TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pratica de Ensino

Por:   •  22/11/2021  •  Relatório de pesquisa  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Thamiris Reina de Almeida                          

 RGM: 12868116

Curso: Pedagogia    

Atividade: Reflexiva Unidade I

   

A Importância do estágio na formação de docente e sua contribuição para a construção de identidade do professor de educação infantil.

        A conclusão do estágio supervisionado na formação de docente é muito importante para que o futuro professor de educação infantil saiba como agir dentro do seu campo de trabalho, além disso, é um processo de aprendizagem didático, como acompanhamento do professor já formado e também se adaptando a rotina da escola.

Com base nos conhecimentos adquiridos ao logo do estágio, o docente terá muitas reflexões que irão favorecer sua prática pedagógica, que aos poucos reformulará de acordo com o que já vivenciou no âmbito escolar. Para Pimenta e Lima (2010) o estágio se constitui como espaço de formação contínua e desenvolvimento profissional. Desse modo, contribuindo com a formação do docente e a construção da sua identidade como professor (a).

Somos sujeitos com capacidade de criar e recriar nosso modo de estar no mundo e nele intervir, ou seja, sujeitos de práxis. Nesse sentido, o professor, como qualquer outro ser humano, se produz por meio das relações que estabelece com o mundo físico e social. É pela ação interativa com as dimensões materiais e simbólicas da realidade social em que se encontra inserido, pelas experiências individuais e coletivas tecidas no mundo vivido, que o professor intervém de modo criativo e auto criativo em sua relação com os outros e com o universo do trabalho. (FARIAS et al., 2009, p. 57-58).

Com vimos na citação de Farias (2009), o professor se constrói por meio de sua experiência pessoal e profissional. O objetivo da profissão é cultivar e se relacionar com o conhecimento, portanto, a identificação profissional se dá por meio do processo histórico-social, da história de vida, da formação e da prática docente.

        Portanto, concluiu-se que o estágio é uma metodologia de observação de extrema importância, proporcionando aos docentes uma pesquisa crítica e reflexiva da realidade escolar, aonde se alia ao conhecimento teórico, podendo estabelecer a sua própria prática docente.

REFERÊNCIAS

FARIAS, I. M. S. et al. Didática e docência: aprendendo a profissão. Brasília: Líber Livro,2009.

LIMA, RENATO. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Youtube, 16/01/2020. Disponível em:

< https://youtu.be/MhYaK7QjCEg>. Acesso em: 01/11/2021.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poiesis, vol. 3, n. 3 e 4, pp. 5-24, 2005/2006.

 ______.Estágio e docência. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (104.5 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com