TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Livro Meios de Hospedagem, autora Mariana Aldrigui

Por:   •  8/6/2021  •  Resenha  •  2.787 Palavras (12 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 12

Leonara dos Santos da Silva
Universidade Federal Delta do Parnaíba
leonara@ufpi.edu.br

RESENHA DESCRITIVA

ALDRIGUI, Mariana. Meios de hospedagem / Mariana Aldrigui. – São Paulo: Aleph, 2007.

DADOS SOBRE O AUTOR

 Mariana Aldrigui Carvalho é bacharel em Turismo e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Atualmente, é docente do bacharelado em Lazer e Turismo, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, tendo atuado também em instituições como ISCA Faculdades e PUC Minas. Além disso, desenvolve pesquisas em turismo e hospitalidade, especialmente ligadas à área de Educação e Hotelaria. É coautora do livro Análises regionais e globais do turismo Brasileiro, além de ter atuado como tradutora e revisora de obras ligadas ao turismo, hotelaria e eventos, para as editoras Roca e Manole. Seu envolvimento com a hotelaria e a hospitalidade nasceu com sua experiência nas redes Caesar Park e Blue Tree Hotels, onde pôde vivenciar muito do que ensina hoje.

DADOS SOBRE A OBRA

O livro tem como proposta a abordagem de setores e equipamentos fundamentais dos meios de hospedagem, assim como os fatores que contribuem para o bom funcionamento dessa atividade. Observa-se que o foco principal da escritora é transmitir conceitos e dados sobre os meios de hospedagem, assim como, atentar o estudo desse setor a qual possui necessidade de planejamento, investimento e criatividade. Com isso, percebe-se que a leitura não implicará somente aos termos técnicos e noções operacionais.

RESUMO DA OBRA

O presente estudo origina-se pelo setor dos meios de hospedagem e relata a hospitalidade e meios de hospedagem em sua evolução histórica sobre os serviços prestados, assim como, as tipologias, formas de administração e classificações da hospedagem. A autora relata que as profissões mais promissoras no Brasil estão envolvidas à hospitalidade e ao turismo, sendo possível acompanhar o crescimento do setor através dos dados e notícias a qual reforçam a teoria de Aldrigui.

Ao decorrer do livro a autora aborda os assuntos de hospitalidade, turismo e meios de hospedagem com foco nos infindáveis serviços que o Brasil possui onde serve de dados a qual contribuem para novos olhares e investimentos no país. Aldrigui questiona o que é turismo e nos traz a definição de acordo com a OMT (Organização Mundial do Turismo), a qual compreende-se turismo pela atividade em que as pessoas realizam suas viagens e estádia em lugares diferentes do local em que reside tendo como propósito a permanência um ano ou de uma semana, com motivações de lazer, descanso, negócios entre outros; essa percepção da autora traz a ideia de que o turismo é um fenômeno diversificado que possui características infinitas.

A leitura dos capítulos iniciais traz o esclarecimento sobre o que é um meio de hospedagem, a qual pode ser confundida com hospitalidade onde a autora diz que a confusão se dá por muitas vezes ser feita uma comparação com os equipamentos utilizados de hospedagem, concluindo que o estudo da hospitalidade é um caminho mais amplo onde cita as grandes escolas especializadas no setor: a francesa e a americana. Podendo ser acompanhado no quadro anexado ao livro.

A prestação dos serviços turísticos é uma das mais lucrativas no Brasil, o setor abriu diversas oportunidades de emprego de forma indireta e direta o que contribui para o desenvolvimento de regiões e cidades que se utilizam da matéria prima turística. Observa nesse capítulo a importância em que os serviços possuem e como contribuem para melhoras a qualidade de vida em determinados locais as áreas a expansão dos negócios em hospedagem fazem com que o setor tenha uma posição importante perante a economia no Brasil.

A autora aponta a importância dos serviços de hospedagem, assim como a capacitação da mão de obra de quem está a ofertar os serviços de hospedagem a qualidade é um dos fatores cruciais para o funcionamento da prática turística. Ela traz para debate a dificuldade e os desafios enfrentados pelos gestores de hospedagem em lidar com seu produto a qual é considerado intangível, ou seja, compreender que seu produto diferente dos bens duráveis afeta a experiencia do cliente a moda que impacte a imagem do seu negócio, pois não a possibilidade de troca; destacando que as experiencias estão para além das estruturas físicas, sendo importante também as pessoas que prestam os serviços e neste caso dependem da empatia entre prestador e consumidor no entanto não se pode controlar a forma como se transmitem os sentimentos, uma vez que cada cliente tem a sua forma de compreender os serviços.

Para quem atua em um mercado onde possua saturação de determinado serviço turístico se sobressai os que buscam por melhorias no seu estabelecimento, ou seja, investir na qualidade dos produtos e serviços prestados. O turismo é um produto a qual o cliente adquiri sem que se possa experimentar ou ter garantias, sendo necessário o ato de adquirir aquele determinado serviço com a finalidade de reunir experiencias que sejam suficientes para o seu feedback logo após o gestor poderá avaliar se seu estabelecimento possui características que agradem os clientes, assim como observar as falhas, sugestões e a necessidade de capacitação de mão obra operante.

Na amplitude histórica em que a autora aborda observa-se os eventos de mais impacto para a hospedagem a qual contribuíram para seu desenvolvimento a nível nacional, assim como internacional. O turismo é um setor existe desde os primórdios da civilização humana com isso temos relatos nas civilizações romana, persa e grega a atividade não envolvia lucro e ficou marcada por ser um hábito de gentileza o cidadão abria a sua casa com intuito de acolher, e muitas das vezes permitia o pernoite daqueles viajantes garantia alimentação e asseio sem cobrar nada por este gesto, sendo assim considerada por muito tempo como um ato de caridade.

A partir da linha histórica presente no livro, compreende-se que ao passar dos anos as viagens evoluíram e as pessoas começaram a deslocar-se por possuírem diferentes motivações, porém as viagens com a finalidade de negócios, ganhou força as possibilidades de importação e escambo envolviam a hospitalidade por dar início as primeiras cobranças pelos serviços prestados, levando-se em consideração o poder aquisitivo de cada cliente. Com a expansão de alguns impérios muitos dos serviços que se encontra no turismo surgiram pelas peregrinações, e com isso muitas invenções foram desenvolvidas para melhorar a forma em que as pessoas se deslocavam como por exemplo as carruagens puxadas por cavalo a qual eram capazes de percorrer um longo percurso por um período mais curto, logo após essa ideia e com a modernização surgiram as estradas de ferro e outros equipamentos que comportavam mais pessoas que tinham por motivação deslocar-se para outras localidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (143.8 Kb)   docx (59.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com