TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas de gestao

Por:   •  13/4/2015  •  Resenha  •  1.720 Palavras (7 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 7

-Identificação

Nome: Bruna Corrêa Vieira

RA: 1299889729

Matéria: EAD em Tecnologias da Gestão

Professor tutor: Abner Jacinto Braz

-Algumas técnicas e exemplos de Gestão, para o sucesso de sua empresa.

- Introdução

Seis Sigma  
Um sistema abrangente e flexível para alcançar, sustentar e maximizar o sucesso empresarial. Seis Sigma é singularmente impulsionado por uma estreita compreensão das necessidades dos clientes, pelo uso disciplinado dos fatos, dados e análise estatística e pela atenção diligente à gestão, melhoria e reinvenção dos processos do negócio.   
Seis Sigmas é uma letra grega usada para medir o desvio padrão de uma população sigma em qualidade é usado para a quantia de dados   que insere-se nos requisitos dos clientes.Quanto maior o sigma do processo melhor serão os produtos e serviços ou menores serão os desperdícios; defeitos.
Pande, Neuman e Cavanagh (2001) apontam três estratégias na filosofia Seis Sigma,são elas:
  * Estratégia de melhoria do processo: ou seja, desenvolver soluções com a intenção de eliminar os problemas de desempenho sem interferir na estrutura básica do processo;
  * Substituir parte ou todo processo, por um processo novo;
  * Documentar os processos e gerenciá-los com medições em todas as etapas;
Aguiar acredita que os Seis Sigmas promove uma mudança na cultura da empresa, pois após sua implantação a empresa modifica seu posicionamento em relação aos problemas e também a sua forma de tratá-los de identificá-los.

-Exemplo de empresa que teve sucesso adotando o Seis Sigma:

Abílio tinha uma mercearia que era do pai dele, que também tinha uma padaria e administrava o negócio, mas não estava satisfeito,  pois tinha o sonho de ser professor.
Na infância de Abílio quando ele tinha três anos o pai dele abriu uma mercearia, quando completou 15 o pai dele já tinha uma padaria e três lojas de doces. Mas Abílio não estava contende  tinha o sonho de ser professor. Decidiu estudar fora do país para concretizar seu sonho. Mas seu pai teve a idéia de abrir um supermercado e assim acabou deixando para estudar mais tarde, abrindo um supermercado com seu pai.

Com o passar do tempo, começou a perceber a importância do estudo para uma melhor conscientização da sua empresa. Assim foi para os EUA estudar e assim ter uma base em economia para melhor entender os investimentos e lucros de seu negócio, pois sabia que sempre tem que estar em busca de mais conhecimento, assim estando à frente de seus concorrentes.

Quando retornou quis continuar com supermercado, logo após abrindo um em Portugal, só que precisava de mais conhecimentos na área de técnica, pois estavam falindo. Logo após surgiu uma outra oportunidade de comprar outro supermercado, mas neste fizeram uma estratégia de marketing onde uniram os dois supermercados.

Só que mais uma vez Abílio acabou interessado em outro assunto, agora na política em Brasília, desfocando- se um pouco   área de técnicas  em 89 seu pai o chamou e disse para fazer alguma coisa pois ele já não era mais o mesmo. Dificuldades financeiras começaram a surgir da sede da Beline primeiro mercado, daí se iniciou um plano de recuperação e reestruturação. Cortaram gastos, renovaram funcionários e o  principal puseram foco e determinação, começando tudo novo, novamente e assim uma virada em seus negócios. Eles não queriam ser os maiores, mas sim, os melhores, tinham o objetivo que a empresa sempre teria que ser melhor que ontem.
A gestão dentro das empresas é um fator essencial para o sucesso e obtenção máxima de aproveitamento, redução de custos e obtendo lucro dentro da empresa, pois é o gestor que vai administrar todo o processo da entidade, interagir, criar estratégias, pois é ele  também conhecido como administrador. É o administrador que representa a empresa e ele que deve administrá-la rumo ao seu objetivo, é ele que vai estimular a equipe de trabalho, que vai usar a criatividade,  seu conhecimento as experiência vividas.E como dizia no livro texto ele deve ser orientado pela visão e missão da empresa.
A pessoa a ser escolhida para esse cargo deve ser uma pessoa capacitadas bem instruída,  íntegras com princípios e ações bem feitas, pois uma má administração pode levar a falência a empresa.
Analisando os conceitos estudados sobre o que é gestão e os papéis do gestor e fazendo uma comparação com o vídeo da história de Abílio Diniz pudemos perceber que ele desde de pequeno,  já via o pai trabalhar no ramo alimentício pois seu pai tinha uma mercearia, que mais tarde por volta dos seus 15 anos se tornou em três doceira, mas que ele até então, não se sentia atraído por aquele ramo ,pois queria sair estudar fora do país e se tornar professor,ele apenas foi se interessar,  quando o pai dele propôs, que eles abrissem o primeiro supermercado e ai até então
não pararam mais de crescer houve quedas mas conseguiram se reerguer.  Ele tinha esse papel de gestor da rede de supermercados e entendia do assunto,  pois desde criança ele já tinha contato então tinha experiência,  conhecimento. Para ele o importante não é ser  o melhor e sim melhor em qualidade em atendimento, com certeza esse é um foco e um objetivo da empresa que ele deixa bem claro.
Ele soube como um gestor saber a hora em que precisava-se mudar e tomou essas decisões tendo foco e objetivo principal da empresa que era vender seus produtos alimentícios com qualidade.
Ele cortou gastos quando necessário,  renovou seu quadro de funcionários fazendo uma reestruturação, sabendo agir no momento certo e recuperar sua empresa que estava indo mal. Assim demonstrando claramente o papel do gestor, pois ele defini os objetivos da empresa, ele busca estar atualizado com as mudanças, ele faz um planejamento e muda quando necessário, pois  hoje de uma simples mercearia se tornou uma grande rede.

-5S

 É uma ferramenta de gestão desenvolvida na década de 50 pela Toyota no Japão, e é muito utilizada na área de qualidade que tem como objetivo conscientizar, motivar e mobilizar toda empresa, ou seja, desde a área conhecida como chão da fabrica até os acionistas para que se alcance a qualidade total através da organização e da disciplina no local de trabalho.
Os 5S são palavras japonesas, abaixo o significado de cada um dos 5S:

*Seiri: senso de utilização, que corresponde a eliminar o que é desnecessário, separando-o do que de fato é necessário. Exemplo: Separar os documentos que serão realmente utilizados dos que não usamos, dos que não são necessários na tarefa do dia. 
*Seiton: senso de organização, que significa colocar em ordem, guardando de forma ordenada tudo que é necessário;
*Seiso: senso de limpeza que significa eliminação dos desperdício;
*Seiketsu: senso de higiene que significa asseio, padronização;
*Shitsuke: senso de ordem mantida que significa disciplina, com o cumprimento rigoroso de tudo que foi estabelecido;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (55.5 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com