TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REVISÃO LITERÁRIA ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

Por:   •  3/12/2018  •  Bibliografia  •  1.093 Palavras (5 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 5

REFERENCIAL TEÓRICO

Amostra histórica

Profissão é um termo caracterizado como um exercício habitual de uma pessoa. Antigamente não era motivo de inquietação para a sociedade, pois nossos antepassados executavam diversas tarefas como: caça, pesca, plantio, entre outras; apenas com a finalidade de sobrevivência da espécie. (RODRIGUES & JACOBY, 2013 apud KRAWULSKI, 1998).

De acordo com as mudanças acometidas nas diferentes civilizações o direcionamento profissional era designado de acordo com a família de origem de cada cidadão, o trabalho ainda era pouco valorizado e visto como desagradável, e era designado de acordo com a linhagem familiar e social de cada indivíduo. (RODRIGUES & JACOBY, 2013 apud OLIVEIRA, 2006).

As autoras Rodrigues e Jacoby (2013) citando Lassance e Sparta (2003) afirmam que a produção e consumo cresceram consideravelmente gerando ocupações ainda mais cansativas após a Terceira Revolução Industrial, surge então a orientação profissional, com o intuito e encaixar os trabalhadores de acordo com suas aptidões. Entretanto nesse período ainda não levava em consideração a auto realização das pessoas.

O processo de escolha profissional é um aspecto que faz parte do desenvolvimento e das vivências do sujeito, de acordo com gratificação e realização, faz com que sintam-se satisfeito e encorajados a entregar resultados e mantê-los. (RODRIGUES & JACOBY, 2013 apud LASSANCE E SPARTA, 2003).

O desenvolvimento dessa prática orientadora no Brasil chegou com influências europeias, norte-americanas e latino-americanas, com técnicas psicométricas e psicossociais. O instituto de Seleção e Orientação Profissional foi criado no Brasil no ano de 1947. Através de estudos e pesquisas desenvolveram trabalhos inicialmente com a classe média alta, e formaram os primeiros especialistas da área da psicologia em orientação vocacional. (RODRIGUES & JACOBY, 2013 apud ABADE, 2005).

Orientação Vocacional

Orientação vocacional caracteriza-se por comportamentos que visam a busca por informações profissionais sobre si ou o ambiente. Os autores Magalhães et al. (1998) que estudaram desenvolvimento de carreira afirmam que a decisão de seguir determinadas áreas profissionais constituem um processo que inicia-se na infância e termina na entrada da vida adulta (apud 1998 CRITES, 1974). Tais abordagens se interessam com as habilidades e métodos utilizados para a tomada de decisão (MAGALHÃES et al. 1998, apud OSIPOW, 1990).

Estudos apresentam que um indivíduo que detém um “self” integrado desenvolve em suas buscas maiores eficácias, compromissos e iniciativa na conquista de suas metas, consequentemente somando melhores resultados (MAGALHÃES et al. 1998, apud ROBBINS & TUCKER, 1986).

Para um entendimento focado no processo de aconselhamento do sujeito faz-se necessária a seleção de informações básicas de suas habilidades, interesses e vivências para direcionar competentemente a profissão mais adequada (MAGALHÃES et al. 1998, apud OLSON et al. 1989).

Significâncias na decisão profissional

Considerando os aspectos que podem influenciar de maneira positiva ou negativa a escolha de um adolescente e sua orientação vocacional continua sendo principalmente o ambiente familiar, dessa forma estudos realizados com adolescentes comprovaram que filhos de pais empregados apresentam maiores interesses e investimentos em sua carreira profissional, enquanto do contrário pouca motivação quando de pais desempregados (SOBRAL et al. 2009, p. 10-22).

Na mesma concepção identificou-se que pais frustrados com suas ocupações projetam negatividade na busca de emprego de seus filhos, onde os mesmos desenvolvem baixa auto-estima em si, e no mercado de trabalho que já é muito competitivo (SOBRAL et al. 2009, apud GALAMBOS & SILBEREISEN, 1987). Por outro lado aqueles filhos que veem em seus pais satisfação com seus empregos tem em si sentimentos mais elevados de bem-estar (SOBRAL et al. 2009, apud BARLING et al. 1998), e atitudes positivas relacionadas a busca de um emprego, uma maior competência no âmbito acadêmico, inteligência emocional e otimismo com sua decisão profissional seja seguir a dos pais ou uma diferente (SOBRAL et al. 2009, apud NEBLETT & CORTINA, 2006).

Propósito da Orientação Vocacional

Considerando todas as afirmações já citadas devemos ainda ressaltar a fase na qual os adolescentes estão inseridos, onde é cheia de grandes mudanças em diversos aspectos, emocionais, biológicos e sociais. Período onde estão findando os traços mais acentuados de suas personalidades e necessitam ainda escolher caminhos que a priori serão “pro resto de suas vidas” (ALMEIDA & PINHO, 2008).

Na visão de Almeida e Pinho (2008) um adolescente frente a escolha profissional não é encarada simplesmente como aptidões e interesses, contudo como ele se identifica no meio social onde está inserido, e suas dificuldades. A decisão de escolher um curso superior ou uma profissão já é resumidamente difícil e quando se estar cercado de incertezas, torna-se ainda mais delicada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (97.4 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com