TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO INFORMAÇÕES GERAIS

Por:   •  15/8/2019  •  Dissertação  •  989 Palavras (4 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

INFORMAÇÕES GERAIS

Dados do Aluno

Nome: Iasmim de Assis Pajeu

Curso: Serviço Social

Universidade: Universidade Paulista

Modalidade de Estágio: Extra Curricular ( Não obrigatório)

E-mail: Iasmim667@gmail.com

Relatório referente ao período de: Agosto a Dezembro

ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO

Coordenador de estágio do curso: Leda Santana de Oliveira Noleto

Supervisor (a) do local de estágio: Ana Clara Gomes Azevedo Leitão Carvalho

Unidade: Tênis Sesc, Palmas/TO

INTRODUÇÃO

O presente relatório visa apresentar as experiências vivenciadas no estágio extracurricular em Serviço Social no Tênis Sesc, no setor da Assistência, tendo como supervisora de campo a profissional em Serviço Social Ana Clara Azevedo.  

Este relatório apresenta de forma breve, simples e objetiva sobre o Serviço Social do Comércio (SESC), bem como seus eixos de atuação e mais especificamente sobre a Unidade do Tênis Sesc, elencando os objetivos e as modalidades de esportes ofertada. Trazendo como recorte ainda, a Assistência Social com suas responsabilidades e atribuições, bem como os projetos sociais desenvolvidos, e as atividades cotidiana.

Em forma de tabela, apresenta as atividades que foram desenvolvidas do mês de agosto a dezembro de 2018, e logo após é discorrido um pouco mais sobre as referidas atividades, bem como as experiências obtidas no referido estágio.

O referido estágio já aqui citado, é tido como não obrigatório, mas complementar a formação acadêmico-profissional, caracterizando como uma atividade que privilegia a relação teoria-prática, e assim possibilitando de forma mais ampla a aproximação entre o acadêmico e o fazer profissional do Assistente Social.

O campo de estágio se configura como local de aprendizado da prática profissional, momento de refletir a teoria sobre a prática, e ainda, de descobertas dos mais diversos conhecimentos no campo social. A partir desse estágio, pode-se perceber de fato como é o trabalho do Assistente Social em uma instituição de caráter privado e a sua atuação profissional, pois obteve experiências entre os princípios éticos-político, teórico-metodológico e técnico-operativo.

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

O Centro Esportivo Tênis Sesc está localizado no Jardim Aureny III, na região sul de Palmas – TO, foi inaugurado dia 23 de novembro de 2007. O Tênis Sesc funciona como um polo para a popularização da modalidade de esporte denominada tênis de mesa entre a comunidade carente, no qual são beneficiados os moradores desta região.

A referida unidade trouxe mais opção de lazer a população, permitindo o acesso a várias modalidades esportivas, como a hidroginástica, futebol, judô e natação, e o tênis contando também com uma academia para a prática de musculação e treinamento funcional.

As atividades do Sesc se divide em cinco eixos, dentre eles está a educação, a saúde, a cultura, o lazer e a assistência, sendo esta última responsável por contribuir para a melhoria das relações e condições no trabalho, na família e na comunidade, promovendo e incentivando o desenvolvimento de grupos sociais, contemplando o Trabalho Social com Idosos, Projeto Saúde na Escola e o Projeto Ver para Aprender.

As políticas de Assistência do Tênis Sesc realizam várias atividades recreativas, como o esporte, lazer, cultura e inclusão em geral. Desenvolve também projetos sociais tais como o Projeto Carrossel para crianças e adolescentes de sete a doze anos e o Grupo Sesc Vida Ativa para pessoas a partir de 60 anos, composto por 70 idosos que acontece uma vez por semana nas quartas-feiras no período vespertino, e o Coral Vida Ativa, com 8 idosos, acontece sempre nas tardes das segundas-feiras.

O Trabalho Social com os Idosos (TSI) é realizado há 11 anos, e tem permitido aos idosos a colaboração no desempenho do valor social dos mesmos, incentivando a socialização, o acesso à reconstrução de sua imagem e autoestima. São oferecidos aos idosos, atividades como, oficinas, palestras, passeios, viagens, bailes, atividades físicas, jogos para estimular a memória, bingos e eventos para celebrar datas comemorativas.

Sobre o Projeto Ver Para Aprender que é uma das atribuições da Assistência do Tênis Sesc, destaca-se que este é uma iniciativa do Departamento Nacional do Sesc. E tem como visão contribuir na promoção da saúde visual e a prevenção de problemas oculares mediante a constituição de alianças intersetorais direcionadas à sistematização de ações educativas em saúde no espaço escolar, à formação de monitores para a realização de triagem de acuidade visual e ao encaminhamento de medidas de recuperação da saúde ocular.    

O Projeto Saúde na Escola que também é sob a responsabilidade do referido setor, é um projeto que tem por objetivo instrumentalizar professores para lidar com os principais aspectos ligados à problemática das DST/HIV/AIDS, saúde sexual e reprodutiva, formando multiplicadores de prevenção na escola.

PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES

Agosto/2019

07/08: Comemoração do dia dos pais e aniversariante do mês;

      14/08: Academia e Palestra sobre a importância da Higiene Bucal;

21/08: Palestra sobre aleitamento materno;

28/08: Baile do Grupo Vida na Unidade do Tênis Sesc as 18h;

Setembro/2018

05/09: Academia e roda de conversa;

10/09: Roda de conversa com a psicóloga Camila com os homens as 15h;

12/09: Atividade física e dinâmica;

17/09: Filme com grupo de mulheres as 15h;

19/09: Passeio no flutuante e oficina da memória;

       26/09: Bingo e comemoração dos aniversariantes dos meses de agosto e setembro;

       06, 13, 20, 27/09: Oficina de artesanato.

outubro/2018

01/10: Filme com grupo de mulheres as 15h;

03/10: Academia e dinâmica;

10/10: Atividade cancelada;

17/10: Roda de conversa sobre a prevenção do câncer de mama e atividade física;

19/10: Passeio no clube paraíso das aguas, saída as 9h do Tênis Sesc;

24/10: Roda de conversa "Cidadania e o Exercício dos Direitos da Pessoa Idosa";

25/10: Baile no Centro de Atividades. (Saída as 17h30);

31/10: Bingo e Atividade física;

04, 11, 18/10: Oficina de artesanato.

Novembro/2018

07/11: Academia e oficina da memória;

14/11:  Academia e roda de conversa e dinâmica;

21/11: Roda de conversa do projeto saúde na escola;

28/11: Comemoração dos aniversariantes dos meses de outubro, novembro e dezembro e amigo secreto;

08 e 22/11: Oficina de artesanato.

Dezembro/2018

05/12: Baile de encerramento a definir horário

Férias do grupo Vida Ativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (87.2 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com