TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estágio supervisionado II

Por:   •  5/3/2017  •  Artigo  •  1.817 Palavras (8 Páginas)  •  630 Visualizações

Página 1 de 8

                                                                                                                         [pic 1][pic 2]

LICENCIATURA EM TURISMO

ALESSANDRA BEATRIZ CHANTRE DA SILVA

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Rio de Janeiro

2016/02

ALESSANDRA BEATRIZ CHANTRE DA SILVA

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

 [pic 3]

Tutora Regente:

Mônica Mello

Matrícula aluna estagiária:

14116100056

Rio de Janeiro

2016/02

INTRODUÇÃO

O presente relatório tem como objetivo         relatar o período cumprido de estágio supervisionado II, realizado no estabelecimento educacional CIEP Alberto Pasqualini, localizado na Rua Cilon Cunha Brum, S/N – Paciência, Rio de Janeiro, contribuindo com as atividades pedagógicas juntamente com a tutora-regente Mônica Mello, o meu relacionamento com os alunos e as minhas impressões a cerca da gestão escolar.

O período de realização de estágio ocorreu entre os dias 26/09/2016 a 26/10/2016, conforme a planilha de comprovação de carga horária cumpridas na escola parceira, que está anexada a esse relatório.

Este relatório final de estágio II foi constituído de 50 horas divididas em sala de aula com turmas do 8º ano do ensino fundamental 2 e nas dependências da escola. O CIEP atende a alunos de classe baixa e média, nos níveis entre o segmento do ensino fundamental, ensino médio (formação geral), educação especial e educação de jovens e adultos, divididos nos turnos da manhã, tarde e noite.

Estagiei nas turmas 1801 e 1803 as terças e quartas feiras, observando e avaliando os alunos, as atividades realizadas por eles e a professora Mônica, que me auxiliou e instruiu no decorrer do estágio, onde tive a oportunidade de ter um contato mais próximo com os alunos por meio de exercícios, avaliações e atividades que apliquei na sala de aula.

DESENVOLVIMENTO

A regente-tutora, professora Mônica, leciona na disciplina de História, me passou orientações relativas aos procedimentos em sala de aula, de material utilizado na disciplina e os conteúdos abordados. Pude ir vivenciando as orientações na prática em sala de aula.

A professora Mônica tem um vínculo de amizade e respeito com os alunos e é sempre bem recebida, o que vejo como muito importante para o bom resultado do aluno ter esse relacionamento com o professor.  Embora algumas vezes a professora precise fazer ajustes no conteúdo programático para se adequar a rotina de frequência que atrapalha no desenvolvimento do aprendizado dos alunos que chegam atrasados podendo só assistir a partir do segundo tempo de aula.

Todos os alunos receberam da escola no início do ano letivo o material didático, como livro, caderno, lápis, caneta, borracha, apontador, etc. O livro é do Projeto Araribá História, é usado pela professora que complementa com exercícios.

Percebo que a professora juntamente com a escola cumprirem a função social e a vinculação com questões sociais, valores democráticos e novas tecnologias, voltados diretamente para a formação plena do aluno, respeitando a sua vivência, assim como também suas habilidades e a bagagem trazida de sua vida familiar e da comunidade em que está inserido.

Diante do período de estágio na escola parceira observei uma grande carência do apoio público no aspecto geral da escola, como a manutenção do espaço, mesmo com o grande empenho da direção, falta material básico como papel higiênico, alimentos para o preparo das refeições, profissional qualificado para compor o quadro de merendeiras, professores e principalmente é visível a insatisfação salarial dos professores, que praticamente retiram recurso próprio para repor material como folha A4 e outros. O assunto mais comum nas reuniões era as possíveis greves e paralisações da categoria, que é assustador nos dias atuais ser uma alternativa de ter o mínimo de dignidade para o profissional de educação.

As turmas que acompanhei durante o estágio tem uma questão que as difere, que é o comportamento. A turma 1801 é composta por alunos mais calmos, mais participativos, que atendem mais rápido ao posicionamento da professora e na turma 1803, tem um grupo de alunos com mais idades do que o normal para estarem cursando o 8º ano, que varia de 16 a 18 anos. Esse grupo é aquele dos alunos mais agitados e menos participativos. Esses alunos costumam matar aula para jogar bola na quadra da escola ou mesmo nem aparecem na escola, a professora disse que é uma triste realidade e a diz como normal. Os pais já foram comunicados diversas vezes, já foram aplicadas advertências e nada adiantou. Esse é um fato preocupante, pois os alunos acabam passando para o ano seguinte sem aprender de fato ao conteúdo.

ATIVIDADE DE CO-PARTICIPAÇÃO

  • Dia 26/09/2016: Reunião pedagógica com lançamento das notas; onde foi discutido sobre avaliações, sobre a metade e frequência do bimestre e o desempenho de cada turma. Lancei notas no sistema e percebi como o sistema é lento. Pude observar o comportamento dos professores em relação ao rendimento dos alunos e vi certo desanimo por parte deles, pois tem muitos alunos com dificuldades e ainda assim tem um baixo número de frequência.
  • Dia 29/09/2016: Apresentação do coral dos alunos; elaborado pelo professor de música e participei na organização da ordem das turmas para a apresentação. As músicas eram conhecidas e de acordo com a faixa etária da turma. O professor Marcus de música me informou que o coral serve para trabalhar a coordenação rítmica e a disciplina dos alunos. A apresentação foi avaliativa com nota para o 3º bimestre.
  • Dia 11/10/2016: Atividade Didática; tarefa proposta de AD1, que apliquei sob a supervisão da regente tutora. Escolhi o tema quatro O movimento abolicionista, que pude abordar sobre a escravidão negra no Brasil e seus desdobramentos. Pedi que fizessem a leitura do tema e em seguida passei atividade de pesquisa das referidas Leis outorgadas da época e também exercícios no quadro para que copiassem no caderno. Os alunos foram avaliados por mim com o auxilio da professora Mônica, através do seu rendimento com os exercícios e contou com 20% da nota do 3º bimestre, que foi somada com até 80% de rendimento do aluno na prova. Tive um bom retorno com interesses da turma com a atividade e obtive uma participação de interação com a matéria, o que me deixou muito feliz e satisfeita com o resultado.
  • Dias 14/10/2016 e 17/10/2016: Aplicação de avaliação; co-participei da aplicação avaliativa de provas juntamente com a regente tutora, em 3 tempos para cada turma e ainda assim notei que alguns alunos, tiveram dificuldades de terminar a prova nesse tempo.
  • Dia 18/10/2016: Correção das avaliações; tive oportunidade de auxiliar a professora Mônica na correção das provas tanto da turma 1801 e 1803, que obtiveram na sua grande maioria notas satisfatórias.
  • Dia 26/10/2016: Atividade de aula; auxiliei a professora em sala de aula com a turma 1803, na aplicação de atividade onde foi pedido pela professora para a turma fazer um relatório (redação) sobre os imigrantes no Brasil que relatassem pontos positivos e negativos da imigração e em que influenciou nossa vida nos dias atuais.

REUNIÕES COM REGENTE TUTOR

  • Dia 26/09/2016: Reunião com a regente tutora, professora Mônica; Dentre os professores que estavam presentes na reunião pedagógica a professora Mônica foi a que convidei a estar me auxiliando e ela muito solicita me recebeu com carinho e muito atenciosa. Mostrei todas as tarefas que eu precisava cumprir até o final do estágio e para a atividade didática, ela me pediu que preparasse uma aula sobre a unidade 8 do livro didático. Brasil: Da Regência ao Segundo Reinado, com um dos temas que eu escolhesse.
  • Dia 05/10/2016: Conselho de Classe; Pude assistir e fazer anotações sobre os assuntos debatidos, como, notas das avaliações, indicações de alternativas que garantem o sucesso do processo de ensino e aprendizagem e as definições de como a escola e os professores iram se posicionar dali a diante. Vi o conselho de classe como uma oportunidade interdisciplinar uma vez que é reunido professores de diversas disciplinas, porém percebi que em maior tempo o conselho se deu através de muitas queixas e foram pautadas as mais sérias para serem apresentadas aos pais e responsáveis na reunião para entrega dos boletins do 3º bimestre.
  • Dia 22/10/2016: Reunião de pais e responsáveis – entrega de boletins do 3º bimestre; A reunião começou na quadra da escola com a exibição de um vídeo motivacional, que está disponível no you tube, “Educação e Vida” , que aborda a forma de ensinar respeitando as diversidades encontradas na escola e buscar formas para o aprendizado sem estar preso ao conteúdo maçante de decoreba do passado. Ao final da exibição do vídeo a diretora Patrícia, fez alguns comentários sobre a importância para o aprendizado a participação dos responsáveis na educação em conjunto com a escola. Foi levantado questões de horário de entrada, devido a grandes atrasos, ao número de alunos faltosos, das notas baixas e principalmente a questão da indisciplina por parte de alguns alunos. Alguns professores tiveram a palavra na reunião, podendo citar a didática educacional usada em sala de aula e da importância de se obterem bons resultados. Após cada professor ficou responsável pela entrega de boletins divididos por ano nas salas, os responsáveis foram conduzidos a sala específica e eram debatidos assuntos referente ao aluno e feita a entrega do boletim.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Percebi que a escola pode contar com a participação ativa da maioria dos responsáveis e juntos buscam resolver as questões e desafios da realidade escolar para obter uma educação de qualidade junto aos alunos.

A gestão escolar se preocupa com a estrutura curricular, incorporando o novo paradigma no desenvolvimento das competências à nova organização curricular, seguindo orientações dos Núcleos Conceituais Básicos e os Princípios Norteadores, Parâmetros Curriculares e na Lei de Diretrizes e Bases, nas Leis, Decretos e Resoluções Estaduais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (162.8 Kb)   docx (193.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com