TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Turismo e Geografia

Por:   •  13/10/2019  •  Resenha  •  4.741 Palavras (19 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 19

Índice

0. Introdução        3

1. Tema        4

1.1. Delimitação do Tema        4

1.2. Problematização        4

1.3. Justificativa        5

1.4. Objectivos        5

1.4.1. Geral        5

1.4.2. Específicos        5

1.5. Perguntas de Pesquisa        6

1.6. Procedimentos Metodológicos        6

1.6.1. Tipo de Pesquisa        6

1.6.2. Instrumentos de Recolha de Dados        7

1.6.3. Universo e Amostra da Pesquisa        7

2. Fundamentação Teórica        9

2.1.Conceito de Turismo        9

2.2.Actividade Turística        9

2.3. O turismo enquanto uma prática cultural        10

2.4. Definindo aculturação        13

3. Cronograma das Actividades        17

3.1. Orçamento das actividades        17

4. Bibliografia        18

Anexos 

0. Introdução

Somente há pouco mais de meio século, pesquisadores da área de Ciências Sociais mostraram-se motivados a estudar o turismo, o que para Barreto (2003), afirma ser um paradoxo. O turismo, e todas as actividades que envolve, constitui-se essencialmente pelo deslocamento de pessoas e pelo contacto entre elas.

Apesar de demonstrar uma preocupação excessiva com a aculturação, com os impactos que certas formas de turismo provocam especialmente o cultural e o étnico, com as supostas relações assimétricas estabelecidas a partir da relação “turista-anfitrião”, e com as possíveis descaracterização e comercialização das culturas, estas tem vindo a ser mal percebidas pelos praticantes do turismo.

O presente trabalho tem como tema actividade turística como um processo de aculturação, estudo com residentes na localidade de Zalala, distrito de Quelimane, visto que o turismo é essencialmente um fenómeno social, sendo portanto, cultural.

Sucede que ao apresentarmos como a cultura e o turismo estão entrelaçados, percebemos o turismo enquanto uma prática cultural, cujos surgimento e desenvolvimento se deram em um momento específico, carregando traços de sua época; ainda apresentamos a actividade turística como o encontro de pessoas de localidades distintas os interrelacionamentos.

Legitima-se a abordagem do tema pelo facto do turismo estar sob o prisma económico, de um lado, nesta proposta trataremos o turismo sob perspectiva de construções culturais, sendo importante porque primeiro, por fazer parte de um contexto histórico e cultural a partir do momento que se insere no cenário da sociedade moderna; e depois, por ser extremamente social, por proporcionar o encontro entre culturas distintas.

Quanto a estrutura o projecto apresenta-se em dois capítulos, onde o primeiro para além da introdução, compõem a delimitação do tema, a problematização, a justificativa, os objectivos e as questões de pesquisa. O segundo capítulo expõe a fundamentação teórica, no final o cronograma, orçamento e referências bibliográficas.

1. Tema

Actividade Turística como um Processo de Aculturação: Caso de Estudo Localidade de Zalala-Quelimane

1.1. Delimitação do Tema

O trabalho limita-se a investigara Actividade Turística como um Processo de Aculturação: Caso de Estudo Localidade de Zalala – Quelimane, no distrito de Quelimane, na província da Zambézia.

O estudo enquadra-se na linha de pesquisa ambiente e desenvolvimento sustentável, a linha da pesquisa virada para estudo dos aspectos sociais em diferentes manifestações e de territorialização e organização da produção de actividades, sobretudo o estudo das actividades turísticas.

1.2. Problematização

A ideia de aculturação associa-se a de efeito de demonstração, um processo no qual os turistas e as coisas associadas a eles tornam-se modelos para os anfitriões. No âmbito dos impactos socioculturais, SANTANA (1997:91) distingue entre o aspecto social, no qual ocorre uma "mudança mais imediata na qualidade de vida e o ajuste mais imediato nas comunidades de destino", e os aspectos relativos ao impacto cultural ou aculturação turística, que se referem às "mudanças a longo prazo nas normas sociais, na cultura material e nos padrões, os quais irão emergindo gradualmente em uma relação social comunitária.

Tais impactos culturais estenderse-iam às formas culturais animadas, como festas e cerimónias religiosas; às formas de cultura reflectidas na vida diária, como a língua e, finalmente, sobre as formas inanimadas que abrangeriam a cultura material.

Tendo em conta que a actividade turística tem suas repercussões positivas e negativas na sociedade. O presente estudo pretende avaliar a Actividade Turística como um Processo de Aculturação tendo em conta que a identidade não deve ser considerada como uma essência. Assim, a identidade cultural está directamente associada à uma ordem de construção dada no processo histórico de uma sociedade, facto que não se verifica no seio da comunidade em estudo.

Nesse contexto, a globalização actua como principal factor contemporâneo de influência e transformação de povos, e da cultura. Contudo, face a essa situação olhando a actividade turística como um processo de aculturação perante estas constatações levanta-se a seguinte questão: Como a actividade turística influência no processo de aculturação dos nativos da localidade de Zalala?

1.3. Justificativa

Partindo do pressuposto que o turismo apresentar-se-ia como factor de aculturação ou desenvolvimento quando pessoas representando diferentes culturas ou sociedades entram em contacto e mudança. O interesse pela pesquisa, deveu-se pelo facto de termos abordado nas aulas da cadeira de sociologia do turismo não só também quando abordava-se da Actividade Turística como um factor de Aculturação.

Dai que surgiu a necessidade de abordar este tema que de uma forma poderá despertar a possível atenção aos exploradores e a população local sobre os ganhos que surgiram com o desenvolvimento desta actividade pois essa pesquisa terá uma grande relevância a nível social porque vai ajudar a população a perceber melhor da importância da actividade turística que constitui como um catalisador para o desenvolvimento e melhoria das condições de vida.

Releva-se a pesquisa visto que encontramos um conceito de cultura alargado que permite compreender a complexidade dos fenómenos que ocorrem quando do contacto entre culturas distintas, dai a necessidade de explicar a sofisticação e contribuir na esfera académica. Socialmente a pesquisa ira permitirá luz da Antropologia, como a cultura deve ser entendida, olhando pelo facto desta ser a “rede de significados” que nos guia, essencialmente dinâmica e constantemente reconstruída, independente dos contactos estabelecidos com o outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.1 Kb)   pdf (220.3 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com