TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Campo

Por:   •  6/9/2020  •  Resenha  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 3

O trabalho de campo realizado no centro da cidade do rio de janeiro começou com a análise da antiga arquitetura de casas em pequenas ruas que faziam parte do caminho da estação do metro da Uruguaiana ate o morro da Conceição. Essas casas possuíam as datas em que foram construídas como 1906, e muitas delas após sofrerem um processo de gentrifilação, na qual foram revitalizadas e transformadas em restaurantes e bares , ficaram conhecidas por serem pontos onde o samba, cultura carioca, é famoso.

Na subida do Morro da Conceição, historicamente conhecido por junto a outros morros ser considerado um marco inicial da ocupação dos portugueses do centro do rio de janeiro, podemos observar o serviço geográfico do exercito que funciona atualmente no antigo palácio episcopal, além de varias áreas ocupada por serviços do exercito, uma vez que o morro é uma área militar. Além disso, é uma área residencial, onde algumas pessoas ainda moram e convivem com um clima que parece de interior.

Ao descer o morro da Conceição nos deparamos com a pedra do sal, local importante historicamente por ser o ponto onde o sal era desembarcado e comercializado, pois a agua chegava ate lá, além de ser um ponto onde escravos trazidos da África desembarcavam. Atualmente é considerado um local de manifestações artísticas ligadas ao samba e a cultura brasileira e africana.

Seguindo o caminho em direção ao mosteiro de São Bento, vimos as obras de revitalização da região portuária, com o projeto do porto maravilha, que tem como objetivo melhorar as condições de recepção dos turistas até a olimpíada de 2016 e esta promovendo uma valorização desta área.

Chegando ao mosteiro de são bento, percebe-se um lugar de silencio, paz e oração, onde as concepções tradicionais católicas são mantidas, como rezar as missas em latim. A arquitetura e o interior do mosteiro possuem o estilo barroco, com muito ouro, luxo, e imagens católicas. Ao redor do mosteiro de são bento as áreas comerciais possuem o nome do mosteiro uma vez que tudo pertence a eles.

O trabalho continuou através da análise do processo de urbanização do centro e da construção de prédios como o RB1. Até chegar a Candelária onde além de visitar a igreja da Candelária, que apresenta uma fachada com características barrocas e no seu interior um estilo neoclássico, mostra imagens pintadas de referencia religiosa, se comentou sobre o massacre da Candelária onde atiradores, dentre eles policiais, mataram moradores de rua muitas crianças , que dormiam ali. Outra característica interessante da igreja da Candelária é o fato de ter sido construída virada para a Baía de Guanabara que era a principal entrada para o rio, o que demonstra uma preocupação com quem vem de fora.

A construção de avenidas também foi analisada, além do crescimento e avanço das mesmas. Exemplo disso foi a avenida rio branco que oi construída com 2 faixas e bulevares e hoje tem quatro faixas além de possuir calçadas largas e constituir hoje uma grande via de circulação . Além disso, as casas e cortiços deram lugar a grandes prédios comerciais

Caminhando em direção a Lapa, centro cultural e turístico do rio de janeiro, passamos por um complexo de prédios históricos e culturais, de arquitetura clássica e bela, dentre eles o teatro municipal, o museu de belas artes, a câmara municipal, e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (32.2 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com