TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DA ARQUEOLOGIA NOS CONFLITOS DECORRETES DE OCUPAÇÕES IRREGULARES NO SAMBAQUI DA PANAQUATIRA- SÃO JOSE DE RIBAMAR- MA

Por:   •  7/5/2017  •  Resenha  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  284 Visualizações

Resenha do artigo O PAPEL DA ARQUEOLOGIA NOS CONFLITOS DECORRETES DE OCUPAÇOES IRREGULARES NO SAMBAQUI DA PANAQUATIRA- SÃO JOSE DE RIBAMAR- MA

Em “O PAPEL DA ARQUEOLOGIA NOS CONFLITOS DECORRETES DE OCUPAÇOES IRREGULARES NO SAMBAQUI DA PANAQUATIRA- SÃO JOSE DE RIBAMAR- MA” o autor descreve uma ocasião em que a arqueologia se envolveu em um conflito de reintegração de terra de um loteamento ocupado por posseiros, onde se encontrava um sitio arqueológico danificado pelos moradores da região.

As investigações no Sambaqui do Panaquatira, localizado na cidade São Jose de Ribamar, começaram graças a denuncias feitas ao IPHAN sobre exposição e danos no material arqueológico do Sambaqui, decorrente das ocupações irregulares e retirada de terra preta e conchas do local. Com o processo de vistoria do IPHAN finalizado começou, então, o processo de contatar os moradores e donos das terras da área onde se encontrava o sitio arqueológico.

De acordo com o autor uma processo foi aberto pelo IPHAN junto aos proprietários do Loteamento Costa Atlantica, local onde se encontrava a área do Sambaqui do Panaquatira, onde foram feitas negociações em relação a preservação do sitio arqueológico. O autor menciona que nessas nessa negociação também foi acordado que não seria usado maquinas na reintegrações de posses feitas no local do sitio arqueológico nem e que esse seria feito com o acompanhamento de uma técnico do IPHAN. Em nenhum momento o autor deixa claro se a retirada dos posseiros do Loteamento Costa Atlantica iniciada, naquele momento, devido a ocupação de um sitio arqueológico.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com