TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo

Por:   •  23/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 3


[pic 1]

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo[pic 2]

INTRODUÇÃO AO TURISMO

Prof. Coordenadora: Suellen Alice Lamas

Data:

Tutora à Distância: Larissa Bezerra

Pólo:

Aluno(a):

Período:

Mat.:

Avaliação a Distância (AD) 1

  1. Na Aula 01 “Turismo em perspectiva: o cenário e a importância do turismo no Brasil e no mundo” estudamos o cenário econômico e político do turismo nos âmbitos nacional e internacional. Mas esses dados estão defasados, vamos atualizá-los? Para complementar tais informações, o Anuário Estatístico do Turismo 2020 – ano base 2019 foi disponibilizado nos Materiais Complementares do Módulo 1 na plataforma. Após a leitura da Aula 01 e a consulta a esse material, responda as questões:

Panorama do Turismo Nacional:

  1. A seguir, vê-se duas tabelas que apresentam os cinco principais países emissores de turistas para o Brasil. A primeira tabela, de 2007, traz um recorte dos dados que estão disponíveis na Aula 01. A segunda tabela, de 2019, por sua vez, deverá ser complementada com os dados que estão no Anuário Estatístico de Turismo. (2,0)

Principais países emissores

de turistas para o Brasil

Chegada de turistas (em milhões)

2007

Ranking

Argentina

920.210

Estados Unidos da América

699.169

Portugal

280.438

Itália

268.685

Chile

260.430

Principais países emissores

de turistas para o Brasil

Chegada de turistas (em milhões)

2019

Ranking

Faça a consulta ao Anuário Estatístico, preencha a tabela em branco e responda:

Quais são os cinco principais países emissores de turistas para o Brasil em 2019? Ocorreram mudanças no ranking? Justifique sua resposta utilizando os dados das tabelas.

Panorama do Turismo Internacional:

  1. De acordo com a OMT, em 2007, o país que atraiu mais visitantes no mundo foi a França, com 76 milhões de turistas por ano. Do ponto de vista de faturamento, os Estados Unidos da América suplantam qualquer outro país com arrecadação anual acima de 80 bilhões de dólares. E em 2019, ocorreram mudanças no ranking dos países com maior número de visitantes e maior receita cambial? Justifique sua resposta utilizando os dados da Anuário Estatístico. (1,5)

  1. Dos 52 milhões de turistas adicionais que viajaram em 2007 para diferentes destinos internacionais, a Europa recebeu aproximadamente 19 milhões; a Ásia/Pacífico, 17 milhões; as Américas, 6 milhões; o Oriente Médio 5 milhões e a África; 3 milhões (OMT, 2007). E em 2019, correram mudanças no ranking das principais regiões que recebem turistas internacionais? Justifique sua resposta utilizando os dados da Anuário Estatístico. (1,5)

Panorama do Turismo no Rio de Janeiro (RJ):

  1. Conforme Anuário Estatístico da Embratur (2006), o Rio de Janeiro (RJ) manteve o posto de cidade mais visitada quando o motivo da viagem é lazer. Já São Paulo (SP) foi a cidade mais procurada do Brasil para viagens de negócios e eventos. E em 2019, correram mudanças nos destinos mais visitados no Brasil segundo a motivação (lazer e negócios e eventos)? Justifique sua resposta utilizando os dados da Anuário Estatístico. (1,0)

  1. Quanto ao ranking de eventos internacionais realizados no Brasil, em que posição se encontrava o Rio de Janeiro (RJ) em 2019: em nível nacional; regional (Américas); e em nível mundial? (1,0)
  1. Na Aula 02 “A importância do Turismo no ensino e na pesquisa, e seu inter-relacionamento com outras ciências”, vimos que um estudioso do turismo não pode deixar de levar em consideração questões ambientais, sociais, culturais, legais, econômicas, entre outras. Dentre as áreas do conhecimento citadas para a compreensão do turismo, escolha as 3 (três) que você considera serem as principais e explique de que forma elas contribuem para o turismo. Justifique sua resposta. (3,0)

Boa Avaliação!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (108.2 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com