TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

Por:   •  3/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.492 Palavras (6 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 6

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

SENAI TELÉMACO BORBA

CURSO TÉCNICO EM MECÁNICANICA

ANDERSON DE JESUS RODRIGUES

CRISTIANO DE JESUS LOPES

DAILON PINTO DE CARVALHO

JOÃO ARNALDO ANTUNES

JULIANO JOSÉ OLIVEIRA ALMEIDA

LEANDRO NASCIMENTO DA SILVA SERAFIM

GUINDASTE ARTICULADO

Telêmaco Borba

2017[pic 3]

ANDERSON DE JESUS RODRIGUES

CRISTIANO DE JESUS LOPES

DAILON PINTO DE CARVALHO

JOÃO ARNALDO ANTUNES

JULIANO JOSÉ OLIVEIRA ALMEIDA

LEANDRO NASCIMENTO DA SILVA SERAFIM

GUINDASTE ARTICULADO

[pic 4]

                                                                                                                

Telêmaco Borba

2017[pic 5]

Introdução

Guindaste e uma ferramenta extremamente usada nas indústrias para movimentação de cargas sendo utilizada para aplicações de duas 2 a 3 toneladas (mínimo) até quinhentas toneladas se tornou uma ferramenta indispensável para indústria por ex: indústria automotiva, siderúrgicas, em portos etc.

Alguns fatores principais de funcionamento de um guindaste:

  • Sistemas de mobilidade vertical;
  • Sistemas de mobilidade horizontal;
  • Material confeccionado;
  • Cabos utilizados, sistemas mecânicos;
  •  Simulação de carga, movimentamos a lança para vertical com máxima

 Inclinação, porem devemos considerar a carga a ser içada.

“O primeiro guindaste surgiu na idade antiga e foram inventados pelos gregos, eram movimentados por homens e animais sem nenhuma ajuda de cabos de aço”.

Com o tempo foram aperfeiçoados nos portos, descarregamentos de construções das embarcações, hoje em dia os guindastes são fabricados de ferro fundido e cabos de aço, roldanas e operado por uma pessoa de forma pratica e segura. Em todos os setores e preciso falar de segurança, para evitar que algum incidente ocorra, uma peça simples como cabo de aço deve atender as normas técnicas.

O estudo tem como foco um guindaste articulado, montado sobre o solo ou até mesmo sobre uma caminhonete cuja energia para seu funcionamento, quando fixada sobre o solo a energia fornecida será por meio de uma tomada de energia 1b27V ou 220V, quando fixada sobre uma caminhonete a energia será gerada através acendedor de cigarro do veículo com uma carga de 12V. Sabe se que este tipo de equipamento é facilmente encontrado no mercado, apenas para altas capacidades de carga, caracterizando alto custo, para empresas que trabalha com cargas menores seria um custo maior, necessidade de um veículo maior. Em virtude disso o objetivo é estudar a possibilidade de

Fabricação de equipamento semelhante ao do mercado, com elevação de cargas menores, com menor custo.

Por conta disso nosso projeto tem como foco um mini guindaste com capacidade de elevação e movimentação de cargas de até 100 kg, com dimensões de ................. Fácil locomoção, adaptação com o objetivo de facilitar o trabalho em oficinas

2. REVISÃO BIBLIOGRAFICA / GUINDASTE

2.1 GUINDASTE

Guindastes são equipamentos de içamentos e movimentação de cargas tanto no sentido horizontal como vertical. Muitos são utilizados na indústria, canteiros de obras, plataformas, portos e outros setores que necessitem de movimentação de cargas pesadas. Os primeiros guindastes foram inventados na idade antiga pelos gregos e tinham como principal meio de funcionamento homens ou animais. Com o passar do tempo e o desenvolvimento intelectual do homem e das ferramentas usadas na época, começou-se a utilizar engrenagens movidas por tração humana, com isso a carga de içamentos passou a ser um pouco mais pesada. Atualmente o guindaste é constituído normalmente por uma torre equipada com cabos e roldanas que é usada para movimentação de cargas. Além de serem equipados com os mais altos níveis de tecnologias, sendo equipados até com sistemas de controle wireless. A Figura 1 representa uns dos guindastes mais modernos do mundo, sendo que essa variação de guindaste apresenta até cabine sediada. (FORTES, 2010).

  [pic 6]

                                                     Figura 1: Guindaste com Cabine. Fonte: (FORTES 2010)

 Nas plataformas de exploração de petróleo o guindaste é o principal mecanismo de movimentação de cargas. Fazendo uma analogia como sendo a plataforma offshore o corpo de um homem, o guindaste seria o coração desta. Por esse motivo muitos especialistas consideram esse equipamento crítico,

pois a sua inoperância pode causar grandes prejuízos de produção, abastecimento da plataforma e principalmente prejuízos financeiros. Nas plataformas, os guindastes são responsáveis por toda movimentação de carga que exceda a capacidade humana de transporte. Suas atividades variam de acordo com a necessidade presente, podendo ser uma simples movimentação de carga, organização do convés, movimentação da sonda, retirada de cargas do rebocador ou transportes de passageiros em operações de “transbordos”. Tendo em vista o grau de importância de um guindaste numa plataforma, planos de controle, operação e principalmente planos de ISSN: 2446-6778 – REINPEC –  manutenção são de extrema importância pois uma manutenção inadequada pode ocorrer problemas como paradas de produção, prejuízos financeiros e em casos mais graves podem custar vidas humanas. Por isso, existe a necessidade de conhecimento a fundo desse equipamento, seguir os planos de controle e operação e, principalmente, o de manutenção à risca, obedecendo cada etapa do plano conforme os intervalos definidos. (ROLIN, 2009)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (162.3 Kb)   docx (169.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com