TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Beira Interior Norte

Por:   •  9/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.285 Palavras (18 Páginas)  •  651 Visualizações

Página 1 de 18

Beira Interior Norte

[pic 1]

Docente: Emanuel Rodrigues

Unidade Curricular: Geografia e Mercados Turísticos

Ano letivo: 2014/2015

Nomes: Diana Filipa Pinto da Costa 6001469

  Fábio Manuel Carvalho Figueiredo 6001466

Curso: Licenciatura Gestão Hoteleira


Resumo

O presente trabalho tem como objetivo principal abordar os diversos fatores que compõem os municípios constituintes da Beira Interior Norte, nomeadamente dados relativos ao Turismo Territorial.

Ao longo do desenvolvimento do trabalho estará também presente as características que tornam a Beira Interior Norte, um destino inigualável, através das suas próprias características, que estarão referidas no desenrolar do tema.

Também estará presente uma todos os diversos fatores que compõem um destino turístico, ou seja, a capacidade de carga do destino, através das unidades hoteleiras existentes, com uma análise referente a cada fator que compõem o destino.

Para a concretização do trabalho corretamente, será aplicada uma metodologia que serve para analisar os dados referidos anteriormente e assim comparar com igualdades diferentes, para obter os resultados pretendidos.

Palavras-chave: Beira Interior Norte, Turismo Territorial, Características, Fatores, Destino turístico, Capacidade de carga, Metodologia.


  1. Introdução

        No âmbito da unidade curricular de Geografia e Mercados Turísticos foi-nos proposta a realização de uma pesquisa de diversos fatores pertencentes à Beira Interior Norte, sendo eles ligados principalmente ao território em análise. As variáveis apresentadas ao longo do trabalho são ligadas ao ambiente, aos museus, empresas, unidades hoteleiras, hospitais, galerias de arte, empresas diversas, conjuntura, centros de saúde e mais variáveis que estarão presentes ao longo do desenvolvimento do trabalho de pesquisa. [pic 2]

        Dentro da nossa área de pesquisa, a Beira Interior Norte, estão presentes 9 concelhos tendo al inclusive a Guarda que é o distrito desta região. Os outros concelhos pertencentes são Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal e Trancoso. [pic 3]

Mais detalhadamente, um pouco sobre cada concelho, o que cada um nos pode “oferecer”. Almeida, conhecida pela sua fortaleza, com forma de estrela de 12 pontas, é um dos exemplares europeus dos sistemas defensivos do séc. XVII.

 Celorico da Beira, em pleno Alto Mondego, integrado na área de montanha e na área nivelada, originando a bacia de Celorico. Figueira Castelo Rodrigo, património pecunioso, onde se encontra em todas as freguesias obras valiosas que desvendam segredos e recordações de grandes ocorrências históricas. [pic 4][pic 5]

Guarda, distrito da região, uma cidade conhecida pelos seus 5 F´s (Forte, Farta, Fria, Fiel e Formosa) Dominantemente ao Vale do Mondego, último contraforte da Serra da Estrela e é a cidade mais alta de Portugal. Manteigas, em plena cadeia montanhosa da Serra da Estrela, localizada em pleno Vale Glaciar do Zêzere, que com a forma em “U” é uma bela modelação da paisagem pelos glaciares. [pic 6][pic 7]

 Mêda, com fantásticas paisagens que alternam entre montes de granito e mato espontâneo, campos de amendoeiras que fascinam quando florem, pinhais frondosos e vários rios e ribeiros, para os fãs de pesca podem encontrar enguias e barbos. Pinhel, nome derivado da grande quantidade de pinheiro que existem na zona. O Parque arqueológico do Vale do Côa, recentemente declarado Património Mundial pela UNESCO.[pic 8][pic 9][pic 10]

Sabugal, com um relevo trabalhado pela erosão, em que os vales são encaixados e as encostas muito inclinada, constitui fileiras visuais de grande beleza paisagística. Por fim, Trancoso, arredores do centro histórico cresceu um meio urbano e planeado, cujo construção aproveitou o característico granito da região. [pic 11]

A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho consistiu na recolha de bases de dados estatísticos, no site do INE (Instituto Nacional de Estatística) relativamente a dados referentes ao Território Nacional e a sub-região da beira interior norte, sendo que recolhemos também os dados dos diferentes concelhos da região em análise.

Baseámo-nos na Estatística Multivariada Fatorial, que esta vai apresentar dados em função das características estruturais (fatores). As componentes principais apresentam um conjunto de origens básicas que tem como objetivo agrupar entidades e variáveis em função das características estruturantes.

O método utilizado subdivide-se em diferentes processos metodológicos que no conjunto de análise, tem como principal característica manter as variáveis mais importantes a partir da matriz inicial de dados.


  1. Turismo e Território

O turismo é atualmente um setor que está cada vez mais em crescimento, sendo que necessita de “território” para se ir espalhando. Atualmente, em qualquer lugar podemos exercer a atividade turística, pois é um dos principais meios para o desenvolvimento.

Tal como se define o turismo é “conjunto de atividades ou técnicas preparadas para viagens e estadas de recreio ou lazer” com o “ato de viajar, visitar um lugar por prazer”. O turismo é um meio inesgotável, pela qual os centros urbanos podem adquirir as dinâmicas demográficas e económicas e assim as áreas industriais encontrarem, no turismo, novas maneiras de se integrarem na economia através do património.

A indubitável importância económica que a atividade turística assume, local ou globalmente, cria expectativas que são registadas no discurso político, planos estratégicos de desenvolvimento, agentes económicos, comunicação social e nas populações.

O território é um recurso limitado, pois o respeito pelas populações locais é um dever. As entidades culturais constituem um património coletivo, sendo que a atividade turística deve regular-se por um caminho onde a sustentabilidade é uma preocupação permanente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)   pdf (371.5 Kb)   docx (155.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com