TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tendências Contemporâneas

Por:   •  16/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.011 Palavras (9 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 9

A internet e o mercado de viagens

Trata das mudanças  que a  globalização  e  os avanços tecnológicos vêm causando no  mercado  de  viagens. As  agências  de  turismo  estão modificando  suas  formas  de  negócio  e  como comercializam  seus  produtos, destacando nesse processo o surgimento da consultoria de viagens.

Envolvendo  a nova realidade das agências que disputam espaço com a Internet, que passou a oferecer informações  e  facilidades que  antes  eram  disponibilizadas  apenas  pelas agências de turismo

A importância do contato humano, de toda a atenção e criatividade dos profissionais, algo  que falta à  rede  de  informações  virtual, sem falar da credibilidade comprometida, em meio a crescente onda das fakenews. Além de chamar atenção para os desafios que as agências vêm enfrentando no novo século

Atualmente, o cliente espera por um contato personalizado com várias opções de organização e planejamento, que possam garantir que sua viagem será perfeita. Sendo esses os diferenciais de uma agência de turismo, em relação a internet.

O  consultor de viagens conta com  funções  que  antes  não  eram atribuídas aos agentes de viagens, transformando-se, dessa maneira, em um profissional completo, que não só revende um produto ou serviço, como também vende  seu  conhecimento  e  sua  experiência com toda a sensibilidade de um consultor.

Ecoturismo:  

diz respeito às atividades  que são realizada no ambiente natural, com base em uma relação sustentável, e que permite promover a vivência e o conhecimento da natureza em meio ao lazer, buscando garantir a conservação dos recursos naturais e culturais, gerar benefícios para as comunidades receptoras e garantir a Educação Ambiental.

o ecoturismo é uma forma responsável de viajar em áreas naturais, sendo esse seu atrativo. Faz contribuições positivas e significativas para o bem-estar ambiental, social, cultural e econômico dos destinos e das comunidades locais.

Turismo Sustentável

Está associado ao Ecoturismo, mas especificamente é o que relaciona as necessidades dos turistas e das regiões receptoras, protegendo e fortalecendo oportunidades para o futuro. É o que contempla a gestão dos recursos econômicos e sociais  e isso pode ser aplicado não só ao ecoturismo, como também aos demais  segmentos.

É o que salvaguarda o ambiente e os recursos naturais, garantindo o crescimento econômico da atividade, capaz de satisfazer nas necessidades das presentes e futuras gerações.

Visa economizar os recursos naturais, como a água e a energia, evitando ou minimizando a produção de dejetos. Cabendo ser encorajado pelas autoridades públicas.

Importância nos dias atuais:  surge como alternativa ao turismo de massa, pois tem a preocupação com a quantidade de pessoas que irão visitar as regiões receptoras, atentando-se às questões ambientais, culturais e sociais.

Nesse segmento, o empreendedor turístico pode contribuir planejando de forma que possa garantir a sustentabilidade da sua atividade, a fim de gerar benefícios não só para os clientes, como também para a comunidade local.

Fatores a serem observados no planejamento: não adoção do turismo de massa; desenvolver estruturas compatíveis com o meio ambiente  e demonstrar ao cliente o perfil de turismo pretendido.

A modalidade de turismo que  melhor colabora com o desenvolvimento sustentável é o turismo de natureza/ecoturismo, pois se desenvolve em harmonia com o local. No entanto, o turismo sustentável dever ser desenvolvido por todas as modalidades, pois se trata da nova realidade econômica  da Indústria do turismo

Turismo de Aventura,

 Também é muito ligado ao Ecoturismo, inclusive antigamente era visto como um subproduto do turismo ecológico. A diferença é que o Turismo de Aventura é um segmento que pode ocorrer em qualquer espaço: natural, construído, rural, urbano.

Turismo Rural

Turismo rural ou agroturismo é uma modalidade do turismo que tem, por objetivo, permitir, a todos, um contato mais direto e genuíno com a natureza, a agricultura e as tradições locais, através da hospedagem domiciliar em ambiente rural e familiar.

Diferenças:

Ecoturismo (uso de maneira sustentável do patrimônio natural e cultural,  com benefícios econômicos para o meio ambiente e comunidade local

Turismo de Aventura (envolve a prática de esportes radicais ao ar livre, como mergulhos, montanhismo, rapel, com uso de equipamentos de segurança)

 Turismo Rural:  (fazendas são adaptadas para receber hospedes, que participam de atividades típicas e de lazer)

Dicas:

Os praticantes do Ecoturismo devem usar roupas leves, camisetas de algodão, bermudas, boné, mochila, muda de roupa, botas ou calçados  confortáveis, usar duas meias para evitar bolhas

Para escolher uma agência de ecoturismo, o primeiro passo é fazer uma pesquisa no site da embratur e abav e verficicar os detalhes dos roteiros e se informar da capacitação dos guias e certificar do estados dos equipamentos de segurança e tomar referências com outros clientes

Escolher atividades mais adequadas ao seu preparo físico

Nunca mergulhar de cabeça, cuidado com as pedras escorregadias, usar equipamentos, evitar cachoeiras em dias chuvosos

Tomar café reforçado,  sem alimentos gordurosos.

Ande sempre calçado, observe bem onde pisa, ignorar e manter a distancia de animais, não ofereça comida, evite entrar em cavernas sem estar devidamente preparado

Usar repelentes ou mangas longas para  evitar insetos

Não tire nada além de fotos, não deixe nada além de pegadas, não mate nada além do tempo

Sinalizar os locais por onde passar indicando a direção seguida para não se perder, evitar se aventurar sozinho; companhia de um guia é imprescindível para driblar situações de risco

Se se perder, procurar não se movimentar muito para facilitar o resgate.

Verificar as condições climáticas

Leve na mochila apenas o que for usar para evitar cansaço extra. Itens necessários: lanternas, primeiros socorros, cantil, canivete, apito, isqueiro, bussola, roupa, lanche, protetor solar, repelente, celular, bateria extra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (175.5 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com