TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA SEGURANÇA PÚBLICA

Por:   •  10/5/2018  •  Artigo  •  4.444 Palavras (18 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 18

REDE DE ENSINO

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

NA SEGURANÇA PÚBLICA.

CIDADE

2018

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

NA SEGURANÇA PÚBLICA.

Trabalho de Conclusão de Curso Gestão em segurança pública, realizado sob orientação do(a) prof.,.....

CIDADE

2018

        

À minha família, por sua capacidade de acreditar е investir em mim. Mãe, o sеυ cuidado е dedicação deram, еm alguns momentos, а esperança para seguir. Pai, a sυа presença significou segurança е certeza de qυе não estou sozinha nessa caminhada.

AGRADECIMENTOS

  • A Deus por ter me dado saúde e força para superar as dificuldades;
  • A esta instituição de ensino, seu corpo docente, direção e administração que oportunizaram a janela que hoje vislumbro um horizonte superior, eivado da acendrada confiança no mérito e ética aqui presentes;
  • Ao meu orientador Diego, pelo suporte no pouco tempo que lhe coube, pelas suas correções e incentivos;
  • Aos meus pais, pelo amor, incentivo e apoio incondicional;
  • E a todos que direta ou indiretamente fizeram parte da minha formação, o meu muito obrigado.

“É o afastamento, por meio de organizações próprias, de todo perigo, ou de todo mal, que possa afetar a ordem pública, em prejuízo da vida, da liberdade, ou dos direitos de propriedade do cidadão. A segurança pública, assim, limita as liberdades individuais, estabelecendo que a liberdade de cada cidadão, mesmo em fazer aquilo que a lei não lhe veda, não pode ir além da liberdade assegurada aos demais, ofendendo-a”.

Plácido Silva

,

RESUMO

A segurança pública e a tecnologia estão cada vez mais interligadas, sendo que a tecnologia tem sido usada como forma de controle de espaços públicos e privados. O presente trabalho versa sobre as tecnologias de informação e comunicação e a sua empregabilidade na gestão da administrativa e operacional da segurança pública, onde há uma evidência muito grande em nosso dia-a-dia, considerando que está é uma das principais necessidades da nossa sociedade. O propósito é propor e incentivar a inovação e a empregabilidade constante das tecnologias da informação e comunicação na segurança pública e também realizar críticas construtivas a casos concretos onde estas estão sendo utilizadas de forma não adequada. A metodologia utilizada foi de pesquisa à internet, doutrinas, notícias e entrevistas. Os resultados apresentados foram alcançados através de pesquisas, onde se conclui que as tecnologias oferecem muitas possibilidades de maior eficácia, eficiência nos órgãos e instituições que labutam em objetivos próximos. Dessa forma, compreende-se que as organizações que tratam com a segurança pública devem ser dotadas de tecnologia de ponta, com o que há de mais moderno, assim como devem também acompanhar todo e qualquer avanço tecnológico, ou seja, devem passar por inovações constantes, isso porque a globalização facilita a atualização e a utilização das novas tecnologias por parte dos criminosos, dado isso a importância de que sejam feitos investimentos pesados na área da computação (hardware e software) na segurança pública, importantes recursos na produção, análise e disseminação de conhecimento, visando a integração das organizações de segurança pública em benefício da sociedade.

Palavras Chave: Segurança Pública; Tecnologia; Investimento.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO............................................................................08
  2. SEGURANÇA PÚBLICA............................................................11
  3. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO............14
  1. Conceitos.....................................................................14
  2. A evolução...................................................................15
  3. A utilização..................................................................15
  4. As tecnologias como ferramentas de gestão operacional da segurança pública.....................................16
  1. CONCLUSÃO.............................................................................18
  2. REFERÊNCIAS..........................................................................20
  3. ANEXOS.....................................................................................21

INTRODUÇÃO

A globalização é impiedosa, além de manter a população atualizada com relação às tecnologias da informação e comunicação, ela permite, na área da segurança pública, que os criminosos também busquem, através do acesso imediato à informação, uma atualização e porque não dizer, uma mudança, uma nova forma no seu modo de atuação e também na prática de novos crimes, principalmente aqueles que envolvem o crime organizado e porque não dizer transnacional, daí a necessidade que os gestores desta área têm de inovar, de buscar novas formas de atuação, tanto na esfera administrativa como na operacional e, nada é mais importante do que buscar esta inovação nas tecnologias de informação e comunicação, para modernizar a gestão e com isso impulsionar as suas atuações de expressão ao crime, com a prática de uma repressão qualificada, isso para que possam dar uma resposta rápida à sociedade, que tanto necessita por segurança nos dias atuais. Haja vista, que sem segurança não há desenvolvimento.

 A chegada das tecnologias de informações e comunicações, sobretudo a partir da década de 1990, mudou e continua mudando os paradigmas de funcionamento das organizações sejam elas públicas ou privadas.

Através da organização das atividades, tende a se alterar de forma profunda, num movimento no qual os princípios que estabelecem o que é ou o que não relevante, mas estarão ao mesmo tempo em transformação. Ou seja, isso significa que conflitos haverá, bem como incertezas, riscos de fracasso e também grandes oportunidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.9 Kb)   pdf (266.1 Kb)   docx (83 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com