TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO

Por:   •  18/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.364 Palavras (10 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 10

BIANCA CAROLINE DA SILVA BLANCO

EDUARDA ESCOBAR RIBEIRO

KÉZIA DE SOUZA DIAS

LIANA LOURDES MATAS COIMBRA

LUIZA MARA LIMA RODRIGUEIRO

CAPÍTULO 9

AS FILOSOFIAS POLÍTICAS – 2ª PARTE

UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO

Campo Grande, MS

2019

BIANCA CAROLINE DA SILVA BLANCO

EDUARDA ESCOBAR RIBEIRO

KÉZIA DE SOUZA DIAS

LIANA LOURDES MATAS COIMBRA

LUIZA MARA LIMA RODRIGUEIRO

CAPÍTULO 9

AS FILOSOFIAS POLÍTICAS – 2ª PARTE

Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de formação docente: politicas públicas e legislação educacional; sob orientação da Profº PhD Nádia Bigarella, para fins de avaliação.

Campo Grande, MS

2019

SUMÁRIO

 

INTRODUÇÃO................................................................................................

4

1 DESENVOLVIMENTO.................................................................................

4

1.1 O IDEAL REPUBLICANO.........................................................................

4

1.2 MAQUIAVEL.............................................................................................

5

1.3 MUNDO DESORDENADO.......................................................................

7

1.4 TEORIA LIBERAL....................................................................................

8

1.5 CIDADANIA LIBERAL..............................................................................

9

2 BIBLIOGRAFIA...........................................................................................

11

        

INTRODUÇÃO

No presente trabalho, buscamos aprofundar o conhecimento sobre o decreto Decreto nº 10.004, de 5 de setembro de 2019 Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares - Pecim, com a finalidade de promover a melhoria na qualidade da educação básica no ensino fundamental e no ensino médio, e fazer um parâmetro associativo com o capítulo 9 as filosofias políticas – 2ª parte.

1 DESENVOLVIMENTO

1.1 O ideal republicano 

O ideal republicano surge na transição do feudalismo para o capitalismo, onde inicia-se o pensamento renascentista e há o resgate da cultura e pensamento clássicos, principalmente dos gregos e romanos. Durante o período feudal, a educação e as escolhas profissionais eram hereditárias as crianças teriam o mesmo nível de ensino que seus pais e seguiria a mesma profissão que os mesmos, na sociedade prevalecia a relação de vassalagem. Com o resgate do pensamento clássico surge um novo ideal político que é contra teológico-político de papas e imperadores, é a liberdade republicana, nesse período há uma expansão do conhecimento transmitido e com isso cria-se as universidades que permite que ocorra uma ascensão profissional e intelectual da população europeia.

        A situação das escolas publicas atuais é precária, o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares prevê em seu decreto a melhoria das condições das escolas voluntarias e o investimento no ensino prestado aos estudantes nela matriculados como é dito no próprio decreto no Art. 1º. “Fica instituído o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, com a finalidade de promover a melhoria na qualidade da educação básica no ensino fundamental e no ensino médio.” Assim como no período renascentista citado anteriormente as escolas cívicos-militares tem a proposta de realizar uma mudança no ensino prestados pelas escolas e aumentar o incentivo intelectual dos alunos das mesmas.

        Durante o período renascentista era muito visado o afastamento da igreja e de pensamentos teocráticos do regime político, embora abominem tais ideais alguns já estavam impregnados em sua criação, como a ideia de que o poder politico só é legítimo se se for justo e isso só é possível se estiver conforme a vontade de Deus. Desta forma as diretrizes das Escolas Cívico-Militares também tem o desligamento do pensamento religioso. Porem assim como no renascimento o ideal desse projeto  também apresenta  alguns ideais de vertentes cristã como por exemplo quando é previsto a  difusão de valores humanos para estimular a sua formação integral como cidadão. Tais valores são dados de acordo com os bons costumes cristãos que é transmitido através das gerações para o controle e doutrinação do ser humano dentro de um parâmetro pré-estipulado, onde o homem deve ser justo, generoso, amoroso com sua família e assim por diante. A ideia do fortalecimento dos valores humanos é citada em três artigos:

“Art 2º. V - gestão de processos educacionais - promoção de atividades com vistas à difusão de valores humanos e cívicos para estimular o desenvolvimento de bons comportamentos e atitudes do aluno e a sua formação integral como cidadão em ambiente escolar externo à sala de aula.”

“Art.3º. VI - o fortalecimento de valores humanos e cívicos.”

“Art4º. VII - colaborar para a formação humana e cívica do cidadão”

1.2 MAQUIAVEL

Recapitulando o assunto, lembramos que o termo “maquiavélico, maquiavelismo” é utilizado para denominar coisas ou pessoas que tem atitudes que a sociedade julga - desleal, hipócrita, fingidor, poderosamente malévolo, que brinca com sentimentos e desejos dos outros, mente-lhes, faz a eles promessas que sabe que não cumprirá, usa a boa-fé alheia em seu próprio proveito.- Chaui. Por exemplo, um chefe maquiavélico, ou uma coluna na revista que deprecia propositalmente artistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (222.3 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com