TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MUSEU DE ARQUEOLOGIA SAMBAQUI DA TARIOBA

Por:   •  2/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

GUILHERME MENDONÇA DE ALMEIDA

SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS:

MUSEU DE ARQUEOLOGIA SAMBAQUI DA TARIOBA

SAQUAREMA, 2015

Jazidas de qualquer finalidade ou origem que testemunhem a cultura dos paleoameríndios, locais de pouso prolongado, cemitérios, sepulturas, inscrições rupestres, tudo isso se encaixa na definição de sítios arqueológicos.

A lei nº 3.924/61 protege os sítios arqueológicos, considerando-os bens patrimoniais da união. Segundo o IPHAN, atualmente o numero de sítios identificados chega aos 19 mil.

Museu de Arqueologia Sambaqui da Tarioba

O museu visa apresentar a cultura do homem sambaquiano que há cerca de 5500 anos habitou a região de Rio das Ostras e tem como enfoque sua distribuição espacial, características biológicas.

É um dos poucos museus de arqueologia do Brasil em que o material exposto permanece da mesma forma que foi encontrado, o Sítio Arqueológico foi mapeado em 1967 por pesquisadores do IAB (Instituto de Arqueologia Brasileira), escavações foram realizadas posteriormente, obtendo como resultado os descobrimento de vinte e uma ossadas, da quais 4 estão expostas. Estas ossadas são de grupos sambaquieiros de 7000 anos atrás.

O museu que está localizado no centro do município de Rio das Ostras, divide o espaço com a Casa de Cultura Bento da Costa Júnior também sediada no local, porém, ambos com boa estrutura e em relação ao museu, o mesmo encontra-se aberto à visitações durante quase todos os dias da semana e em horários acessíveis, sendo que para visitações em grupo, é exigido agendamento.

O sítio expõe importantíssimo acervo para pesquisa a respeito da relação do homem com o território fluminense. Sendo um ótimo atrativo turístico para pesquisadores e interessados no assunto.

Embora com ríquissimo acervo e sendo aceitas visitas, o museu peca em relação a divulgação, uma página na web seria de grande valia para expor a existência desse tesouro.

REFERÊNCIAS

Museus do Rio, disponível em: <http://www.museusdorio.com.br/joomla/index.php?option=com_content&view=article&id=88&Itemid=113>

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (58.3 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com