TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Antropologia

Por:   •  13/12/2017  •  Dissertação  •  1.520 Palavras (7 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 7

ANTROPOLOGIA

  • Surge no século XVIII, a Antropologia tornando ou homem objeto do conhecimento. É o estudo do homem como ser biológico, social e cultural. Desses aspectos muitos amplos, a antropologia é organizada em quatro:
  1. Antropologia Física ou Biológica: Estuda os aspectos genético e biológico do homem.
  2. Antropologia Social:  analisa o comportamento do homem em sociedade, a organização social e política, as relações sociais e instituições sociais
  3. Antropologia Cultural: investiga as culturas no tempo e espaço, envolvendo os comportamentos, costumes, mitos, valores, crenças, rituais, religião, língua.
  4. Arqueologia, Etnologia e Etnografia: Servem para ver as condições dos grupos e diferenciar os níveis destes.

  • CLAUDE LÉV-STRAUSS: Diz que a Etnografia é o primeiro estágio de pesquisa: a observação e descrição. Já a Etnologia seria primeiro passo a síntese e a Antropologia seria a síntese da conclusão da Etnografia e Etnologia.

É possível entender a antropologia como uma forma de conhecimento sobre a diversidade cultural, isto é, a busca de respostas para entendermos o que somos a partir do espelho fornecido pelo “Outro”;

A antropologia tem como objetivo tornar os indivíduos capazes de compreender as ações dos homens com base nos valores culturais e a organização das diferentes culturas. A ciência da Alteridade – Se coloca no lugar do outro, buscando estudar sua cultura se tornando parte dela. Procura estudar o outro, aquele que é destint culturalmente de mim.

 Estuda tudo que forma uma sociedade: Sistemas produtivos, técnicas, organização política e jurídica, relação entre os entes, conhecimento, crenças religiosas, idioma entre muitas outras coisas.

  • Claude Lévi-Strauss: O antropólogo procura entender aquilo que os homens não pensam em colocar em pedra ou papel → Nossos gestos costumes menores detalhes do nosso comportamento.

Surge no século XVIII, a Antropologia tornando ou homem objeto do conhecimento. Nesse tempo utilizavam da física e biologia de Charles Darwin e sua teoria Evolucionista. Pois antes o pensar sobreo homem era tratado como mitologia, mas depois vira objeto de estudo cientifico.

Desse modo no século XIX com o homem sendo objeto de estudo surge as ciências humanas:

A sociologia, a ciência política, a psicologia, a economia e a antropologia.

Foi necessário dividir natureza humana por ela ter muitos problemas trazidos pela urbanização, industrialização e pela expansão europeia no mundo. Se a ciência tem uma inquestionável confiança, porque não utiliza-la para o conhecimento do homem?

As primeiras sociedades estudadas pelos antropólogos são as PRIMITIVAS, a partir do Renascimento as culturas diferentes da Europeia, eram chamadas de naturais ou selvagens – Ex selvagens atualmente chamadas de tradicionais. Sociedades que tiveram pouco contato com grupos vizinhos, tecnologia pouco desenvolvida, menos socialização.

  • Enquanto a Sociologia cabia o estudo da sociedade europeia, ou a moderna sociedade industrial, a Antropologia cabia o estudo dos povos colonizados (selvagens/primitivos/tradicionais) na África, Ásia e América. A antropologia usou o método da observação e participação para ver como as sociedades tradicionais funcionam. Esse método foi usado pela Escola Funcionalista. OBS: Na escola Evolucionista, não usaram esse método, mas sim o do questionário, aplicados por funcionários de potencias imperiais estando naquela cultura.

Quando ocorre o tratado de Berlim em 1885, a África é dividida pelas potencias europeias. Logo ela mais também a Nova Zelândia e a Austrália passam a ter muitos imigrantes europeus admistradores, assim é instalada muitas informações São os questionários enviados por pesquisadores das metrópoles (ANTROPOLOGIA DE GABINETE) para os quatro cantos do mundo.

ANTROPOLGIA EVOLUCIONISTA: é a primeira antropologia evolucionista, das sociedades primitivas, que com o tempo foi evoluindo. Nela os antropólogos procuravam descobrir as diferenças sociais, entre atrasadas e complexas. Segundo ela a humanidade de uma ÚNICA espécie que evolui de acordo com suas etapas. As sociedades mais simples ou primitivas, como foram chamadas, correspondiam a estágios inferiores na história evolutiva da humanidade, verdadeiros fósseis vivos do passado.

A Antropologia teria por função, portanto, atender a outros interesses além dos científicos e explicar essas outras culturas, tendo em vista a expansão do capitalismo europeu AO resto do mundo.

Por isso no século XIX a antropologia fica em sua autonomia tornando-se: A ciência das sociedades primitivas. Pois como a sociedade vai evoluindo suas etapas pode se dizer que os povos primitivos são os ancestrais dos civilizados. Porque a antropologia associa o conhecimento a nossa origem.

 

TEORIAS DA EVOLUCIONISTAS:

James George Frazer – O ramo do ouro – distinção entre magia e religião;

Lewis Henry Morgan – Ancient Society;

Para antropólogos evolucionistas existe só uma espécie, mas que com o tempo ela se desenvolve. Com a publicação de Ancient Society, Morgan fez uma teoria geral da evolução cultural da humanidade dividida em três estágios: SELVAGERIA, BARBÁRIE E CIVILIZAÇÃO, cada uma marcada por algo. Ex: A invenção da cerâmica deu início a Barbárie e a escrita a civilização.

As principais características da antropologia evolucionista do século XIX são:

  1. Considera na escala evolutiva os povos Aborígenes da Austrália como os mais arcaicos.
  2. Dedicam-se ao estudo do parentesco e da religião.

As críticas que antropologia evolucionista sofreu foi:

  1. Compara o ‘atraso’ de outras sociedades tendo como tendo como critério o progresso técnico e econômico – Eurocentrismo e Etnocentrismo.
  2. Justifica teoricamente a prática do colonialismo.

LIVINGSTONE(civilizado): Viemos entre eles enquanto membros de uma raça superior e servidores de um governo que deseja elevar as partes mais degradadas da família humana.

  • Eurocentrismo: É a tendência a interpretar as culturas não-europeias a partir dos valores europeus, ou seja tornar a sociedade europeia modelo padrão para as outras;

Etnocentrismo: É quando um determinado indivíduo ou grupo de pessoas, que têm os mesmos hábitos e caráter social, discrimina outro, julgando-se melhor ou pior, seja por causa de sua condição social, pelos diferentes hábitos;

 ANTROPOLOGIA FUNCIONALISTA: De acordo com os maiores representantes Bronislaw Malinowski e Alfred Radcliffe-Brown, cada sociedade deve ser estudada como uma totalidade integrada e constituída de partes interdependentes e complementares, cuja função é satisfazer as necessidades essenciais dos seus integrantes.[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (132.5 Kb)   docx (304 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com