TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DE MÚSICA, CINEMA E LITERATURA

Por:   •  28/2/2018  •  Artigo  •  7.344 Palavras (30 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 30

ENSINO DA LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DE MÚSICA, CINEMA E LITERATURA

Andresa Pereira Dias[1]

RESUMO: Este artigo busca analisar o uso da literatura, da música e dos filmes no processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa. Além de procurar enumerar seus principais benefícios, consequências e deficiências. E fugir do ensino tradicional repetitivo, tentando aproximar os alunos através do conhecimento das artes e do uso real da língua e seus conteúdos gramaticais e sintáticos. E estimulá-los de forma a desenvolverem melhor o aprendizado.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino da Língua Inglesa; Música; Cinema; Literatura.

1. Introdução

O ensino da língua inglesa pode englobar diferentes abordagens, técnicas, recursos e metodologias, que variam de professor para professor, instituição para instituição, da habilidade e foco de cada um, dentre outros.

É visível o desinteresse dos discentes nas aulas de Língua Inglesa. São diversos os motivos que podem ter essa consequência e o aluno pode sentir-se despreparado, o que pode acabar gerando apatia por parte dele.

Por essas e outras razões, os docentes precisam repensar o tradicional método de ensino. É possível encontrar alguns sinais de que a metodologia utilizada não está sendo bem adotada quando há evasão escolar, notas baixas, baixo rendimento, etc.

A motivação do aluno é fator fundamental e determinante para que haja sucesso no ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira, pois é necessário envolvimento do aluno nesse processo.  A maneira como o inglês é trabalhado, pode causar desinteresse nos alunos, o que acaba resultando em um potencial fracasso naquela disciplina.

De acordo com Parente e Schneider (2013, p.1): “O professor não deve ser visto como um único detentor do conhecimento, mas sim como uma ponte, sendo seu papel discutir, desafiar, enfim, ouvir o que os alunos têm a falar”.

A Língua Inglesa tem participação presente no cotidiano, através de músicas, filmes, propagandas, lojas, etc.

Muitos desses recursos podem ser utilizados em sala de aula para desenvolver e motivar os alunos na aprendizagem de outro idioma, tais como música, literatura, filmes, séries e recursos audiovisuais de modo geral.

A questão principal deste artigo se embasa na problemática do ensino da língua inglesa, que se encontra monótono e repetitivo, o que gera desmotivação por parte dos alunos e prejudica sua aprendizagem.

A pesquisa é, portanto relevante, porque propõe o uso de ferramentas diferenciadas no aprendizado de língua inglesa, visto que estas possuem recursos que podem incentivar e motivar o aluno a realizar atividades que estimulem o uso da criatividade e da imaginação, o que certamente desenvolverá seu aprendizado.

O objetivo geral deste artigo é analisar o uso desses recursos em sala de aula, buscando trazer motivação na forma de ensino e aprendizagem da língua inglesa.

Os objetivos específicos são:

  • Evidenciar o cinema como uma ferramenta pedagógica importante no processo de ensino-aprendizagem.
  • Refletir sobre a música como um recurso facilitador e mediador no ensino de língua inglesa;
  • Destacar a literatura como recurso significativo no desenvolvimento da aprendizagem de um novo idioma.

2. Fundamentação Teórica

Para que a aprendizagem de uma língua estrangeira se torne eficiente, é necessário conhecer mais do que apenas gramática, vocabulário e pronúncia. É indispensável a capacidade de comunicar-se através do idioma aprendido, uma vez que a comunicação é o objetivo final no aprendizado de uma língua estrangeira.

O processo de aprendizagem de língua estrangeira se torna complexo devido à falta de intimidade do aluno com o idioma estrangeiro.

De acordo com Lima e Filho (2013, p. 2) o ensino da língua inglesa:

Passou por transformações ao longo do tempo devido ao surgimento de métodos que influenciaram, e influenciam até hoje, no desenvolvimento das aulas de língua estrangeira. Atualmente diferentes métodos são usados nas salas de aula e certamente nenhum professor utiliza apenas um método. Da forma como o ensino de língua estrangeira ocorre nas escolas de educação básica, o aluno não consegue adquirir habilidades suficientes para se comunicar em outra língua que não seja sua língua materna; isso ocorre porque o método utilizado pelo professor não produz um ensino significativo, pois ele geralmente se ocupa em ensinar regras gramaticais, repetições e memorização de vocábulos.

O papel de professor em sala de aula deve ser de mediador, articulador e orientador e não de poder ou dono do conhecimento. Afinal, um educador tem que ter a certeza de que os alunos aprenderam o conteúdo, por isso não deve apenas repassar conteúdos, pois do contrário o ensino se torna insignificante.

Fernandes (2007) afirma que:

O ensino de Língua Inglesa pode vir a construir e ampliar a capacidade do aluno de perceber-se como sujeito crítico, capaz de agir e transformar a realidade, oportunizando a participação coletiva e desenvolvendo o letramento crítico. A linguagem audiovisual possibilita inúmeras estratégias para o exercício de práticas discursivas. A interpretação dos sentidos previstos para um texto é o resultado de formações ideológicas e discursivas que nos constituem como sujeitos.

A forma de ensino deve fazer com que o aluno seja capaz de arquitetar suas próprias ideias, dessa forma, a ele é dada participação direta no processo de ensino-aprendizagem e como consequência possibilita a oportunidade dele comunicar-se no idioma aprendido.  

É comum dentro da educação brasileira perceber alunos desmotivados e insatisfeitos com o ensino de língua inglesa, pois os mesmos alegam que as aulas são monótonas, cansativas e repetitivas. Acredita-se que o bom resultado de um aluno deve-se ao método utilizado, por isso é necessário o uso de um método que trabalhe com situações reais do próprio cotidiano do aluno, para que ele perceba sentido naquilo que está sendo estudado. (LIMA; FILHO 2013, p. 2)

Para que haja sucesso no aprendizado, é necessário levar em consideração diversos fatores. O interesse do aluno pode estar diretamente relacionado a forma em que a língua é aprendida/ensinada. O aluno tem que estar inserido dentro do contexto do inglês, assim ele demonstrará mais interesse e motivação se a aula estiver associada a situações reais do cotidiano ou relacionada a elementos de interesse como música, livros e filmes.  

3. Metodologia

A viabilidade do estudo caracteriza-se pela pesquisa bibliográfica ao salientar a importância de utilizar ferramentas como o cinema, a música e a literatura no ensino da Língua Inglesa, resultando assim numa aprendizagem mais prazerosa e eficiente.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.9 Kb)   pdf (253.2 Kb)   docx (37.3 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com