TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VANTAGENS COMPETITIVAS DOS BARES E RESTAURANTES ASSOCIADOS A ASSOCIAÇÃO DE BARES E RESTAURANTES REGIONAL BONITO, ABRASEL/BONITO

Por:   •  1/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.239 Palavras (5 Páginas)  •  948 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – POLO BONITO-MS

I

VANTAGENS COMPETITIVAS DOS BARES E RESTAURANTES ASSOCIADOS A  ASSOCIAÇÃO DE BARES E RESTAURANTES REGIONAL BONITO, ABRASEL/BONITO

TUTOR: GLEISON CASSEMIRO FREITAS

        

24 DE ABRIL DE 2017

BONITO-MS



SUMÁRIO

Resumo        02

Introdução        03

Apresentação do Projeto Escolhido        04

Escopo do Projeto        04

Justificativa        04

Objetivos        04

Objetivo Geral        04

Objetivo Especifico        04

Metodologia        05

Conclusão        07

Referências Bibliográficas        08


RESUMO

As estratégias comercias são extremamente relevantes diante da competitividade do mercado comercial nos tempos atuais, principalmente quando se remete ao segmento de Bares e Restaurantes. Deste modo o associativismo e tendo em destaque aqui neste projeto a associação de Bares e restaurantes de Bonito/MS, torna-se uma estratégia comercial diferenciada para seus associados e compreender esta relação assim como os benefícios apresentados é o objetivo desta pesquisa. Através de uma Pesquisa Exploratória e Descritiva é que se pretende identificar os fatores que contribuem para a ocorrência e o desenvolvimento de um determinado fenômeno almejado nesta pesquisa.

PALAVRAS – CHAVE: Estratégia, Vantagem Competitiva, Associativismo, ABRASEL


INTRODUÇÃO

Estratégia tem sido um termo bastante utilizado pelas organizações governamentais ou privadas, lucrativas ou não lucrativas. Elas procuram de alguma forma decidir os rumos que melhor se adéquam aos seus interesses, de maneira formal ou informalmente, explícita ou implicitamente, posto que estas organizações tendem a praticar algum tipo de estratégia.

A organização em associações é uma das estratégias mais utilizadas para ocorrer a representatividade de um setor. Deste modo a ABRASEL Associação de Bares e Restaurantes surge a 30 anos atrás como representante de um setor que atualmente é responsável por 2,7% do PIB brasileiro e com enorme potencial na geração de trabalho. Presente em 27 estados do Brasil, e regionais.

Neste cenário encontra-se inserida a ABRASEL/Bonito com mais de 09 anos de atuação na cidade e região tendo uma participação bem ativa em todas as associações representativas na qual esta inserida conta com aproximadamente 32 associados ativos em um cenário de aproximadamente 65 restaurantes em Bonito,MS.

O mundo apresenta hoje um panorama extremamente competitivo e obter uma vantagem competitiva sustentável e de longo prazo, é sem dúvida o objetivo primordial de uma organização ou empresa. Tal percepção começou quando Porter destacou que “o importante é analisar o concorrente; todo o resto é menos importante” e que ao invés de olhar só o cliente, devia-se também se preocupar com o concorrente, devia-se analisar seus movimentos, seus pontos fortes e fracos, as vantagens e desvantagens que seus produtos oferecem e o setor industrial como um todo (GAJ, 1990, p. 27).

Assim levando em consideração a concorrência existente no segmento de restaurantes, bares e afins em Bonito devido a atividade turística no município este trabalho se justifica por identificar as vantagens mercadológicas assim como as competitivas existentes que se apresentam aos associados a ABRASEL de Bonito, tendo em vista que a participação não compreende a totalidade dos relacionados no segmento da cidade.

Thompson Jr e Strickland III (2002, p. 153) ainda enfatizam que para formar uma vantagem competitiva, a estratégia da empresa deve essencialmente ter o objetivo de proporcionar aos compradores o que eles percebem como valor superior – um bom produto a um preço menor, ou um produto tão melhor que valha a pena pagar um pouco mais por ele.

APRESENTAÇÃO DO PROJETO ESCOLHIDO

  1. ESCOPO DO PROJETO

Pretende-se com este trabalho identificar as relações dos restaurantes e bares de Bonito MS com a ABRASEL/Bonito.

2. JUSTIFICATIVA

Este trabalho se justifica pela presença do órgão de representatividade do setor de bares, restaurantes e afins, a ABRASEL, no município de Bonito. Assim deve-se um estudo quanto as vantagens competitivas para os associados a ABRASEL assim como a interação entre os mesmos quanto a participação e os benefícios de se fazer parte a ela.

  1. OBJETIVOS

3.1.1 OBJETIVO GERAL

Identificar a importância competitiva da ABRASEL/Bonito para os bares e restaurantes de Bonito/MS.

3.1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar as relações existentes entre os associados da ABRASEL/Bonito;

Relacionar os benefícios que os associados obtêm por fazerem parte da associação;

Identificar as vantagens competitivas entre os associados e os não associados.

.

  1. METODOLOGIA

O presente estudo compreende uma analise geral das relações existentes entre a Associação Brasileira de Bares, Restaurantes e Similares -Regional Bonito ABRASEL/Bonito e seus associados de modo que visa-se compreender os benefícios existentes e as vantagens competitivas existentes

Seu paradigma de pesquisa é do tipo positivista, pois nesse estudo identificam-se dados quantitativos, uso de amostras representativas, dados específicos e precisos, alta confiabilidade e generaliza a amostra para a população. Um paradigma positivista procura os fatos ou as causas de fenômenos sociais, dando pouca importância ao estado subjetivo do indivíduo. O raciocínio lógico é aplicado de modo que precisão, objetividade e rigor estejam presentes na maneira de investigar problemas de pesquisa (COLLIS; HUSSEY, 2005, p. 58).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (143.6 Kb)   docx (50.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com