TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura em Chamas: O Incêndio no Museu Nacional

Por:   •  7/10/2019  •  Dissertação  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

Dia 2 de setembro de 2018, O Museu Nacional do Rio de Janeiro ardeu em chamas, levando 200 milhões de itens, 200 anos de historia, uma perda completamente irreversível, para o Brasil e para o mundo.

Desde 2004 vários secretários falavam que o museu corria perigo de incêndio, a parte elétrica e estrutural, por ser muito antiga, estava precisando de manutenção. Durante muitos anos o museu não recebeu de verba o que ele deveria ter recebido em um ano. O descaso do governo é tanto que vaquinhas on-line precisaram ser feitas para conseguir realizar o mínimo de amparo. O custo da manutenção do Museu Nacional era de 520 mil reais por ano, a reforma do maracanã custou o que corresponde a 2.588 anos de manutenção do museu mais importante da America Latina.

O museu não era só importante na questão de visitação da população, do lazer e da cultura. Muita gente dependia daquilo para trabalhar. Nas redes sociais muitos profissionais lamentam por perder anos de pesquisas. Coletas arqueológicas consideradas fundamentais para entender a origem dos povos americanos, gravações de conversas, cantos e rituais de varias tribos indígenas com algumas línguas já distintas, a maior biblioteca de antropologia dos pais, inúmeras pesquisas em andamento, tudo se perdeu.

Eu não sabia como estava o estado do museu, eu não sabia que ele não recebia a verba necessária, eu não sabia que ele estava em risco de incêndio, eu não sabia que ele era o maior e o mais importante museu da America latina, um dos mais importantes do mundo, eu não sabia que nele estavam itens de diversas culturas, eu não sabia de nada, e tenho certeza que muita gente também não sabia.

Não culpo o governo pelo ocorrido, mesmo sabendo seu descaso, mesmo sabendo que se cumprisse com seus deveres a tragédia poderia ser evitada, me considero culpada por ser uma brasileira que não sabia nada sobre o Museu Nacional. Que não se interessou em ver como a cultura e a história do Brasil estava sendo tratada.

E espero que daqui pra frente, possamos dar mais atenção para nossa cultura, olhar para outros patrimônios históricos que estão precisando de reformas e que não estão recebendo as devidas verbas, e cobrar, cobrar e lutar pela valorização da historia nacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (27.9 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com