TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Meio Ambiente

Por:   •  6/12/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Meio ambiente e ética

Acadêmica (o): Thauene Araújo da Penha - 2017112536

Turma: B

 

 Principais problemas ambientais em Araguaína

A poluição dos rios em Araguaína - To tem sido um dos grandes problemas do município, lixo, entulhos e até mesmo esgoto ameaçam a sobrevivência deste recurso natural que é essencial para a manutenção de córregos e rios.

[pic 2] 

Nascente na região central de Araguaína é
sufocada pelo lixo e pelos entulhos
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

    As nascentes que são de fundamental importância sofrem com tanta poluição, pois fornecem água para os córregos e rios que abastecem toda a cidade, regulam o micro clima e controlam os desastres naturais, além de serem importantes locais para alimentação e reprodução de animais silvestres.

    Os córregos urbanos e nascentes recebem constantemente lixo e esgoto, e isso impede que animais sobrevivam e desenvolvam seu papel no meio ambiente. A população é bastante afetada pela poluição das águas, o aumento de casos de doenças, a diminuição da oferta de água é alguns deles.

 

     Em Araguaína, segundo o professor e pesquisador da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Luiz Bovolato, em entrevista ao G1 pela Tv Anhaguera, a preservação das nascentes é ameaçada pelo lixo e pela ocupação das áreas próximas do curso de água. "Essa é uma questão que não diz respeito apenas ao poder público. A participação popular também é responsável por isso. Mas é necessário em conjunto uma ação do poder público, em relação à informação e a fiscalização".

   

     As nascentes dentro do perímetro urbano não são o único problema. O lançamento de lixo nos córregos e nas ruas acaba por prejudicar a cidade em períodos chuvosos. Segundo ‘’a folha do bico’’ são retirados por dia em cada setor de Araguaína, aproximadamente 300 sacos de lixo, por mês chegam a recolher 6 mil, que são levados para o aterro sanitário.

    No dia 12 de setembro de 2017 publicado no jornal ‘’Folha do Bico”, o novo projeto Olhos D’água em Araguaína tem como objetivo recuperar 50 nascentes na bacia hidrográfica do Rio Lontra até o município de Araguanã, que prevê cercamento da área das nascentes e o plantio de mas de 75 mil mudas. “O projeto prevê a implantação de cercas em um raio de 50 metros no entorno das nascentes, alem do monitoramento dessas plantas no período de cinco anos”, informou o secretário do Meio Ambiente Junior Marzola. A despoluição e recuperação de nascentes também é um dos projetos a serem desenvolvidos, promovendo também o envolvimento da comunidade na preservação desses locais, e previstos parques e áreas de preservação ambiental, além do parque Cimba.

  Como participante da sociedade araguainense, não jogar lixo nas ruas, rios e córregos, são atos que contribuem com a preservação do meio ambiente e das nascentes. Participando de projetos, movimentos e palestras que envolvem o assunto também são formas de contribuir, incentivando meus vizinhos, colegas, familiares e amigos ajudam neste processo de conscientização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (125.4 Kb)   docx (31.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com