TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Legislação de Alimentos

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  973 Palavras (4 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 4

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem Virtual: Legislação dos Alimentos 

Curso: GASTRONOMIA

Professor: VALNEI CARLOS DENARDIN  

Nome do estudante: GILSON SCHMITZ MICHELS

Data: 30/04/2015

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1

Efetue, em sua cozinha, as práticas de higiene ambiental e pessoal. Compre/colete três tipos de verduras para fazer a higienização no seu passo a passo, fotografando ou filmando o processo: antes, durante e depois. Relate cada uma dessas etapas e anexe o material documentado (filmagem ou fotografias). (3,0 pontos)

        Comprei cenoura, beterraba e alface, no caso da alface, primeiro procurei por folhas estragadas apodrecidas ou amareladas e as retirei, depois despenquei as folhas uma a uma, em seguida lavei em água corrente e esfreguei as folhas a fim de retirar as sujeiras e detritos visíveis depois coloquei em uma bacia com água e uma solução clorada na proporção de uma coler de sopa de cloro para 1 litro de água, deixei ali por 15 minutos e depois enxáguei bem em água corrente para retirar a solução e os residos e posiveis larvas e bactérias que estavam na verdura.

FOTOS:

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

        No caso da cenoura e da beterraba, lavei bem em água corrente para retirar os excessos de terra e em seguida escovei bem para retirar tudo o que poderia ser visto de impurezas, depois com uma faca retirei os machucadinhos e manchinhas escuras que continha nas verduras ai também coloquei na solução sanitizante por 15 minutos e depois fiz o enxágue em água corrente .

FOTOS:

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

Questão 2

Essa questão é composta por duas atividades:

  1. Aplique o checklist, que consta na página 56 do nosso livro didático, em um estabelecimento que comercializa alimentos (como: açougue, padaria, pequeno mercado, supermercado, quiosque, restaurante, sorveteria, bar ou semelhantes). Descreva, aqui, o resultado dos dados coletados. (2,0 pontos)

Efetuei o checklist em um bar perto de minha casa, os problemas encontrados foram:

-calçada bem suja;

-teto de laje com a pintura rachada e descascada e de cor escura;

-vidros das janelas cheios de poeira;

-não há caixa de gordura, tudo vai direto para a foca;

-fogão e fritadeira cheio de gordura e sujeira;

-a higienização é feita pelo próprio proprietário do bar e com pouca frequência;

-material de limpeza guardado atrás da porta da cozinha;

b) Efetue a interpretação dos dados coletados, comparando o que foi observado com as normas estabelecidas pela Anvisa na RDC 275, 216 e 218 e com os manuais de boas práticas, fundamentando sua comparação com a legislação vigente. Isso pode ser realizado em um texto dissertativo de, no máximo, 20 linhas. (2,0 pontos)

Na minha interpretação o proprietário do bar em questão terá que providenciar a limpeza diária da frente do estabelecimento como por exemplo varrendo todos os dia e lavando pelo menos uma vez por semana ou se precisar com mais frequência.A pintura  interna terá que ser feito o mais breve possível e a limpeza de vidros e janelas limpos com bastante frequência. Providenciar imediatamente a confecção de uma caixa de gordura, pois alem de colocar a água da pia direto no esgoto também fica muito vulnerável a entrada de insetos, fazer a limpeza com frequência no fogão e na fritadeira inclusive substituindo a gordura pois estava visível que a mesma estava ali a muito tempo e com uma cor bem escurecida. Contratar uma faxineira para fazer a limpeza diária no local e providenciar um local adequado para armazenar os produtos de limpeza vasouras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (464.2 Kb)   docx (199.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com