TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA MARA MANSANI - NOVA ESCOLA

Por:   •  11/6/2018  •  Resenha  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 2

        Neste Artigo Mara Mansani nos oferece entendimento e atividades necessárias para considerar alunos do ensino fundamental que são pré-silábicos e silábicos. Em primeiro momento ela declara que a tarefa não é fácil, porque trata-se de um conjunto de fatores: como o contexto educacional dos alunos envolvidos, as facilidades e dificuldades individuais de cada.

Para um bom começo Mara nos orienta a identificar alunos pré-silábicos e silábicos com ou sem valor sonoro, para tanto devemos também estar atentos as especificidades de cada e de qual a bagagem educacional que esses alunos já têm. Partindo assim na organização de atividades adequadas e desafiadoras.

        Entende-se que o aluno pré-silábico inicialmente escreve sem se atentar a quantidade de letras de uma palavra, muitas vezes considerando suas hipóteses com uso de desenhos e símbolos. Conforme vão avançando passam considerar em sua hipótese que uma palavra deve ter uma quantidade mínima de letras, símbolos e variações para dar sentido, mas não conseguem relacionar uma palavra a outra. Para identificar o avanço, o aluno começa a relacionar as letras, símbolos e variações já partindo não somente dentro de uma palavra mas relacionando-as a outras.

        E quando tratamos dos alunos silábicos, significa que suas hipóteses tiveram um avanço significativo, assim passam a considerar a escrita como representação da fala, considerando um valor sonoro convencional ou não, mas atribuindo uma letra a cada silaba.

        Portanto nosso foco deve ser no que eles já sabem, para se organizar atividades de confronto significativas a suas hipóteses.  

        Mara também nos indica atividades para serem trabalhadas entre todos contexto da sala de aula como: Escrita de lista (nome dos alunos da turma) ou Leitura de texto de memória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com