TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Percepção das diferenças entre as pessoas e envolve raça, etnia, gênero, idade, habilidades físicas e mentais, orientação sexual, religião, peso e aparência

Por:   •  25/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.831 Palavras (8 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 8

  1. INTRODUÇÃO

Diversidade é a percepção das diferenças entre as pessoas e envolve raça, etnia, gênero, idade, habilidades físicas e mentais, orientação sexual, religião, peso e aparência. Também entram nessa lista os atributos que definem a identidade e a forma de interagir e se relacionar das pessoas.

É muito importante, para a criação de um ambiente de trabalho que sirva para todos os empregados, que favoreça o clima e a convivência entre todos. Por isso, não há como se trabalhar a gestão da diversidade se ela não for um valor da organização.

A definição de diversidade pode ser entendida como o conjunto de diferenças e valores compartilhados pelos seres humanos na vida social. Este conceito está intimamente ligado aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes modos de percepção e abordagem, heterogeneidade e variedade.

A melhor representação é na modificação da visão dos administradores, reconhecendo as diferenças e respondendo a elas de maneira que asseguram a produtividade, sem cometer discriminação. O gerenciamento da diversidade trata do desenvolvimento e do estabelecimento de normas organizacionais que valorizam as diferenças entre os grupos para a melhoria da efetividade organizacional.

Conforme relata Fernando Ferreira – Gestor da Sevilha Contabilidade a crescente valorização do potencial humano fez com que a contabilidade buscasse novos pontos de vista a fim de inserir colaboradores, assim possibilitando o crescimento e superação tanto do colaborador quanto da organização. É realizada semestralmente uma avaliação junto aos colaboradores onde possui um importante diferencial de retenção de talentos e desenvolvimento das pessoas, evitando a rotatividade e a falta de motivação.

  1. Proposta do Projeto – Metodologia

A metodologia utilizada neste trabalho é o estudo de caso, para a qual foi escolhida a Sevilha Contabilidade Ltda, organização que executa atividades de contabilidade no Brasil desde 1987 onde atualmente faz ações para construir um ambiente sustentável e responsável por soluções de inclusão na empresa que levam a ser reconhecida e referência em diversidade no mercado.

  1. Apresentação da Empresa

A diversidade nas organizações refere-se a competências, habilidades, gênero, idade, origem social ou cultura. O grande desafio é conseguir uma integração garantindo uma identidade e coesão, respeitando os diferentes grupos e indivíduos presentes na organização.

Diversidade nas organizações significa a criação de um ambiente de trabalho que sirva para todos os empregados, que favoreça o clima e a convivência entre todos. Por isso, não há como se trabalhar a gestão da diversidade se ela não for um valor da organização.

Diversidade significa as grandes diferenças humanas básicas em uma determinada situação. A diversidade no ambiente de trabalho é um aspecto típico do contexto globalizado dinâmico e competitivo de hoje. Diversidade é a crença, filosofia e reconhecimento de que cada indivíduo é único e valioso, mediando-se os conflitos com normas estabelecidas. (CHIAVENATO, 2005, pag. 164).

A diversidade é importante para que despertem os talentos e habilidades de todos, conscientizando-se de que a reunião de diferentes tipos de competências e perspectivas pode ser uma maneira valiosa de melhorar o desempenho das equipes e da organização.

A Sevilha Contabilidade adota a diversidade para inovar, desenvolver e melhorar a qualidade de vida. Nos últimos cinco anos a organização abraçou a idéia de desafiar preconceitos, transcendendo padrões estabelecidos.

O quadro de funcionários possui colaboradores com competências, experiências, culturas, etnias e deficientes físicos.

A Sevilha Contabilidade acredita que dentro da sua organização em que atuam são feitos de indivíduos: homens e mulheres de diferentes nações, culturas, grupos étnicos, gerações, históricos, habilidades, capacidades e todas as características únicas que tornam cada um de nós quem somos.

Os Recursos Humanos representam uma área estratégica dentro da empresa, desempenhando um papel importante para que não haja nenhum tipo de discriminação, seja de raça, etnia, gênero, idade e orientação sexual na seleção e no recrutamento.

A Sevilha Contabilidade esta presente no mercado de assessoria contábil desde 1987 com um escritório de representação. Oferece as melhores soluções em contabilidade, departamento de pessoal, escrituração fiscal e planejamento tributário.

Os principais clientes são: Instituto Chiavenato de Educação, Intermares Trading Importação e Victorinox Brasil.

Hoje na matriz localizada no Bairro da Casa Verde possui 100 funcionários e franquias dentre elas: Ipiranga (SP), Mogi das Cruzes (SP), São José dos Campos (SP), Santa Rosa de Viterbo (SP), Pirituba (SP), Goiânia (GO), São Cristovão (RJ), Campo Grande (RJ) e São João Del Rei (MG).

A Sevilha Contabilidade trabalha constantemente na diversidade, ligada a área de Recursos Humanos. Com uma equipe de profissionais especializados e dedicados, a área passou a integrar a inserção do tema nos processos de Recursos Humanos e nas demais áreas da empresa.

O projeto de integração e diversidade começou a ser colocado em evidencia em 2014. O projeto transmite a idéia de que todas as pessoas possuem diferenças e devem ser respeitadas em sua individualidade.

As vagas começaram a ser divulgadas para entidades que trabalham com inclusão profissional. Foram adotados como princípios os direitos humanos de igualdade de oportunidades e não-discriminação. Além disso, a organização assumiu uma postura inclusiva, com ações afirmativas para transformar a realidade.

Missão, visão e valores, conforme informado no site http://sevilha.com.br/

Missão: Apoiar empresas na adequada condução de suas questões contábeis, Trabalhistas, tributárias, financeiras e gerenciais, oferecendo informações relevantes, precisas e ágeis.

Visão: Ser benchmark no mercado de consultoria contábil, com foco no cliente e no reconhecimento da importância da contabilidade na gestão empresarial, fundamentando nosso relacionamento na parceria com os clientes e no comprometimento com sua satisfação.

Valores: Responsabilidade, comprometimento, profissionalismo e qualidade no que fazemos. Respeito, harmonia e tolerância com nossas pessoas. Ética, transparência e seriedade com a sociedade.

  1. DIVERSIDADE NA SEVILHA CONTABILIDADE

A definição de diversidade pode ser entendida como o conjunto de diferenças e valores compartilhados pelos seres humanos na vida social. Este conceito está intimamente ligado aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes modos de percepção e abordagem, heterogeneidade e variedade.

O conceito de diversidade inclui todos, não é algo que seja definido apenas por raça ou gênero. É um conceito que engloba a idade, história pessoal e corporativa, formação educacional, função e personalidade. Inclui, também, estilo de vida, preferência sexual, origem geográfica, tempo de serviço na organização, status de privilégio ou de não-privilégio e administração e não-administração. (THOMAS JR., 1991).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (104.6 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com