TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Excursão de ônibus para 35 pessoas da terceira idade .

Por:   •  17/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.770 Palavras (8 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 8

Curso de Habilitação Profissional Técnica em Guia de Turismo

Nome: Francisco Carlos Rico

RA: 19.899

Turma: T.G.T. 043

Trabalho de Teoria e Técnica Profissional

 Ribeirão Pires

 2018

Excursão de ônibus, 5 (cinco) dias, 35 pessoas da 3ª idade, de Campinas, SP destino a Caldas Novas, GO.

Referindo-se a uma excursão para pessoas de 3ª idade, alguns cuidados devem ser tomados na hora de organizar a viagem sendo a segurança a principal delas. O roteiro deve ser revisado para garantir a acessibilidade e a segurança do grupo durante toda a viagem evitando-se longas caminhadas por terrenos acidentados eliminando assim possíveis inconvenientes.

Se possível, informar ao turista para que leve e esteja de posse de sua carteira do plano de saúde na excursão.

Verificar se o hotel ou pousada tem fácil acesso, se são arejados, com comunicação simples com a recepção, enfim, itens para que no caso de utilizados sejam eficientes, entre o hóspede e o prestador de serviços.

O equipamento de primeiros socorros de pronto uso deve estar bem preparado e de fácil acesso de acordo com as atividades que serão desenvolvidas, além de um planejamento para possíveis rotas de fuga para um pronto atendimento de emergência se houver.

Conhecendo o roteiro e o programa contratado pelo grupo desenvolver uma programação para as visitas aos locais e pontos turísticos para que o passeio possa ter o máximo de sucesso. Com esse planejamento pronto e sua logística, enfim, inicia-se a viagem conferindo se todos os seus integrantes estão prontos e seus respectivos pacotes.

Auxiliar com as bagagens no embarque como também no desembarque para garantir sempre a pontualidade das saídas. Com isso a apresentação do Guia de Turismo inicialmente é imprescindível, transmitindo ao grupo todas as informações sobre programação, visitas, roteiros, hospedagem, horários, procedimentos durante a viagem, dando uma visão de segurança e comodidade aos turistas.

Chegando ao Hotel ou pousada, auxiliar ao desembarque de bagagens e ao check-in. Se houver conflitos entre passageiros e prestadores de serviços estar presente para mediação.

Pontos de encontro serão ferramentas muito importantes para que o grupo possa se encontrar para fins de saídas e chegadas sempre com pontualidade.

Conferir os passageiros para iniciar um tour é importante, com isso acompanhá-los, informá-los, orientá-los de forma criativa sobre a região onde se encontram, atrativos, curiosidades, meio ambiente, é função primordial do Guia de Turismo, sempre os valorizando bem como reforçando a pontualidade e a organização durante todos os deslocamentos.    

Já no interior do ônibus, todas as informações pertinentes aos serviços, devem ser feitas no momento do embarque antes da saída do ônibus. A apresentação da tripulação e o equipamento utilizado (ônibus); modelo, geração, equipamentos a bordo, toaletes, enfim, o que o ônibus pode oferecer e quanto ao seu uso seguro, levando–se em conta o grupo de 3ª idade, apresentação do motorista e agradecimentos em nome da agencia operadora. Informações gerais quanto ao roteiro, citando as estradas a serem seguidas, suas particularidades, paradas técnicas previstas, momentos de entretenimento, enfim esse contato inicial deve ser o mais cordial possível, pois dai se evidencia a presença do líder do grupo, no caso, o guia de turismo.

Uma apresentação dos passageiros é muito interessante se realizada através de uma dinâmica, o que permite que todos possam se conhecer e tornar a viagem mais descontraída. Essa apresentação será coordenada pelo guia fazendo com que cada passageiro vá à frente e com o microfone se apresente. Com isso essa primeira barreira entre pax-guia-pax é quebrada. Toda essa apresentação requer do guia toda a atenção e observação quanto à segurança, pois nesse momento o ônibus deverá estar em movimento.

Quanto ao serviço de bordo o guia terá que atender seus passageiros quando solicitado, individualmente, evitando que esse serviço seja realizado quando em situações e estrada sinuosa. Apresentar ao pax o que esta sendo servido, informar quanto aos cuidados com o manuseio e solicitar sempre que todo este serviço de bordo seja recebido sentado com as poltronas em posição vertical. O inicio do serviço deve ser sempre pela frente para o final do ônibus iniciando-se pelo motorista.  

Neste contato individualizado é onde o guia de turismo mostrará aos passageiros sua simpatia e delicadeza que será marcado por toda essa viagem. Líquidos deverão ser servidos com mais frequência vista as características do grupo e das condições de temperatura do lugar a ser visitado.

Após esse procedimento será coletado todo o lixo e desembarcado nas paradas técnicas. Essa parada é importante para que o passageiro possa sair da posição sentada e esticar as pernas e também para utilização do toalete. Nestas paradas é importante o guia informar serviços os quais os passageiros poderão encontrar, tais como: lojas, serviços de banco 24 horas, praças de alimentação, etc.

Quando em viagens diurnas realizar atividades de animação, jogos, etc., alternando-se com períodos de descanso entre as possíveis paradas.  

Já nas viagens noturnas manter luzes acesas e som ligado para o embarque dos passageiros. Em movimento avisar que as luzes, com exceção as do corredor, serão apagadas para descanso durante o trajeto bem como sugerir que cortinas sejam fechadas e o silêncio solicitado. No caso de passageiros que não quiserem utilizar as paradas, os mesmos devem ficar no interior do ônibus e o mesmo será trancado até o momento do embarque.  

Sempre o guia de turismo deve fazer o controle de todos os passageiros embarcados. Também é prudente conferir se algo pode ter sido esquecido pelo passageiro nos locais de parada ou visita.  

Como já citado anteriormente, o entretenimento dos passageiros tem como objetivo desviar um pouco da atenção causado às vezes por grandes distâncias da estrada. Sempre essas brincadeiras devem tentar criar um clima agradável fazendo com que a adesão seja completa. Evidente que a escolha do tema é de cuidado do guia para que não seja criados problemas de ordem física ou psicológica aos passageiros. A utilização de brindes para premiação é um ponto muito positivo para acalorar mais as disputas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (89.3 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com