TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Assimilação Cultural

Por:   •  5/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 2

O conceito de assimilação cultural descreve o processo em que uma dada cultura absorve, ou assimila, as características culturais de outra, assim solucionando problemas de conflito social.

“A cultura não é um monólito, estático e imutável. Ao contrário, é fluída e está em permanente mudança.”

Imigrantes que chegavam aos Estados Unidos da América, especialmente os que chegaram em consequência da Segunda Guerra Mundial, estavam sofrendo um processo de assimilação cultural. Estes grupos estavam aos poucos perdendo suas características étnicas e aos poucos tornando-se americanos, incorporando elementos da cultura em que passaram a viver. Esse é um processo complexo, então demora bastante tempo para se completar, é argumentável que esse processo esteja acontecendo até hoje.

Os indivíduos e os grupos humanos realizam trocas constantes entre si que alteram sua compreensão do mundo. Desta forma, pensar em assimilação cultural e, consequentemente, na transformação da cultura de um grupo em outra, como assimilada por uma cultura mais “forte”, é desconsiderar a flexibilidade destes processos, inclusive o fato de que a cultura assimilada também é transformada pelos novos integrantes que a assimilam.

Originariamente, o termo assimilação referia-se a um processo unidimensional e de sentido único pelo qual indivíduos ou grupos migrantes minoritários seriam absorvidos pela sociedade de acolhimento. As investigações mais recentes encaram a assimilação como recíproca, acarretando ajustamentos tanto da cultura da sociedade dominante como das comunidades migrantes.

O grau e a facilidade de assimilação depende das características do grupo minoritário: os casamentos interculturais, o exercício da cidadania, a aceitação social, serão mais ou menos correntes conforme as culturas em presença. A assimilação não implica fusão racial nem biológica, embora esta possa também o correr. R. Park, analisando a sociedade norte-americana, conceptualizou as interações entre os imigrantes e a sociedade de acolhimento descrevendo quatro etapas: contatos, competição, adaptação e assimilação. A assimilação completa é rara, tal como se conclui da existência de grande variedade de culturas regionais na América apesar dos muitos séculos de conquistas e de tentativas de assimilação forçada.

Porém, a assimilação social não é um processo social que só ocorre em larga escala, como em casos de imigrações, movimentos sociais, entre outros.

Ela também ocorre em menores escalas, como um funcionário novo em uma empresa, ou um aluno transferido de outra escola/sala. Ela, como todos os processos sociais, está presente em nosso cotidiano como uma peça fundamental.

O ser humano é um ser social, por tanto, a assimilação é um instinto natural inerente em todos os homens, já que ela faz reconhecermos outro individuo como igual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (28.3 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com