TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macaíba pontos históricos

Por:   •  1/6/2018  •  Resenha  •  2.094 Palavras (9 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - EAJ

ENGENHARIA FLORESTAL

EFL0342 - DESENHO TÉCNICO E CONSTRUÇÕES RURAIS - T01

FLAVO ELANO SOARES DE SOUZA 

RELATÓRIO

        O passado e o presente das construções rurais da atividade canavieira do vale do Jundiaí/RN e Ceará-Mirim/RN

                        ALUNOS:

Andressa S. Soares de Araújo

Ana Gabrielle Melo

Wenderson Matheus dos S. Soares

Macaíba/RN

Abril/ 2018

Título

[pic 1]

Alunos

Macaíba/RN

Abril/ 2018


SUMÁRIO

                                                                                                                                   páginas

  1. APRESENTAÇÃO E OBJETIVOS                                                        
  2. LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (COLOCAR O MAPA)
  3. LOCAIS VISITADOS (DESCREVER)
  1. –Solar do Engenho Ferreiro Torto em Macaíba/RN

                   (abordar os detalhes construtivos, o estilo colonial, métodos construtivos, contextualizar no tempo, e sua importância para resgate da história da localidade)

  1. –Mercado Público e Construções do Entorno em Ceará-Mirim/RN

(abordar o estilo neoclássico e as características das construções adjacentes, como a relação da influência econômica das atividades rurais na construção do núcleo urbano)

  1. – Engenho Guaporé em Ceará-Mirim/RN

(abordar o estilo colonial e caracterizar os aspectos construtivos, a forma como a construção é implantada no terreno, e o estilo arquitetônico no contexto histórico)

  1. – Engenho Verde Nasce em Ceará-Mirim/RN

(abordar as características construtivas dos engenhos de açúcar antigos, suas formas e situação, e padrões arquitetônicos)

  1. – Capelas e Ruínas da RN-160, estrada dos Engenho de Ceará-Mirim/RN

(abordar a relação das obras rurais no contexto da cana-de-açúcar do século XIX, como a disposição no terreno de capelas, engenhos, casa grande e senzalas)

  1. Usina São Francisco em Ceará-Mirim

(abordar de forma comparativa os aspectos construtivos arquitetônicos do presente com o passado, comparando a disposição dos prédios, suas formas, dimensões, e estilos, entre outras características)

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS

(abordar em relação aos itens do capítulo anterior a importância das construções rurais e seu estilo arquitetônico do passado até o presente, e como a expressão e o estilo arquitetônico das obras rurais imprime na paisagem a cultura econômica e ambiental que expressa a identidade regional)                                

  1. RECOMENDAÇÕES E SUGESTÕES

(abordar a necessidade premente e urgente da conservação do patrimônio arquitetônico rural, e de como ele pode refletir na economia local, na educação, na cultura, na arte, na harmonização da paisagem, no contexto histórico – ambiental, na identidade e referência regional dentro do contexto histórico das construções reconhecidas em campo, do passado ao presente) livre para sugestões

  1. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  2. AGRADECIMENTOS

1. Apresentação e Objetivos

O presente relatório tem como objetivo descrever a aula de campo do componente curricular Desenho Técnico e Construções Rurais do curso de Engenharia Florestal realizada no dia 23 de Abril de 2018. Essa aula teve como objetivo demonstrar todo os aspectos culturais e históricos que estão marcados no tempo através de construções rurais localizadas em diferentes locais do estado, sendo visitado apenas algumas das muitas que ainda existem, além de observar todos os estilos arquitetônicos presentes nos locais visitados.

2. LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

[pic 2]




3.0 Locais Visitados

3.1 Casa de Engenho Solar Ferreiro Torto

A casa de Engenho Solar Ferreiro Torto foi construída em 1847 pelo Cel. Estêvão José Barbosa de Moura, herdeiro do Engenho Ferreiro Torto. O engenho possui uma planta quadrangular, moldado em um estilo colonial português desenvolvido em dois andares. Em sua construção e mobiliação foram utilizados apenas materiais importados da Europa com aspectos portugueses, como por exemplo os móveis, que tinham o (em sua composição original) estilo Manuelino, estilo conhecido como gótico português tardio, que se desenvolveu no reinado de D. Manuel I. O Solar foi restaurado na década de 1980 para se tornar sede do poder executivo do município de Macaíba e em 1994 foi tombado pela fundação José Augusto, devido o seu valor histórico. Associados à história do solar, segundo o agente cultural Wedson Nunes, existem até o momento 20 lendas contadas pelos populares, sendo a mais famosa a da “Sinhazinha”, filha do senhor do engenho. Segundo essa lenda, a filha do senhor do engenho se apaixona pelo escravo de seu pai e começa a se encontrar às escondidas com ele, em um desses encontros, o seu pai, o senhor do engenho, ao chegar na varanda da casa vê sua filha conversando com o escravo, fica com muita raiva e atira em direção ao escravo. Sua a filha, ao ver a cena, se põem na frente do escravo e o tiro acaba acertando nela, que não resiste e morre, o senhor ficou com tanta raiva e fúria que mandou enterrar o escravo vivo, de cabeça para baixo, em frente a sua casa.

3.2  Mercado Público e Construções do Entorno em Ceará-MIrim/RN

O mercado público de Ceará-Mirim foi construído no ano de 1881 pelo Coronel da Guarda Nacional Onofre José Soares, senhor do engenho cruzeiro. O prédio foi tombado em 1984 pela fundação José Augusto e ainda guarda intactas as suas linhas originais, com simplicidade mas com extrema elegância. Suas fachadas, de composição simétrica, têm características neoclássicas, com frontões e platibandas coroadas por elementos decorativos. O prédio apresenta partido de planta retangular, com cobertura de duas águas. Nas fachadas principal e posterior há dois portões centrais de ferro, em vãos de arcos plenos, ladeados por óculos. As fachadas laterais apresentam, cada uma, três portões de ferro, também em vãos de arcos plenos, intercalados por óculos. As construções do entorno em sua maioria, construídas por Onofre, também possuíam características semelhantes ao do mercado público.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (209.2 Kb)   docx (434.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com