TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de empresas de alimentação

Por:   •  6/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.136 Palavras (5 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 5

   

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Gestão de Empresas de Alimentação

Curso:

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

Questão 1 (3,5 pontos)

Leia, interprete e explique o texto a seguir através de uma pequena redação contendo no mínimo 8 linhas, destacando as principais ideias e relacionando o alimento, história, Gastronomia e Turismo.

Segundo Santos (2005), as cozinhas locais, regionais, nacionais e internacionais são produtos da miscigenação cultural, fazendo com que as culinárias revelem vestígios das trocas culturais. Hoje os estudos sobre a comida e a alimentação invadem as ciências humanas, a partir da premissa que a formação do gosto alimentar não se dá, exclusivamente, pelo seu aspecto nutricional, biológico. O alimento constitui uma categoria histórica, pois os padrões de permanência e mudanças dos hábitos e práticas alimentares têm referências na própria dinâmica social. Os alimentos não são somente alimentos. Alimentar-se é um ato nutricional, comer é um ato social, pois constitui atitudes, ligadas aos usos, costumes, protocolos, condutas e situações. Nenhum alimento que entra em nossas bocas é neutro. A historicidade da sensibilidade gastronômica explica e é explicada pelas manifestações culturais e sociais, como espelho de uma época e que marcaram uma época. Nesse sentido, o que se come é tão importante quanto quando se come, onde se come, como se come e com quem se come.

SANTOS, Carlos Roberto Antunes dos. A alimentação e seu lugar na história: os tempos da memória gustativa – História: Questões & Debates, Curitiba, n. 42, 2005, p. 11-31. 

Resposta:

De acordo com o texto, tudo aquilo que é preparado nas cozinhas de hoje e de todos os lugares do mundo, notamos uma mistura de várias culturas de diferentes grupos sociais, ou seja, nós nos alimentamos da história e dos costumes (que é uma necessidade de inclusão social), e podemos perceber o quanto a alimentação e as maneiras de comportamento estão profundamente enraizadas em nossas atitudes.

Quando o autor diz: “Alimentar-se é um ato nutricional, comer é um ato social, pois constitui atitudes, ligadas aos usos, costumes, protocolos, condutas e situações.”. Ele quer dizer que o nosso comportamento à mesa é, às vezes, mais importante do que a nossa necessidade fisiológica de comer, porque o comportamento à mesa dita certas regras que são introduzidas desde a nossa infância e os seres humanos são sensíveis a pequenos sinais e discrepâncias no que é esperado que aconteça em seu habitat. Portanto, para que uma pessoa faça parte de um grupo, deve tomar certas atitudes comuns a este grupo, no intuito de ser aceita.

Ao afirmar que a historicidade da sensibilidade gastronômica explica e é explicada pelas manifestações culturais, o autor deixa claro que a gastronomia, principalmente a gastronomia brasileira, é uma mistura de hábitos, costumes, temperos e adaptações de diversos povos e tempos.

A gastronomia é um fator de incremento turístico. Muitas pessoas viajam apenas para conhecer os pratos famosos ou típicos de determinada região com a finalidade de conhecer a história de um povo através de sua alimentação.

        

Questão 2 (3,5 pontos) 

Assista ao vídeo: “Montagem de mesas”, disponível no tópico de estudos 2 do EVA, e indique o passo a passo da montagem básica do serviço de mesa explicando seus detalhes.

Resposta: Verificar a limpeza geral da mesa e providenciar a limpeza complementar, quando necessário; efetuar o controle do alinhamento e disposição da mesa e cadeiras; requisitar junto à rouparia as peças necessárias para o serviço; forrar a mesa com o molleton e logo após estender a toalha, organizar os vincos centrais da toalha pra que fiquem bem no centro da mesa e voltados para a porta de entrada do restaurante; colocar o cobre-manchas ou napperon sobre a toalha, seguindo os mesmos passos de colocação da toalha; buscar nos aparadores ou armários, os pratos de mesa limpos e empilhados, e efetuar o polimento; efetuar o transporte dos pratos até a mesa, sobre o braço esquerdo, protegidos com a mão direita; pegar cada prato pela borda com a mão direita e distribuí-los sobre a mesa, de modo que a borda do prato fique na direção da borda da mesa e que o cliente possa ver ou ler o logotipo do restaurante; transportar os pratos para pão já polidos até a mesa, coloca-los à esquerda dos pratos de mesa, mantendo uma distância aproximada de 5 cm da borda da mesa e do prato de mesa; transportar os talheres já polidos para a mesa, com as lâminas envolvidas em um pano de serviço, a fim de evitar o contato direto das mãos; colocar as peças sobre a mesa, pegando-as pelo cabo; colocar as facas de mesa à direita dos pratos de mesa, com o corte voltado para o prato e tendo a ponta do cabo rente à borda da mesa; colocar os garfos à esquerda dos pratos de mesa; colocar sobre os pratos para o pão as facas para manteiga (se, no lugar de facas para manteiga, utilizarem-se facas para sobremesa, a posição destas deve ser a mesma das facas de mesa); transportar para a mesa, sobre uma bandeja forrada, os copos para água já polidos; colocar cada um à direita do prato de mesa na direção e rente à ponta da faca, segurando-o pela base (a borda nunca deve ser tocada); transportar os guardanapos até a mesa, sobre uma bandeja forrada; pegar um por um, utilizando talheres de serviço, como alicate, nunca com as mãos; transportar numa bandeja, saleiros e pimenteiros e distribuí-los sobre a mesa; os guardanapos de tecido devem acompanhar o padrão da toalha, podendo apresentar detalhes ou mesmo a logomarca do restaurante; eles devem ficar à esquerda dos garfos ou sobre os pratos. Em alguns países, sua colocação é a direita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (193.5 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com