TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Meio Ambiente

Por:   •  11/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.136 Palavras (9 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

        A questão ambiental ocupa hoje um grande espaço na sociedade,e é um tema bastante discutido nos dias atuais pois está claro que os recursos naturais são finitos e que há grandes desafios para o desenvolvimento sustentável;a preocupação com o meio ambiente tomou conta das universidades, e até mesmo das indústrias. Mas, apesar de todas as formas de conscientização promovidas por educadores, a natureza ainda está sofrendo grandes desgastes por causa da ação do homem, e os efeitos desse desgaste já podem ser sentidos no nosso dia a dia.

      Este trabalho tem com finalidade primeiramente de destacar a importância da preservação do meio ambiente e dos recursos naturais e dos grandes desafios enfrentados,devido as transformações ocorridas ao longo dos tempos até  os dias de hoje nos grandes centros urbanos,mas também busca refletir sobre os problemas ambientais e a contribuição  da sociedade para um mundo melhor.

      Possui como objetivo expor o papel do Estado,e dos cidadãos no que se refere a responsabilidade,e a postura ética profissional dos assistentes sociais buscando soluções sustentáveis ao meio ambiente como  a preservação dos recursos naturais através do intercâmbio de mecanismos de desenvolvimento limpo.

    As condições de saúde ambiental na maioria dos municípios brasileiros são muito precárias devido a deficiência ou a ausência de serviços públicos de saneamento ambiental, problema agravado, em muitos casos, pela falta de planejamento no âmbito municipal, o que tem contribuído para o desenvolvimento de ações descontínuas, que, conduzem a um desperdício de recursos.É de suma importância para a população e o poder público, desenvolver a consciência ambiental para que todos possam preservar o meio ambiente.

Desenvolvimento

Os avanços ocorridos na área ambiental para a construção da estrutura de uma política de meio ambiente, são inquestionáveis. Nos últimos anos,grande  saltos foram dados, em especial no que se refere ao fortalecimento de práticas e formulação de diretrizes que tratam a questão ambiental.

       O aparecimento do homem, passou a se refleti-se, aos poucos, no meio ambiente, alterando-lhe o equilíbrio natural, quando o ser humano necessitou das coisas da natureza,no início, praticamente era desprezável, mais aos poucos a ação humana vai afetando o equilíbrio nas últimas décadas, em razão do avanço tecnológico e do aumento  excepcional da poluição mundial, tornando-se uma ameaça ao próprio destino da humanidade.

     Os problemas ambientais atuais nos centros urbanos seriam amenizados se implantassem programas escolares que trabalhassem o tema ecologia e qualidade de vida, como reutilização dos recursos naturais, reciclagem, equilíbrio ambiental, gases e o efeito estufa, isso trabalharia a consciência das crianças para que elas se tornem adultos ecologicamente responsáveis.

    Para que os danos ambientais não atinjam maiores proporções, seria indispensável que todos se unissem e trabalhassem coletivamente. A educação ambiental será absolutamente necessária para conscientizar a sociedade e, com isso, obter a participação mais ativa da mesma.

    Além disso deveríamos conscientizar sobre o comportamento com a água que dispomos e que facilmente desperdiçamos,e que muitas vezes nao damos o valor que ela merece e nem temos consciência da proximidade de sua falta. A água é de grande importância à vida e a economia, a sua quantidade está diminuindo, por conta da escassez,do aumento da população,irrigação desertificada e poluição das fontes.

      Com a poluição a população tem problemas de saúde levando às vezes até a morte, com casos de diarréia e hepatite. Pequenas ações conscientes podem fazer a diferença, economizando a água da torneira, ou do chuveiro, estão ligadas diretamente, as ações das pessoas em seu dia a dia, ou seja, em casa ou no trabalho. Essas ações como terem cuidado para desligar a torneira ao escovar os dentes,e ao lavar a louça é exemplo de ajudar o meio ambiente e ainda ter uma economia todo mês.

       Temos vários casos de empresas que adotaram os pensamentos de sustentabilidade e passaram a colaborar com o meio ambiente, como por exemplo, a Natura que é uma das empresas pioneiras em ações sustentáveis no Brasil e que atualmente utiliza somente óleo vegetal em seus produtos e já anulando toda a emissão de carbono gerada nas operações. E esse é apenas um dos muitos exemplos que podemos citar de empresas que adotaram a política de responsabilidade social contribuindo assim para um futuro melhor e sustentável para nosso planeta.

A união da maioria dos países em prol de amenizar os problemas ambientais, resulta em políticas internas a fim de colaborar com a preservação  do meio ambiente.O grande desafio das nações é aumentar as indústrias minimizando os impactos ambientais. A fim de tornar esse objetivo concreto o Brasil, lentamente em relação à países europeus como a Alemanha toma medidas neste sentido.

Como mencionado uma das iniciativas conjuntas dos países em prol do meio ambiente foi o Protocolo de Kyoto, que fez com que as industrias utilizassem mecanismos e máquinas com menor impacto ambiental.Existe também a exigência de que empresas que pratiquem atividades possivelmente nocivas á natureza possuam um cadastro junto ao IBAMA, a fim de que este possa monitorizar melhor as ações industriais para evitar e controlar os danos.

      Foi atribuído ao Estado um importante papel na proteção ambiental. Tal papel se processa, entre outros fatores, do fato de o meio ambiente ser considerado um direito fundamental, e essencial para a manutenção do direito à vida e  a dignidade da pessoa humana.

      A primeira missão atribuída ao Estado consiste em preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e promover o controle ecológico das espécies e ecossistemas e deriva do princípio da proteção à vida, uma vez que esta depende diretamente da proteção e preservação do meio ambiente. Deste modo, na chance de degradação de um determinado ecossistema, deve-se procurar recuperá-lo, garantindo-se a preservação do meio ambiente e a manutenção da Biodiversidade.

      A participação do cidadão no desenvolvimento sustentável é indispensável, pois contribui para a melhoria e a conservação do planeta;para isso é necessária a participação coletiva, tendo início no individual, ou seja, partir do particular para o geral.

     Nesse sentido, cada indivíduo deve avaliar seus comportamentos e as possíveis consequências que eles provocam no meio ambiente e buscar seus interesses de modo que não haja grandes agressões a ele.

      A atuação de cada indivíduo parece pouco no âmbito global, porém, se todos se sensibilizarem acerca dos níveis de consumo de produtos, energia,lixo,poluição haveria bons resultados em relação a preservação ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (194.1 Kb)   docx (282.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com