TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD2 Projeto Político Pedagógico

Por:   •  30/4/2018  •  Exam  •  4.854 Palavras (20 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 20

Artigo:

A RELAÇÃO ENTRE TRANSPORTES PÚBLICOS E TURISMO: ACESSIBILIDADE, INFRAESTRUTURA E INFORMAÇÕES.

Autores:

Luciana Almeida Chaves

Rose Mary Santos de Lima

Sterlane Menezes Jacques Silveira

Resumo:

Atualmente, existem inúmeras formas de deslocamento e de transportes públicos que podem ser utilizado por turistas enquanto encontram-se num destino turístico. Entretanto, o uso destes transportes por turistas de fora da cidade é complicado, pois apenas saber qual o itinerário não é suficiente para um deslocamento tranquilo. Ainda assim para o turista é necessário a informação como chegar ao seu local de destino, e sendo necessário muita vezes a necessidade de pegar outro transporte. Com o objetivo de melhorar a experiência do turista durante o uso destes serviços, este trabalho propõe o aprimoramento de políticas publicas que regulamentem os transportes públicos para uso turístico, oferecendo uma melhor infraestrutura de transporte e um melhor atendimento ao turista, seja através de placas informativas ou uma qualificação de profissionais para melhor atendê-los. Para tanto, inicialmente são sugeridos pontos turísticos a serem visitados, tais como parques, museus e estádios. Uma vez que um ou mais destinos sejam selecionados, será avaliado se os transportes possuem infraestrutura para atender a demanda turística, portanto além das informações que estão sendo passadas, serão valorizados os dados sobre linhas e paradas de ônibus da cidade existentes em sua base de dados e acessibilidade. Por fim serão sugeridos modelos de transportes e padrões de qualificação profissional para melhor atender o turismo nas cidades do Brasil.

Palavras chave: Transporte, Turismo. Infraestrutura e Acessibilidade.

1. Introdução:

Desde o surgimento da humanidade, há necessidade de transportar informações, imagens, carga ou pessoas. Estes deslocamentos só foram possíveis através da abertura de estradas e o desenvolvimento dos meios de transportes. Quando se fala em turismo, a primeira necessidade que vem ao imaginário do turista são os meios de transportes e alojamento que será utilizado para a viagem, criando a expectativa de hospitalidade, que constitui não apenas como ato de hospedar, mas receber o turista demonstrando que ele não é apenas um objeto de lucro, mas o reconhecimento como ser humano com necessidades e desejos a ser correspondidos, tornando-se possíveis apenas com serviços de boa qualidade desde o embarque. Essas qualidades podem ser obtidas através de meios de transportes marítimo, rodoviários, ferroviários e aéreos. Os sistemas de transportes que proporcionará a hospitalidade poderá ser desde as condições de estradas, sinalização, semáforos, higiene e segurança, até o atendimento na compra do bilhete de passagem. Os meios de transportes podem constituir ainda como o próprio atrativo turístico não apenas em sua infraestrutura, mas na qualidade de serviços oferecidos, e o conteúdo turístico incorporado ao meio.

Segundo a OMT, Organização Mundial do Turismo do total de viagens turísticas realizadas em 2007, a participação da América do Sul foi de 2,2%, e a do Brasil, apenas 0,6%. Em 2007, o turismo representou para o Brasil a entrada de US$ 4,953 bilhões mesmo assim não foi o suficiente para cobrir a despesa cambial turística que gerou um déficit de US$ 3,258 bilhões (Ministério do Turismo, 2008).

A atividade turística engloba setores da hotelaria, de transporte de passageiros, de esporte, de lazer, de repouso, de congressos, de exposições, de arte, de brindes, artesanato e um vasto elenco de ofertas, ligado direta ou indiretamente, às viagens individuais ou em grupo.

O uso do transporte público pelos turistas é crescente no mundo em face da modernização dos equipamentos, maior rapidez, flexibilidade nas escolhas dos passeios e preços mais acessíveis (Ministério do Turismo, 2008).

Mesmo em um quadro de democracia avançada e de ampla participação social são recorrentes as contradições que, historicamente, apresentam-se sobre várias formas de exclusão, manifestadas pela pobreza, pelo preconceito, pela intolerância, pela segregação. Nesse contexto, o turismo apresenta-se como uma forma de promover o bem-estar social na medida em que se consiga não impedir, negar, limitar ou condicionar o acesso aos bens, equipamentos, atrativos e serviços turísticos, de modo a garantir a igualdade de direitos e condições aos cidadãos. Ou seja, um Turismo Social. No Brasil, o censo do IBGE 2000 mostra a existência de 14,5% da população brasileira com algum tipo deficiência totalizando aproximadamente 24,5 milhões de pessoas. Esses números não consideram as pessoas com restrição de mobilidade. Aponta, também, que 14 milhões de pessoas são idosas, o que representa 8,6% da população. Projeta, ainda, que 15% da população brasileira estará com idade superior a 60 anos em 2025.

Neste contexto, o estudo que se segue analisará será a influência do transporte público na escolha de locomoção e acessibilidade do turista ao visitar um destino turístico, as melhorias que podem ser aplicadas a infraestrutura de transporte, assim como a qualificação de profissionais para atender não só a comunidade como aos turistas.

2. Estrutura do Artigo:

O presente artigo encontra-se estruturado em 4 capítulos.

O primeiro capítulo: Tipos de Transportes apresenta a introdução do estudo desenvolvido, contextualizando o problema a ser solucionado e estabelecendo a hipótese, justificativa, objeto do artigo e estrutura metodológica.

Os capítulos 2, 3 e 4 abordam a fundamentação teórica da pesquisa realizada, apresentando os pilares referenciais para o desenvolvimento do artigo.

Entre esses, o capítulo 2 (Transporte público: Perspectivas e tendências como instrumento de acessibilidade no turismo das cidades) aborda as questões sociais, expondo as necessidades de adaptação dos transportes públicos de forma a ser acessível a todo o usuário. Abordando as questões: por quê? E para que? Por fim, trata da importância de regulamentação a respeito de transportes e acessibilidade ao turismo.

O capítulo 3 (Sinalização Turística: Será que ainda é um problema?) trata da sinalização turísticas, focando principalmente nas questões de infraestrutura de transportes urbanos, assim como as situações que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.5 Kb)   pdf (85.7 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com