TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projecto de Investigacao Sobre Residuos Solidos na Vila da Manhica

Por:   •  27/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.701 Palavras (11 Páginas)  •  868 Visualizações

Página 1 de 11

       

Elvira Yolanda Faiane Benete

4º Ano

Faculdade de Ciências da Terra

Estágio Técnico Profissional

                                                               

Licenciatura em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Comunitário com Habilidades em Ecoturismo

UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA

Maputo

2016

INDICE                                                                                                                                  Pag

INTRODUÇÃO……………………………………………………………………………….1

  1. TEMA………………………………………………………………………………….2

2.  PROBLEMATIZAÇÃO………………………………………………………….…….2

3. HIPÓTESES……………………………………………………………………….…….2

4. JUSTIFICATIVA………………………………………………………………….….…3

5. OBJECTIVOS………………………………………………………………………..….4

5.1 OBJECTIVO GERAL………………………………………………………………....4

5.2 OBJECTIVO ESPECIFICO…………………………………………………………...4

6. METODOLOGIA……………………………………………………………………….4

7. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA …………………………..…………………………5

8 DESCRIÇÃO DO PROJECTO. ………………………………...………………………6

9. CRONOGRAMA DAS ACTIVIDADES………………………………………………8

10.BIBLIOGRAFIA………………………………………………………………………9

INTRODUÇÃO

O presente projecto visa fazer um estudo acerca do tratamento de resíduos sólidos no Conselho Municipal da Vila da Manhiça proporcionando uma visão mais detalhada sobre as formas de recolha e finalidade do lixo doméstico produzido pelos Munícipes e iniciativas que promovem a sustentabilidade ambiental.

O processo de tratamento de resíduos sólidos constitui uma actividade que objectiva a manutenção da saúde pública e urbana da Vila da Manhiça, promovendo um Município limpo e o tratamento adequado do lixo produzido pelos utentes da Vila. Constitui uma prática usada em todos os Municípios do Pais e inclui várias etapas desde a recolha do Lixo, o transporte e o depósito na Lixeira Municipal.

Deste modo, o presente Projecto pretende buscar todas as políticas e directrizes veiculadas pela Camera Municipal no que concerne as formas de tratamento de Lixo, os meios usados na sua recolha e no processo de aproveitamento de alguns resíduos julgados recicláveis.

  1. TEMA

Tema: Tratamento dos resíduos sólidos na Vila Municipal da Manhiça, 2016.

  1. PROBLEMATIZAÇÃO

Moçambique encetou uma revolução no domínio dos RSU (Resíduos Sólidos Urbanos) com a implementação de sistemas de resíduos sólidos com particular enfoque para o Lixo produzido a nível dos Municipios e encerrando lixeiras inventariadas, cobrindo integralmente o País com adequado tratamento dos resíduos produzidos. Os sistemas de tratamento de RSU, municipais, assentam em modernas estruturas de recepção, e compactação de resíduos para posterior deposição em alvéolos do respectivo aterro sanitário, drenando e tratando-se os lixiviados produzidos.

Nos últimos tempos tem se verificado no Distrito de Manhiça e Província de Maputo em geral, a questão do saneamento torna-se numa temática que preocupa não só as instâncias sanitárias, mas as Instituições em geral, desde as educativas, as privadas ate a Sociedade Civil. Enumeras vezes, os meios de comunicação social e Activistas em Saúde Publica tem feito campanhas de sensibilização das massas populares para o uso e tratamento correcto do Lixo domestico como forma de prevenção da propagação de doenças, Por outro lado, a manutenção de uma Vila limpa tem levado as comarcas municipais a enveredarem por um concurso para apurar a Vila mais nobre e limpa.

O Distrito da Manhiça, tem como sede a Vila da Manhiça, está dividido em seis postos administrativos, dentre eles: Manhiça Sede, Xinavane; 3 de Fevereiro, Calanga, Maluana e Ilha Josina Machel. Este distrito possui 13 localidades.

Deste modo, a Vila da Manhiça é constituída por um Governo local, bem estruturado com uma autonomia económico e financeira limitada caracterizada por alto poder de auto-subsistência e geração de renda para o desenvolvimento de infra-estruturas: o Conselho Municipal da Vila da Manhiça.

É sobre a Vila Municipal sedeada neste distrito que o presente trabalho ira debruçar-se, buscando perceber os mecanismos usados pelas instâncias municipais no que concerne ao tratamento dos resíduos sólidos recolhidos nesta zona autárquica.

Deste modo, o presente projecto pretende procurar respostas para algumas questões-chave que irão nortear a presente pesquisa, entre as quais:

  • Quais são as formas de tratamento dado ao Lixo doméstico produzido pelos Munícipes da Vila da Manhiça?
  • Quais as práticas de reciclagem mais adoptadas nesta Camera Municipal?
  • Que tratamento especializado é dado ao Lixo Hospitalar?

  1. HIPÓTESES

Uma vez que os problemas causados pelos resíduos sólidos são tão velhos quanto a humanidade, apesar de nos primórdios não haver grandes problemas a resolver porque o homem era nómada, havia muito espaço e o número escasso. Entretanto começaram a sedentarizar-se, formando as tribos, vilas e cidades e é precisamente esta característica já milenar gregária do homem, que traz consigo problemas de ordem ambiental, pois não havendo conhecimentos e, por conseguinte, hábitos de higiene, os rios e lagos são poluídos com esgotos e resíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (197.2 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com