TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma verdade inconveniente

Por:   •  15/9/2017  •  Resenha  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 3

Autora: VANESSA VASCONCELOS DE LIMA

RESENHA CRÍTICA

GORE Jr., A. A.; Uma verdade inconveniente. [Filme-vídeo]. Produção de Lawrence Bender, Laurie David e Scott Z. Burns, direção de Davis Guggenheim. Estados Unidos, 2006. 100 min, DVD, color, 35 mm.

O filme/documentário é apresentado pelo ambientalista e ex-vice Presidente dos Estados Unidos Al Gore, onde ele exibe uma série de dados para comprovar a correlação entre o comportamento do ser humano e a emissão de gases na atmosfera. Em decorrência da má utilização dos Recursos Naturais, resulta no aumento do aquecimento no planeta, o que tem gerado um aumento na ocorrência de fenômenos naturais extremos como: mudanças climáticas em todo o planeta, tempestades, furações, tufões, terremotos, inundações, secas, derretimento das geleiras do Ártico. De acordo com Al Gore o aquecimento é causado pela intensificação do efeito estufa, devido à grande concentração de gases como dióxido de carbono, metano e o óxido nitroso que resultam principalmente, do desmatamento e da queima de combustíveis fósseis.

Esse aumento da temperatura terrestre trás graves conseqüências para o planeta. O que acontece é que os raios de sol transpassam a fina camada da atmosfera atingindo a superfície da terra e retornando, porém devido ao aumento dos gases, a camada da atmosfera está cada vez maior impedindo a saída do calor, e assim o retendo. Esse calor pode influenciar fortemente as chuvas e secas, afetando as plantações e florestas, pode resultar na migração de animais e seres humanos e no risco de extinção de várias espécies animais e vegetais.

Um grande risco mencionado por Al Gore é o derretimento das geleiras na Antártida. O derretimento já ocorre há milhares de anos por um lento processo natural mas está de intensificando devido ação desordenada e inconsequente do homem. Com a calota de gelo derretendo, está sendo elevado o nível dos oceanos e no ritmo em que está ocorrendo, no decorrer dos anos as águas devastarão várias áreas litorâneas pelo mundo.

Diante dessa problemática, o documentário traz à tona um questionamento: ainda existem pessoas que duvidam sobre os reais efeitos que o Aquecimento Global pode causar ao mundo? Al Gore diz que muitas não acreditam que o aquecimento global pode causar tantos danos ao planeta, as pessoas pensam que o planeta é muito grande e assim os efeitos só ocorrem em algumas partes. Muitos outros defendem a ideia de que o aquecimento é de ordem natural, já que acontece desde a origem da terra. O Ambientalista denomina esses de “céticos do aquecimento”, pois é importante ressaltar que por mais que esses fenômenos tenham acontecido há muito tempo atrás, eles não ocorriam na mesma intensidade de hoje.

Al Gore tenta conscientizar as pessoas de que, há algo errado está acontecendo uma vez que eventos naturais não deveriam acontecer com tanta freqüência. Por isso ele viaja o mundo e através de suas palestras, tenta chamar a atenção das pessoas para esse assunto.

Precisamos de uma mudança nas nossas atitudes, desde a educação primária à reeducação dos adultos. Os hábitos devem ser modificados, é necessário um freio ao capitalismo e um cuidado maior com o meio ambiente. Cada país tem a sua política

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com