TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Texto de Posicionamento Preliminar

Por:   •  3/2/2021  •  Resenha  •  891 Palavras (4 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1] 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA 

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Turismo

Disciplina Abordagens Teóricas do Turismo

 

 

 

Iago Machado Hufnagel Maranha

201993026 iagomachado123@gmail.com 

 

 

 

 

 

TPP – O QUE CONSTITUI UMA CONTRIBUIÇÃO TEÓRICA 

 

 

 

 

 

 

Juiz de Fora, 29 de janeiro de 2021

 

 

A preocupação central do texto é discutir o que constitui uma contribuição teórica, propondo conceitos para a discussão do processo de desenvolvimento de uma teoria, se organizando em torno de três tópicos: a) Quais são os blocos de construção para o desenvolvimento de teoria? b) O que é uma contribuição legítima e que agrega valor ao desenvolvimento de teoria? e c) Quais os fatores considerados na avaliação de artigos conceituais? Inicialmente, o autor elenca os principais elementos de uma teoria, para que seja considerada completa, sendo eles “o quê”, “como”, “por quê”, “quem, onde e quando”. Os elementos “o quê” e “como” mostram a legitimidade das teorias no sentido do que é considerado válido e o que não é, de acordo com o que o pesquisador abordou, já que tais elementos envolvem o conteúdo da teoria. No elemento “por quê”, a abordagem se diz respeito às suposições da teoria, ou seja, a lógica, ou a fundamentação sobre o assunto discutido nela. No quarto e último elemento “quem, onde e quando”, a busca por limitações nas proposições geradas de um modelo teórico é defendida, não se limitando a generalizações, e dizendo que as teorias estão relacionadas ao momento histórico em que foram produzidas.

Em seguida, no tópico “O que é uma contribuição legítima e que agrega valor ao desenvolvimento da teoria”, enfatiza o que foi dito no tópico anterior, e sugere os elementos citados nele como um grupo de critérios para se fazer julgamentos editoriais. Assim, “o que e como”, “por quê” e “quem, onde e quando” são novamente discutidos, mas em uma perspectiva de entendimento de que a contribuição das teorias não está apenas nos dados que elas trazem, na adição ou subtração de fatores, como mencionado no texto, mas naquilo que elas agregam e contribuem para o que já foi estudado.

No tópico final, nomeado de “Quais os fatores considerados na avaliação de artigos conceituais”, traz sete principais questões envolvendo as preocupações mais frequentemente consideradas pelos avaliadores de uma teoria, e se baseia nos temas tratados nos outros tópicos, envolvendo perguntas como “E daí?”, “Por que agora?” e “Quem se importa?”.

Tendo lido o texto de David A. Whetten, é possível elencar certas vantagens e desvantagens referentes ao assunto discutido. As contribuições teóricas são vantajosas na medida em que o temas propostos por elas sejam motivo de maiores estudos, tenham valores que agreguem e ajudem no avanço do tema. Além disso, as perguntas o quê e como, tratadas no texto, determinam avanços para debates específicos, definindo a validade ou não das teorias apresentadas. Não podemos esquecer, também, da absorção de conhecimento, já que para realizar certas teorias, grandes estudos são feitos em diversas áreas para se chegar em uma conclusão. Por outro lado, a eficiência em apresentar algo que atenda a todos os requisitos, seja ele por agregar, trazer novas mudanças para a ciência da área estudada, ser bem elaborado, ser um assunto de interesse da maioria, é um grande desafio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (106.1 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com