TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DAS NOVAS MÍDIAS

Por:   •  31/10/2018  •  Monografia  •  3.442 Palavras (14 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 14

O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DAS NOVAS MÍDIAS

Betina da Silveira Gonçales

Graduada em Letras – Inglês[1]

Especialista em Literatura em Língua Inglesa[2]

Professora Orientadora Dra. Débora Mutter

Resumo

 A pesquisa sobre o ensino da língua inglesa através das novas mídias busca demonstrar como a tecnologia influencia positivamente no conhecimento, tendo em vista que, com os recursos que temos disponíveis nos dias de hoje, o aprendizado de uma nova língua pode se tornar divertido, através de estímulos diários que passavam despercebidos tanto pelos alunos, quanto pelos professores antigamente, seja pela falta de acesso ou falta de pesquisas relacionadas que comprovassem que o ensinar através de jogos, aplicativos, séries de televisão e músicas também são formas de adquirir conhecimento. Para a realização deste artigo, será utilizada uma metodologia bibliográfica de pesquisa e, após, uma pesquisa de levantamento, onde alunos foram entrevistados, opinando sobre como obtém seu aprendizado. Neste artigo serão apresentados brevemente esses métodos, focando, então, nos aplicativos Duolingo, Wlingua e ABA English como meios principais de ensino de língua inglesa, onde o aluno aprende através da interatividade dos sons, escrita e explora o vocabulário da língua estrangeira.

Palavras – chave

Língua Inglesa, Aplicativos, Ensino.

ABSTRACT

The research about the teaching of English as a second language through the new media seeks to demonstrate how technology positively influences knowledge, given that, with the resources we have available today, learning a new language can be fun through of daily stimuli that went unnoticed by both students and teachers in the past, or lack of access or lack of related research to prove that teaching through games, applications, television series and music are also ways to achieve knowledge. For the accomplishment of this article, will be used a bibliographical methodology of research and, after, a research with the students, where they will be interviewed, opining on how they learn English. In this article we will briefly present these methods, focusing on the apps: Duolingo, Wlingua and ABA English,  as the main means of teaching English, where the student learns through the interactivity of sounds, writing and explores the vocabulary of the foreign language.

Keywords

 English Language, Apps, Teaching.

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o intuito de demonstrar as algumas formas de aprender uma língua estrangeira nos dias de hoje, no que se refere ao uso da tecnologia. A utilização de recursos como filmes, séries de televisão, músicas e, principalmente, aplicativos para smartphones serão temas abordados ao longo desta pesquisa, demonstrando como recursos tradicionais como quadro e livros didáticos são úteis, mas estão ficando em desuso com os avanços das novas mídias. Esta pesquisa será desenvolvida com o intuito de auxiliar a trazer o conhecimento das muitas formas de aprendizado existentes através da tecnologia e que ainda não são conhecidas ou não utilizadas pela maioria dos alunos e professores.

A metodologia utilizada será, primeiramente, bibliográfica, utilizando recursos extraídos da pesquisa em obras como “Principles of Language Learning and Teaching” (BROWN, 2007) e artigos do gênero digital, como os de José Henrique Júnior, Vilson J. Leffa, Roberta P. Peixoto e Domingos S. P. Siqueira. Após a realização desta pesquisa bibliográfica, uma pesquisa de levantamento, objetiva, com alunos de séries finais do ensino fundamental para saber quais os meios de estudo que eles mais utilizam quando buscam o aprendizado rápido e descontraído da língua inglesa será realizada.

No final deste artigo, o leitor conseguirá diferenciar as novas mídias, assim como estará familiarizado com cada tipo de ferramenta de aprendizado, podendo, assim, ter a consciência de escolher qual é a abordagem mais adequada e que o estimule da melhor forma para que este consiga aprender uma nova língua.

O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NA ERA DIGITAL

A importância de utilizar as tecnologias na sala de aula

        Devido à popularização da internet e a facilidade pela qual qualquer indivíduo tem acesso atualmente, principalmente os jovens, que se tornaram extremamente tecnológicos, vivendo conectados em seus smartphones, tablets e computadores o dia todo, o professor passou a enfrentar um grande desafio para ensinar, pois todas as atividades parecem tediosas e maçantes para a juventude. Portanto, para atrair o aluno para o seu conteúdo, o professor que leciona nessa nova era, a Era Digital, precisa se reinventar todos os dias e estar sempre inserido no mundo dos jovens para conseguir atrair sua vontade de aprender de forma positiva e com uma maior facilidade essa atenção que está em falta. Segundo (Pretto, 2010, p.160) “o professor é incentivado a tornar-se um animador da inteligência coletiva de seus grupos de alunos em vez de um fornecedor direto de conhecimentos.”

Desta forma, o ensino da língua estrangeira não pode ficar estagnado em um método tradicional, onde o professor busca apenas a utilização do livro didático e quadro. Em um mundo onde temos acesso a infinitas informações apenas com um clique, é imprescindível que como educadores sempre busquemos o aperfeiçoamento profissional, para tornar o aprendizado mais interessante e persuadir os alunos a se tornarem seres críticos, que os instiguem a procurar sempre mais, tornando o professor apenas um agente transmissor desse conhecimento. Segundo Tayane Pereira, em seu artigo A importância no letramento digital nas aulas de língua inglesa:

Estudos têm mostrado a relação entre jogos de computador e aprendizado. Através dos jogos, as pessoas adquirem várias habilidades, pois eles envolvem aspectos visuais, sonoros, escritos e os jogadores interagem. Por meio dos jogos computadorizados os alunos podem ficar mais interessados e envolvidos, pois nesse espaço virtual eles são ativos, se esforçam para atingir determinados objetivos e também é possível criar e controlar situações enquanto jogam; isso pode dar aos alunos uma sensação que está associada à idéia de prazer (PEREIRA, 2011)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (244.4 Kb)   docx (83.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com