TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Blindagem Eletrostática

Por:   •  8/7/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.796 Palavras (8 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - IFRN

Ayslla Monalisy De Souza Silva Chauanny Vitória de Souza

Maria Rita Lima Andrade De Assis  Peterson Matheus Sarkis Mcmanney Antunes Valerío

APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIO TÉCNICO - CIENTÍFICO: BLINDAGEM ELETROSTÁTICA - GAIOLA DE FARADAY.

Canguaretama/RN 2018


Ayslla Monalisy De Souza Silva Chauanny Vitória de Souza

Maria Rita Lima Andrade De Assis  Peterson Matheus Sarkis Mcmanney Antunes Valerío

APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIO TÉCNICO- CIENTÍFICO: BLINDAGEM ELETROSTÁTICA - GAIOLA DE FARADAY.

Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Física, no curso de eletromecânica, no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande Do Norte.

Professor : Alexandre Barros

Canguaretama/RN 2018


RESUMO

Este trabalho é um relatório apresentado ao Ensino Médio Técnico Integrado, sob a orientação do Professor Alexandre Barros como um dos pré-requisitos para a avaliação da disciplina de Física II, no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte-Campus Canguaretama, Eletromecânica 2-Matutino. O objetivo principal deste relatório técnico-científico é mostrar como funciona a blindagem eletrostática nosso nesse trabalho iremos exibir a nossa maneira de reproduzir a pesquisa diante o assunto passado em sala, demonstrando com detalhe cada experiência adquirida pela pesquisa.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO................................................................................................

2 DESENVOLVIMENTO.....................................................................................

2.1 OBJETIVO GERAL........................................................................................

2.1.1 Objetivos específicos .............................................................................

2.2 METODOLOGIA............................................................................................

2.3 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS.........................................................

2.4 RESULTADOS...............................................................................................

3 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES..........................................................

4 REFERÊNCIAS ...............................................................................................


  1. INTRODUÇÃO:

Nosso trabalho consiste em explicar e mostrar a blindagem eletrostática a partir de experimentos práticos apresentados em sala (gaiola de faraday).A eletrostática é um ramo da Física que estuda as cargas elétricas em repouso. A carga elétrica é uma propriedade física da matéria, suas características são : as cargas elétricas criam e são sujeitas à forças elétricas e as cargas elétricas não podem ser criadas nem destruídas.A eletrostática é descrita por dois princípios, o da atração e repulsão de cargas conforme seu sinal (sinais iguais se repelem e sinais contrários se atraem) e a conservação de cargas elétricas, que assegura que em um sistema isolado, a soma de todas as cargas existentes será sempre constante, não ocorrendo perdas.Segundo as leis da eletrostática o campo elétrico no interior de um condutor é nulo, esse fenômeno é conhecido como blindagem eletrostática. O primeiro cientista a testar essa teoria foi o físico experimental inglês Michael Faraday (1.791-1.867). Para mostrar que em um condutor metálico, as cargas se distribuem apenas em sua superfície externa, não exercendo nenhuma ação nos pontos internos, Faraday mandou construir uma gaiola metálica, que ficou conhecida como gaiola de Faraday. Ele se colocou dentro da gaiola e mandou seus assistentes eletrizam-na intensamente, e mesmo com toda carga projetada para gaiola o cientista nada sofreu.Como os metais têm facilidade em fazer variar o campo elétrico dos objetos metálicos, estes podem servir também como obstáculos para a propagação destas ondas. Dependendo do comprimento da onda de radiação incidente, e do tamanho dos espaçamentos livres no objeto metálico, a onda pode passar sem interagir. Ao efeito de blindagem da onda eletromagnética, dá-se o nome de Gaiola de Faraday, conforme mostra a figura 03.[pic 2]

Fig. 03 – Bloqueador de Celular

Desde então, quando é necessário manter um aparelho ou equipamento elétrico ou eletrônico a salvo das interferências elétricas externas, envolve-se o aparelho com uma “capa” metálica denominada blindagem eletrostática. Aparelhos como rádio, reprodutores de DVD, CD player entre tantos


outros são montados em caixas metálicas, garantindo que estes estejam protegidos das descargas elétricas externas.

  1. DESENVOLVIMENTO :

“PROCESSOS DE ELETRIZAÇÃO”

-Eletrização por atrito;atritando dos materiais isolantes diferentes, o calor gerado pode ser suficiente para transferir elétrons de um material para outro, ficando ambos os materiais eletrizados, sendo um positivo e outro negativo. Assim carga de corpo (Q) pode ser calculada multiplicando a carga de um elétron pelo número de elétrons inseridos ou retirados do corpo.

-Eletrização por contato; e um corpo eletrizado negativamente é colocado em contato com outro nêutron, o excesso de elétrons do corpo negativo será transmitido para o neutro até que ocorra o equilíbrio eletrostático. Assim, o corpo neutro fica eletrizado negativamente.

-Eletrização por indução;aproximando um corpo eletrizado positivamente de um corpo condutor neutro isolado, os seus elétrons livres serão atraídos para extremidade mais próxima do corpo positivo. Dessa forma, o corpo neutro fica polarizado, ou seja, com excesso de elétrons numa extremidade (polo negativo) e falta de elétrons na outra (polo positivo).Aterrando o polo positivo desse corpo ele atrai elétrons da terra, até que essa extremidade fique novamente neutra desfazendo o aterramento e afastando o corpo com carga positiva, o corpo inicialmente neutro fica eletrizado negativamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (246.7 Kb)   docx (75.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com