TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONSULTORIA INTERNA EM RECURSOS HUMANOS

Por:   •  11/6/2022  •  Projeto de pesquisa  •  2.269 Palavras (10 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 10

A CONSULTORIA INTERNA EM RECURSOS HUMANOS

Ben Hur Oscar Melo da Silveira

Camila Dambros Andrade

Jaqueline Da Silva Mendes

Marjjury Thais Carvalho Azambuja¹

Willian Almeida Carvalho²

RESUMO

A consultoria interna em recursos humanos é um processo que exige que cada profissional, dentro de uma instituição, trabalhe de forma multidisciplinar, funcionando como elo entre o cliente interno e a diretoria de recursos humanos. O objetivo da consultoria interna de recursos humanos é promover organização, criar e alinhar estratégias. Dentro desse processo, o consultor é um facilitador que efetua diagnósticos, propõe soluções, oferece sugestões e críticas. Por fornecer o melhor acompanhamento interno dos processos da empresa e por estabelecer vínculos de confiança com mais facilidade, a consultoria interna tem um papel importante para as organizações. Com uma visão ampla e estratégica, a consultoria interna tem o papel de apoiar a superação dos objetivos auxiliando na geração de novos resultados.

  1. INTRODUÇÃO

Quando o termo consultoria é empregado, tem-se a ideia de que sua utilização é recente, contudo, a atividade de consultoria é desenvolvida há algum tempo e vem ganhando espaço tanto através de empresas que se constituem para esse fim, como por profissionais autônomos. Na última década do século passado, conquistou seu espaço nas empresas sendo desenvolvida internamente, a evolução da prática de consultoria passou a ser um modelo encontrado nas organizações em resposta à necessidade de uma maior contribuição de forma mais dinâmica e presencial, principalmente, na gestão de pessoas (LEITE et al., 2000).

A consultoria interna de recursos humanos está cada vez mais presente nas empresas, se tornando parte fundamental para orientação e desenvolvimento dos colaboradores, participando ativamente do planejamento e alinhando suas estratégias com as necessidades da empresa. De acordo com Orlickas (1998, p. 32): “Consultoria Interna de Recursos Humanos é um processo que exige que cada profissional de recursos humanos, dentro de uma estrutura organizacional, seja ela indústria, comércio ou serviço, atue de forma multidisciplinar”.

A consultoria interna de recursos humanos é realizada por um consultor, com o objetivo de auxiliar os gestores a tomar decisões estratégicas ou delicadas com visão neutra, focando na gestão de pessoas e no cenário organizacional, criando estratégias para mudanças, propondo as melhores estratégias para obtenção de resultados melhores e desempenho humano superior dentro de uma empresa. Diante do conteúdo exposto, pode-se entender que ao engajar-se em atividades bem-sucedidas, o consultor, leva as pessoas ou organizações a gerenciar a si mesmas de forma diferente, por ser realizada com neutralidade, a ação de uma consultoria dentro de uma empresa torna os resultados muito mais assertivos.

A pesquisa tem como objetivo geral analisar quais os principais impactos da consultoria interna de recursos humanos para a empresa. E para atingi-lo serão utilizados os objetivos da consultoria interna em recursos humanos e descrever o processo da consultoria interna em recursos humanos.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Pode-se entender que a partir da década de 80 aumenta-se a atenção na gestão de pessoas, estratégia e flexibilidade ganham força, considerando as características pessoais do indivíduo, fazendo com que a área de gestão de pessoas tivesse a liberdade de exercer mais atividades de consultoria, e não apenas atividades operacionais. Com isso, as pesquisas na área continuaram e aos poucos originaram novos modelos, como a gestão por competências, preocupações com a qualidade de vida do colaborador e preocupações com a ética.

Segundo Orlickas (2001), consultoria é o fornecimento de uma prestação de serviço específica, é realizada por um profissional capacitado e conhecedor do tema, sendo serviço prestado ao cliente através de processos e diagnósticos e tendo por objetivo levantar as necessidades do cliente, recomendando providências a se tomar e apontando soluções.

Em geral, o consultor interno auxilia na solução de problemas, elaborar diagnósticos, aponta sugestões, faz recomendações, fornece opiniões e críticas, sempre orientando para a solução, assessora os gerentes no levantamento de necessidades de treinamento, colabora na identificação de novos talentos e oferece suporte na elaboração e execução de programas. De tal modo pode-se observar que a gestão de pessoas foi se consolidando como um campo de estudos e de prática profissional, mostrando mudanças nas relações entre empregado e empregador com maior identificação de um setor de recursos humanos.

Em se tratando das políticas, Chiavenato (2009, p. 124) diz que: “As políticas de recursos humanos se referem às maneiras pelas quais a organização pretende lidar com seus membros, e, por intermédio deles, atingir os objetivos organizacionais”. Essas condições permitem o alcance dos objetivos pessoais e variam de acordo a cada organização. Para Limongi- França (1997, p. 80):

A construção da vida no trabalho ocorre a partir do momento em que se olha a empresa e as pessoas como um todo, [...]. Biopsicossocial representa o fator diferencial para realização de diagnósticos, campanhas, criação de serviços e implantação de projetos voltados para preservação e desenvolvimento das pessoas, durante o trabalho na empresa.

Para que as práticas de recursos humanos produzam resultados, é necessário que cada prática esteja associada à produtividade dos colaboradores, produzindo efeitos positivos no seu dia-a-dia. As subáreas de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, plano de carreiras, retenção de talentos, administração de cargos, salários e benefícios, comunicação interna, endomarketing, planejamento estratégico e a avaliação de desempenho, precisam estabelecer uma relação entre os indivíduos e as organizações.

Mostra-se assim a importância de olhar para a satisfação dos colaboradores para com o trabalho e a empresa e quais trabalhos podem ser desenvolvidos. De acordo com Luz (1996), a coleta de informações, feita pela consultoria interna em recursos humanos, permite análise do clima organizacional, a fim de buscar, identificar e avaliar as atitudes e os padrões de comportamento, com vistas a orientar políticas de ação e correção de problemas no relacionamento e no plano motivacional dos integrantes.

Nesse contexto, podemos entender que consultoria interna de recursos humanos ao assumir um papel multidisciplinar, deve estar alinhada às tendências, podendo elaborar diagnósticos, propor soluções e desenvolver as pessoas em uma organização, e com isso exercer um papel fundamental dentro da corporação. Ao antecipar as necessidades dos clientes internos e focar em estratégias que potencializam o capital humano podendo dessa forma alavancar os resultados nas empresas.

Na figura 1, é possível observar a importância dos recursos humanos (RH) estratégico, visando a melhoria no clima organizacional, seu papel para otimizar a produtividade e ganhar diferencial competitivo, abrindo um nicho de atuação no atuar de forma integrada com todos os setores organizacionais e mercado de trabalho. As pessoas passam a maior parte de seu tempo vivendo ou trabalhando dentro de organizações.” (CHIAVENATO, 1999, p. 11).

FIGURA 1 - O RH COMO PARCEIRO ESTRATÉGICO

[pic 1]

Fonte: Zanata (2013)

O RH estratégico pode acelerar o crescimento da organização, de sua estrutura e da rentabilidade financeira, proporcionando inovação, incentivando a criatividade dos colaboradores utilizando ferramentas para elevar a performance individual, De acordo com Leite et al (2005. p. 24): “consultoria não é apenas uma técnica, uma atividade, um cargo ou função, mas um novo recurso que contribui para a melhoria da qualidade de vida e de trabalho da equipe de empregados de uma organização”. Propondo soluções que visam o crescimento da companhia, valor para os colaboradores e resultados tangíveis para estas organizações.

 O objetivo principal da consultoria é oferecer um recurso humano estratégico, focado em dar um atendimento diferenciado aos recursos humanos da organização utilizando de forma mais adequada as informações recebidas. Prover a organização de informações, atender às reais necessidades dos clientes internos, detectar interesses e empregar as informações recebidas visando o desenvolvimento de estratégias globais, propondo o desenvolvimento e aprimoramento dos produtos oferecidos aos clientes, enfim, oferecer soluções.

Em geral, as empresas não encaram a esfera dos Recursos Humanos como uma área-chave para Ribeiro (2006, p. 62). Em muitas organizações, ela é vista como “Departamento de Pessoal”, essencialmente burocrática e distante dos objetivos da organização. Neste contexto de ações e transformações, a consultoria de recursos humanos adota uma postura ágil e planejada dando o suporte necessário às lideranças para que possam acompanhar esta evolução, tornando assim uma base sólida para o crescimento tanto da empresa, quanto dos colaboradores.

3. METODOLOGIA

A pesquisa a ser apresentada é do tipo descritiva, pois segundo Gil (2002) ela é desenvolvida com o objetivo de descrever as características de acontecimentos ou de populações. Se caracteriza por ser uma pesquisa também de abordagem qualitativa, e o objetivo é contribuir para o melhor entendimento de consultoria interna em recursos humanos.

 O meio técnico de investigação da pesquisa adotada será a bibliográfica, baseada nos dados coletados com a utilização da ferramenta google forms, que teve como objetivo avaliar o grau de conhecimento que os participantes tem em relação a consultoria interna em recursos humanos dentro da organização. O questionário foi enviado via link, através de WhatsApp para os colaboradores de uma loja multinacional do ramo de fast food, localizada na região metropolitana de Porto Alegre-RS.

Essa unidade conta com 50 colaboradores, destes, 30 colaboradores participaram, o questionário foi composto por 3 questões objetivas de múltipla-escolha formuladas pelo grupo de pesquisa. Também foi realizada pesquisa nas bases de dados em artigos científicos, livros, materiais disponíveis na internet e google acadêmico.

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Como referido anteriormente, é possível analisar a contribuição da consultoria interna em recursos humanos para saúde e crescimento das empresas e instituições. De acordo com os dados levantados através da pesquisa, o resultado foi satisfatório pois vai de encontro com o que a autora Elizenda expos em suas pesquisas.

Ao final da pesquisa, foi realizado o levantamento das respostas dos participantes. Na primeira pergunta percebeu-se que dos 30 participantes, 18 responderam que a consultoria de recursos humanos ajuda a empresa a ter uma visão mais ampla dos processos dentro da organização, ou seja, se tem o entendimento do papel da consultoria interna em recursos humanos.

GRÁFICO 1 - O QUE FAZ UMA CONSULTORIA DE RH?

Fonte: Dados de Pesquisa.[pic 2]

A segunda pergunta procurou verificar como identificar se a empresa a qual estão vinculados, precisa de uma consultoria, o resultado foi satisfatório. Dos 30 participantes, 21 responderam que um dos sinais de que a sua empresa precisa da ajuda de uma consultoria de recursos humanos é quando há dificuldades na gestão de pessoas.

GRÁFICO 2 - COMO SABER SE A SUA EMPRESA PRECISA DE UMA CONSULTORIA?

[pic 3]

Fonte: Dados de Pesquisa.

Percebe-se que devido ao fato de o consultor ter a presença no dia-dia dos funcionários, aumenta o grau de confiança e interação entre eles, o que o leva a captar melhor as necessidades de cada um, e isso gera um benefício para a empresa. Pode-se fazer um paralelo com a teoria de Lara (2002), pois para ela a consultoria é entendida como um serviço de assistência para as empresas, que deve ser independente, objetivo e desenvolvido por indivíduos que tenham qualificação para ajudar na busca da identificação e análise dos problemas ou das oportunidades para os clientes.

É perceptível a importância que o recurso humano assume na “arquitetura organizacional”, aliado ao líder na organização a fim de desenvolverem o pleno potencial da sua equipe de trabalho. Para isso é de suma importância que o consultor trabalhe lado a lado com os executivos interessados para alinhar e adaptar as políticas internas visando o bem estar da corporação e seus colaboradores. Como vantagens, podem-se apontar a presença diária, com maior acessibilidade aos funcionários, redução de custos, participação nas decisões e no planejamento estratégico da empresa, maior comprometimento nos processos internos.

.5. CONCLUSÃO

A partir dos resultados obtidos, conclui-se que para que a consultoria interna de recursos humanos (RH) possa garantir resultados e adicionar valor a uma empresa, a gestão deve possuir a execução estratégica, eficiência administrativa, dedicação profissional e ser eficaz no gerenciamento das transformações e mudanças. A consultoria quando feita e aplicada de forma eficaz, oferece resultados não somente financeiro e quantitativo às empresas, mas também aos colaboradores, aumentando a satisfação profissional e motivação para atingimento de metas e objetivos.

Os novos tempos exigem atitudes colaborativas, investimento em parcerias que compartilhem de um mesmo objetivo. Prevalece o ganho mútuo sobre o individual, o “ir mais longe” ao invés de “ir mais rápido”. É preciso cada vez mais agregar valores intangíveis as empresas, os benéficos imateriais além de relevantes no desempenho econômico, geram mais valor e visibilidade à empresa perante o mercado, sendo uma das mais importantes fontes de vantagens competitivas das empresas na atualidade.

A Consultoria Interna de Recursos Humanos tem sido a maneira encontrada para buscar mais agilidade nos processos de gestão, diante da visão fragmentada e departamental das organizações. Assim, considera-se fundamental o conhecimento a respeito desse tema.

REFERÊNCIAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (287.7 Kb)   docx (203.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com