TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Câmara Escura

Por:   •  29/4/2023  •  Relatório de pesquisa  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  38 Visualizações

Página 1 de 2

Uma câmara escura é um dispositivo óptico que permite a criação de imagens a partir da projeção de luz em uma superfície sensível à luz, como um papel fotográfico. O nome "câmara escura" vem do fato de que, ao entrar na câmara, a luz é bloqueada, criando um ambiente escuro, ideal para a captura de imagens.

A câmara escura consiste em uma caixa fechada, com uma pequena abertura em uma das extremidades. Quando a luz entra na câmara através dessa abertura, ela projeta uma imagem invertida na superfície oposta da caixa. Para criar uma imagem mais nítida, é necessário ajustar a distância entre a abertura e a superfície sensível à luz. Esse processo é conhecido como focagem.

A câmara escura foi um dos primeiros dispositivos utilizados na fotografia, e é considerada a precursora das câmeras fotográficas modernas. Ela foi desenvolvida no século XVI por artistas e cientistas como Leonardo da Vinci e Johannes Kepler, e foi amplamente utilizada pelos artistas para auxiliar na criação de pinturas e desenhos.

No século XIX, a câmara escura foi adaptada para permitir a captura de imagens fotográficas permanentes. O processo fotográfico inicial envolvia o uso de placas de vidro recobertas com emulsão fotossensível, que eram expostas na câmara escura e depois processadas quimicamente para produzir uma imagem.

Com o tempo, a tecnologia da fotografia evoluiu e os processos de filme e digital foram desenvolvidos, mas a câmara escura ainda é utilizada por muitos artistas e fotógrafos como uma ferramenta de criação e aprendizado. Ela também é utilizada em alguns campos da ciência, como na observação de fenômenos astronômicos e na análise de materiais através da microscopia óptica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (34.9 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com