TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento e Organização do Turismo

Por:   •  21/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 4

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO TURISMO

Licenciatura em Turismo - AD2 2019.1

Tutora Presencial: Márcia Cavalcanti Moreira

Aluna: Maria do Carmo Barreto de Oliveira  -  

Matrícula: 16215100027 - Polo: Saquarema

Título do artigo:

Análise das Metodologias de planejamento e organização do turismo segundo os principais autores brasileiros.

Autores:

Jaqueline dos Santos Silva Bacharelanda em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil. Bolsista de Iniciação Científica/Reuni/UFRN, Brasil.

Kerlei Eniele Sonaglio Professora do Departamento de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil.

Objetivo geral do artigo:

O objetivo geral do artigo é abordar o planejamento turístico, suas  metodologias e organizações com a finalidade de expor os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças, dissenções e similitudes, debatendo e ampliando o cenário nacional do turismo, para que possam ser utilizadas na realidade das destinações turísticas.

Principais ideias do texto (no mínimo 1 página, no máximo 2):

As principais ideias do texto expõe a necessidade da contribuição do planejamento turístico no desenvolvimento e na organização do turismo através de uma pesquisa eletrônica e bibliográfica, os autores abordam a importância das práticas de metodologias que apontam as qualidades e defeitos no cenário nacional do turismo. A primeira etapa da pesquisa os autores buscaram sites  na internet acessando várias livrarias com obras do Turismo, na segunda etapa a pesquisa bibliográfica necessária para fundamentação do assunto abordado, e na última etapa foi realizada uma análise com o método SWOT, para que fosse possível uma avaliação sobre as metodologias de planejamento e organização do turismo.

Foi abordado os métodos de planejamento turístico de vários autores, cada um expondo de maneira clara e objetiva os aspectos relevantes para um conhecimento detalhado para aprimorar o turismo nacional. A primeira autora expõe o planejamento turístico de longo, médio e curto prazo, seus objetivos  e a importância da aplicação de todas as fases ao longo do processo turístico. O segundo autor expõe quinze ideias para o modelo de plano de desenvolvimento turístico, esses planos integram diversos fatores que influenciam direta e indiretamente a atividade turística.

O terceiro autor, aborda o planejamento estratégico buscando definir os objetivos gerais, estabelecendo as diretrizes e normas, indicando a direção que a organização deve seguir, já o planejamento tático, transforma os objetivos gerais em específicos e as diretrizes e normas em ações no âmbito administrativo. Os dois próximos autores apresentam propostas que proporcionam ao planejamento turístico, uma confiabilidade dos dados, para eles o diagnóstico tem três atores distintos, a situação da comunidade, a pesquisa da oferta e a pesquisa da demanda, usando a cartografia como instrumento agregador de informações, projetando cenários futuros com mais precisão executando um planejamento turístico com prevenção de falhas, buscando corrigir  em tempo hábil, minimizando os impactos negativos e irreversíveis, promovendo resultados eficientes.

Seguindo com a exposição de mais dois autores, vimos que a cartografia é essencial no desenvolvimento e no planejamento turístico, tornando essa ferramenta eficiente na atividade turística, a próxima autora expõe que a atividade turística está presente no planejamento das pessoas, podendo assim ser utilizado no processo de planejamento turístico de um local, com resultados que indicam satisfação da população, ela apresenta três planejamentos, o preventivo, o corretivo e o misto, destaca ainda cinco principais fases no processo de planejamento.

Correlação com os conteúdos da disciplina de POT (mínimo 1 página):

A correlação do artigo com os conteúdos da disciplina de Planejamentos e Organização do Turismo, é que os dois fazem uma análise em comum, todos os objetivos expostos pelos autores estão diretamente ligados na parte que diz respeito ao processo de desenvolvimento turístico. São estudos que foram pesquisados e analisados para mostrar as metodologias, etapas e processos que consiste nas aplicações de práticas que devem ser tomadas por todo trade turístico. Várias fases de processo devem ser analisadas para que o planejamento turístico se desenvolva de forma ordenada, possibilitando uma oferta de informações sobre metodologias estratégicas com planejamento adequado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (96 Kb)   docx (656.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com