TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA: CIRCUITO PENEDO DE CINEMA 2017

Por:   •  14/11/2017  •  Resenha  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal de Alagoas – Campus Arapiraca – UE Penedo[pic 1]

Curso de Sistemas de Informação – Gestão de Processos de Negócios

Professor: André Almeida

Estudante: Tiago Silva Costa   Nota: ________

RESENHA CRÍTICA: CIRCUITO PENEDO DE CINEMA 2017

O Circuito Penedo de cinema se trata de um evento que acontece como uma forma de junção de três importantes iniciativas do meio audiovisual e cinematográfico alagoano, que são a Mostra Velho Chico de cinema ambiental, que é realizado em parceria com o comitê da bacia hidrográfica do São Francisco e que busca criar um debate e reflexão a respeito da preservação dos mananciais aquíferos, o Festival de cinema brasileiro, que reúne participantes de todo o pais e que busca reproduzir ou recriar os antigos festivais de cinema de Penedo, os quais tinham visibilidade nacional, e o Festival de cinema universitário de Alagoas realizado pela UFAL em parceria com instituições publicas e privadas, com o objetivo de divulgar trabalhos cinematográficos feitos por instituições de ensino superior de todo o país.

O circuito em si, busca fomentar os trabalhos audiovisuais com uma vasta programação que durante 6 dias reuniu participantes, visitantes e profissionais a fim de propiciar a cidade e ao público em geral experiências inovadoras e criativas de profissionais e aspirantes que colocaram seus trabalhos a mostra em uma competição e amostras itinerantes. O evento contou também com bate papos com organizadores, mesa redonda com profissionais da área, bate papo com atores de renome nacional que retratam suas experiências e explicam a importância de eventos desse tipo, várias oficinas voltadas a áreas especificas, entre outros.

Ao meu ver, o evento é uma iniciativa bastante plausível quando se pensa na preservação da arte audiovisual. Os trabalhos apresentados pelos participantes, bem como as obras que foram apresentados em amostras demonstram o profissionalismo e dedicação dos envolvidos, bem como dos “futuros profissionais” da área. O evento possui sim capacidade de crescimento e maior notoriedade nacional a cada edição que passa. Penedo é uma cidade histórica, porém eventos desse tipo não tem ainda a grandiosa visibilidade que merecem, (talvez por falta de atenção por parte dos que trabalham na gestão dessa área) mas a cada ano o evento se torna inovador e ganha seu espaço no cenário alagoano e nacional.

As pessoas (muitos estudantes universitários) demonstraram sua grande capacidade criativa e desejo de inovarem na área. Seus trabalhos apresentados provam isso. É esse tipo de aspiração e iniciativa que a cidade histórica de Penedo necessita. Pessoas que se arriscam, inovam e constroem seus trabalhos a partir de experiências vivenciadas em suas vidas acadêmicas, social e profissional. A cultura da cidade precisa de fato ser fomentada e mantida como uma prioridade, e eventos como o circuito de cinema propicia exatamente isso, incentivando o pensamento criativo, a preservação da cultura, a expansão de cenário do cinema alagoano, universitário, bem como a preservação de áreas ambientais através das reflexões propostas no evento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (69.4 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com