TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto Tempo Livre

Por:   •  30/11/2015  •  Resenha  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  2.096 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha

O texto " Tempo livre", traz uma abordagem filósofica e sociológica sobre o tempo que nos é disposto para "recarregar as energias" de nossa bateria física e psicológica, que é o nosso tempo livre.

Através de exemplificações e análises aprofundadas do cotidiano social, o autor no traz uma crítica do quanto esse tempo livre pode não estar sendo de fato livre, da objetificação do valor do mesmo, denominado hobby. Para o autor, o hobby muitas vezes, que seria algo para fugir da linha de produção no trabalho, acaba seguindo a mesma linha, já que muitas pessoas determinam e preenchem o seu tempo livre produzindo. A falta de hobby seria questionável para as pessoas. Mas não seria o "tempo livre" libertador?. É importante citar um paradoxo exposto pelo autor, onde ele diz que no trabalho se exige total concentração do indivíduo e que o tempo livre foi feito para que se esqueça do trabalho para que se possa trabalhar melhor, ou seja, o trabalho está sempre lá, mesmo que debaixo dos panos. O comércio toma posse dessa liberdade não-livre e coisifica esse tempo com vendas materiais , reforçando a ideia de que somos presos a um sistema onde ser livre nada mais é que utopia.

A obra instiga a uma reflexão necessária mas que é deixada de lado. O quanto eu sou livre? Eu realmente sou livre. Essa reflexão através da leitura atinge seu intuito questionador e nos abre um leque apontando o quanto eu estou inserido em um sistema que quer estimular aos padrões e ao consumo. O prazer de respirar e somente respirar, foi trocado pelo prazer do material, o objeto vindo de um sistema econômico se torna a saída para a sensação de prazer, tornando os atos da sociedade verdadeiras contradições. Algo no texto que ressalta isso, é quando se é dito que se pratica esportes pelo prazer, mas que inconscientemente essa prática está ligada com a cobrança de se estar nos padrões.

A leitura é totalmente válida e acrescentadora. Ela atinge o objetivo de criar um questionamento para o leitor e torná - lo analisador de suas atitudes. Deixo aqui um paralelo sobre o texto e minha leitura: a leitura trouxe um tempo livre. Ela me tirou do sistema e me levou para a visão sociológica que nos faz ver o problema de cima sem interferências. Concluí que o verdadeiro tempo livre é aquele que me desprende do sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (36.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com