TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO MUNICÍPIO DE GRAMADO

Por:   •  25/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.125 Palavras (17 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

CURSO DE BACHARELADO EM TURISMO

PROF: SILVIO VIANNA

ACADÊMICOS: CASSIANO LORANDI, EVÂNGELO CALDART, IAGO MACHADO

ANÁLISE DO MUNICÍPIO DE GRAMADO

Introdução

O presente trabalho foi desenvolvido pelos presentes alunos do curso de bacharelado em turismo, é parte da disciplina desenvolvimento regional e turismo,  Universidade de Caxias Do Sul, (UCS) onde o eixo norteador em questão é o município de Gramado, e seu desenvolvimento turístico, social, econômico e demais fatores que serão abordados neste trabalho.

 O município está situado na região das hortênsias, na serra gaúcha, no estado do Rio Grande do sul, (BRASIL) e tem uma grande importância como município turístico, e como gerador de divisas e desenvolvimento na comunidade em que está inserido. Possui uma população de aproximadamente 31.855 pessoas. (2010) fazendo divisa com sua co irmã canela, com nova petrópolis, e três coroas.

O município de gramado destaca-se principalmente pelo enfoque turístico que tem, este é muito conhecido no brasil, e até mesmo no exterior, tem sua base nos atrativos que criou, sendo eles de uma variada gama de opções, para poder agradar todos os públicos, e bolsos, assim tornando-se um cluster turístico no qual se atribui o seguinte conceitos segundo Cunha e Cunha (2005)  o cluster e uma concentração geográfica de empresas e organizações de apoio que, uma vez articuladas, criam uma rede sistêmica que gera vantagens competitivas sustentáveis de uma região determinada, envolvendo estratégias de cooperação em várias dimensões da cadeia produtiva considerada.

 neste trabalho abordaremos e vamos explanar um pouco sobre esse município seus atrativos, sua história, e demais fatores, bem como a criação do primeiro cluster turístico da região das hortênsias.

Nesse sentido, é válido esclarecer que para Beni (1998, p. 37) o turismo é um: elaborado e complexo processo de decisão sobre o que visitar, onde, como e a que preço. Nesse processo intervêm inúmeros fatores de realização pessoal e social, de natureza motivacional, econômica, cultural, ecológica e científica. Que ditam a escolha dos destinos, a permanência, os meios de transportes e o alojamento, bem como o objetivo da viagem em si para a fruição tanto material como subjetiva dos conteúdos de sonhos, desejos, de imaginação projetiva, de enriquecimento existencial histórico-humanístico, profissional, e de expansão de negócios. Esse consumo é feito por meio de roteiros interativos espontâneos ou dirigidos, compreendendo a compra de bens e serviços da oferta original e diferencial das atrações e dos equipamentos a ela agregados em mercados globais com produtos de qualidade e competitivos.

Gramado é encantadora e charmosa por natureza, por suas ruas floridas, belas casas, decoradas em estilo típico alemão, com seu  povo acolhedor e hospitaleiro, pelos detalhes de sua arquitetura europeia, sua ampla rede hoteleira e gastronômica, que é considerada uma das melhores do país, e pelos seus eventos, que atraem pessoas de todo o planeta, dentre muitos outros – tudo para oferecer a maior infraestrutura turística do Rio Grande do Sul.

Também analisaremos diversos fatores determinantes para a melhoria dos atrativos, desenvolvimento turístico, humano, e social, como também explicitamos o quão o turismo é importante neste determinado local que é nosso objeto de estudo em questão, e o quão pode ser usado para melhorar a qualidade de vida de toda a população de um determinado local.

2- DESENVOLVIMENTO

2.1- Histórico e Formação Étnica do Município:

A região era habitada por índios caingangues.

Tudo começou quando tropeiros paravam em um belo gramado para repousar ( surgiu o nome) e, posteriormente, seguir viagem. O ar fresco e as belezas naturais sempre foram atrativos que encantaram a todos, desde moradores, a turistas.

Tudo teve início em meados de 1873, inicialmente contou com a colonização europeia iniciada por imigrantes lusos, seguida pelos alemães e ainda por imigrantes italianos, vindos de Caxias do Sul.

Além das tradições culturais dos descendentes europeus, como bom exemplo temos a arquitetura em chanel típica alemã,  a cidade também passou a misturar aspectos do gauchismo tradicionalista

Sendo que em 15 de dezembro de 1954 o município de Gramado foi criado pela Lei 2.522,, após ser emancipado da cidade de Taquara.

 

Toda essa diversidade só tornou este lugar ainda mais encantador, com influências encontradas ainda hoje na culinária variada e na arquitetura do município, em seus moradores e na diversidade de seus turistas.

2.2- Organização do Turismo no Município:

O município de Gramado conta com uma prefeitura que administra todas as secretarias que a compete, dentre elas  a cidade conta com a secretaria de turismo na qual   Compete à  Secretaria Municipal de Turismo: atrair investimentos para o desenvolvimento do turismo no município; articular a promoção institucional da cidade no país e no exterior; impulsionar ações que visem a integração das atividades do setor de turismo com a região; compreendendo destinos, roteiros e atividades turísticas dos municípios integrados; estimular e participar de comitês ou fóruns municipais, regionais, estaduais e federais que visem o desenvolvimento turístico da Região; incentivar a interação com entidades públicas e privadas, organizações não governamentais e organizações da sociedade civil de interesse público, nacionais e internacionais, com o objetivo de incrementar o intercâmbio de novas tecnologias de desenvolvimento turístico; viabilizar a formação e a capacitação dos profissionais que atuam na área de turismo, visando a melhoria da qualidade e, da produtividade dos serviços prestados aos turistas; fomentar a captação e a geração de eventos, nacionais e internacionais, no sentido de minimizar os efeitos da sazonalidade da atividade turística; coordenar, monitorar e acompanhar as ações dos programas da Política de Turismo do Estado e União.

Atualmente, o município detém o prêmio de segundo Melhor Destino Turístico do País. No inverno e outono, as baixas temperaturas convidam para um bom vinho ao lado da lareira e, no verão e primavera, com as temperaturas amenas, é possível curtir as belas e coloridas paisagens da cidade.

A qualidade da gastronomia, dos hotéis, pousadas e parques tornam Gramado o destino mais desejado por turistas de todo o mundo.

 Câmara de Indústria Servico Agrcultura e turismo de Gramado

 Tem como objetivo a cooperação técnica-financeira para a realização do evento festival de gramado, cinema brasileiro latino, promovendo o fomento do turismo em toda a região.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)   pdf (141.4 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com