústrias, dentro de casa e em tantos outros ambientes a Educação Ambiental tem sido muito abordada e debatida atualmente, numa conjuntura associada à sustentabilidade.

        A Educação Ambiental representa uma ferramenta importante para a promoção de ações que venham orientar a melhoria do meio ambiente. Nesse contexto, a escola surge como grande parceira e indutora de tais ações e principalmente propagadora do conhecimento, sendo parte fundamental do processo de conscientização quanto à necessidade de se preservar o meio ambiente, formando cidadãos críticos e capazes de opinar e atuar dentro da sociedade que vivem.

        Portanto, a educação ambiental como prevista na Constituição Federal deve ser inserida em todos os níveis de ensino, para que futuramente possam se ter pessoas conscientes da importância de um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Devido essa grande preocupação com o meio ambiente é que se acredita que a educação ambiental é a única estratégia para uma mudança efetiva.

        Entendemos que a Educação Ambiental deva contemplar três dimensões: do conhecimento, dos valores e da participação política, conforme descreve Carvalho, (2006: p. 25-26), não como possibilidade de mudança no quadro de degradação ambiental, mas como instrumento eficaz de transformação social, por intermédio do pensamento crítico


e da ação libertadora do indivíduo, cuja essência seja refratária ao discurso ideológico do atual sistema político hegemônico brasileiro.

        Pensar em Educação Ambiental é muito mais do que estudar Ecologia, Biologia ou fenômenos da natureza, é relacionar questões que fazem patê de nosso cotidiano e que muitas vezes não olhamos com o real valor por estarmos acostumados com a realidade existente em nossa sociedade.

        Neste contexto, o objetivo deste trabalho será de verificar os paradigmas, problemas, soluções e uma visão ampla da Educação Ambiental nas Escolas de Ensino Médio da cidade de Russas-CE, buscando uma melhor compreensão sobre a temática, e de que modo ela poderá auxiliar no processo de formação dos alunos, enquanto cidadãos.


2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1. Conceitos e Características da Educação Ambiental

        De acordo com a Primeira Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental, realizada em 1977 em Tbilisi, Georgia (ex URSS) a educação ambiental é considerada um processo permanente, no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do meio ambiente e adquirem os conhecimentos, os valores, as habilidades, as experiências e a determinação que os tomam aptos a agir individual e coletivamente para resolver problemas ambientais presentes e futuros (DIAS, 1992, p. 92)

        De acordo com Dias (1992), entre as orientações de Tbilisi destaca-se ainda que a Educação Ambiental deve considerar o meio ambiente em sua totalidade, em seus aspectos naturais e criados pelo homem. Enquanto processo contínuo e permanente a Educação Ambiental, deve atingir todas as fases do ensino formal e não formal; deve examinar as questões ambientais do ponto de vista local, regional, nacional e internacional, analisando suas causas, consequências e complexidade. Deve também, desenvolver o senso crítico e as habilidades humanas necessárias para resolver tais problemas e utilizar métodos e estratégias adequadas para aquisição de conhecimentos e comunicação, valorizando as experiências pessoais e enfatizando atividades práticas delas decorrentes.

        Apesar da diversidade de definições, a Educação Ambiental pode ser entendida, de forma mais ampla, como uma dimensão da educação voltada para as questões ambientais (SANCHEZ, 2008). É um processo pedagógico participativo constante que busca incentivar no educando uma consciência crítica a respeito da problemática ambiental.

        De acordo com a Lei 9.795/99, Entende-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade (LEI 9.795, 1999, art. 1º).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (316 Kb)   docx (172.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com